Thalissom Pinto Trindade de Lacerda¹
A
idade média foi um período de grandes acontecimentos para cristandade, tais situações
trouxeram a igreja novos horizontes de pensamento, tais quais são atribuídos
pela influência da arte sacra, relíquias, alimentos sagrados entre outros
artefatos utilizados pelo clérigo com o intuito de mergulhar na dimensão do
materialismo com imagens e relíquias de ícones da natureza cristã, ou seja,
trazer os aspectos e relatos de peregrinação dos seguidores inspirados pela
experiência de fé e religiosidade, transformando-se em narrativas oferecidas
pela igreja a burguesia, sobre os mártires e santos, entretanto, essa busca
pela devoção, posteriormente foi ganhando espaço na sociedade média, com a
finalidade de alcançar um status
político, econômico e social, que mais tarde teve um desenvolvimento
comercial bastante satisfatório para igreja com a colaboração da massa popular e toda burguesia,
vejamos três características referentes ao período:
1
Refere-se ao poder da igreja
2
A influência dos elementos sacros
3
O
crescimento econômico da igreja
Esses três elementos, traz uma enorme
expansão no desenvolvimento da igreja nesse período, a igreja como mediadora e
propagadora dos atos de fé, e como responsável pelas realizações comerciais na
venda de objetos, nesse contexto ao mesmo tempo alcançava um domínio sobre a
sociedade, principalmente nas arrecadações e doações feitas nas peregrinações,
possibilitando um crescimento econômico aos cofres da igreja. Após a invasão de
Constantinopla, o mercado cresceu plausivelmente, com a chegada dos “mercados
negros” na qual, eram vendidos alimentos para a massa popular. (blog<http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejamedia.htm>)
. é aceitar-se num lugar social
determinado: forte ou fraco, rico ou pobre, guerreiro ou trabalhador, religioso
ou leigo. Nesta posição, ele vê a vontade de Deus. O homem medieval é
obsessionado pelo pecado.
Essa prática do homem medieval foi
desenvolvida nesse período colocando o “pecado” como algo negativo e que o
livro das penitências era o meio de ajudar o homem, embora que o jejum, a água
não fossem suficientes com relação ao grau do pecado, tinha situações, piores,
tais como: surras, salmos recitados de joelho ou até mesmo o pagamento da
taxa.
Adoração e veneração às relíquias:
aspecto marcante na idade média
Uma
das mais curiosas relíquias na idade média foi Catarina de Siena, após a sua
morte houve discussões sobre a disputa do seu corpo, entretanto houve um acordo
de extrair dois membros, a cabeça ficaria na sua cidade natal, o pé direito na
Veneza e os restos mortais foram encaminhados a Roma (Itália) onde ate hoje
seus restos estão depositados. Percebe-se o quanto não só a relíquia de
Catarina de Siena, mais Santo Antonio de Padúa, Santo Estevão, e a busca por
elementos relacionados a vida de Jesus, sangue, etc, foram ganhando espaço no
decorrer da história. De maneira em geral essas relíquias vão sendo
vistas e adoradas, entretanto é preciso compreender que a tocar no objeto sacro
o peregrino poderia contribui realizando doações para igreja. Vejamos o que o
autor tem a dizer sobre isso;
De maneira geral podemos dizer
que toda a religião contém uma cosmo
visão, embora não se reduza a
tal; dela fazem parte os ritos e instituições; lugares e tempos sagrados;
desenvolve uma visão do todo da realidade; pressupõe uma visão do homem;
expressa valores e coloca normas de conduta; cria uma comunidade de adeptos. Os membros da comunidade religiosa estruturam-se socialmente numa
hierarquia (ZILLES, 2008, 19)
Tais
pressupostos abordados pelo autor possibilita tal reflexão sobre a construção
dos valores sociais e culturais de um período marcado por aspectos positivos e
negativos. De um lado temos a conduta moral hierarquizada pela Igreja, no qual
tem um padrão e que a sociedade os peregrinos em geral devem seguir as leis
regidas dentro do sistema formal, de outro lado temos os ritos, as expressões
artísticas ( iconografias, relíquias), manifestações no qual coloca o homem a
realidade vivenciada pela experiência religiosa, em fim analisando pelo víeis
científico percebe- que esse dualismo sempre vai existir, pois como o próprio
autor coloca, na citação acima, toda sociedade é regida por
leis e condutas e todas as expressões podem trazer de ações positivas e
negativas.
Destarte, durante a idade média foi
o período no qual houve dois destaques importantes no seu desenvolvimento
histórico, tais como: a veneração as relíquias e a construção das catedrais
góticas, desse modo foi constituído tais edifícios ricos em iconografias cheias
de detalhes, trazendo até os dias atuais a preservações dessas relíquias dos
santos da Igreja em catedrais góticas francesa, Alemã, etc que são visitadas
por peregrinos de todas as fronteiras do mundo.
Então
chegamos pelo contraponto da filosofia ou das ciências das religiões, breves
considerações acerca desse período que se configurou com o crescimento
econômico da igreja e conhecimento das artes sacras, a veneração às relíquias,
tal qual citei umas mais relíquias curiosas desse período Catarina de Siena, em
fim busquei uma leitura dialética, mais próxima da realidade evidenciada nas
leituras anteriores, possibilitando uma visão geral das artes sacras em
especificamente os relicários do medievo.
_______________________________________________
¹Acadêmico em Ciências das Religiões
REFERÊNCIAS:
ZILLES, Urbano, A Crítica
Da Religião Na Antiguidade E Na Idade Média. Disponívelem<http://200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/revistainteracoes/article/viewFile/42/35>
acesso 10 mar 2013 às 01: 47 minutos. Interações - Cultura e Comunidade . V 3 N. 3, p. 19.
Disponível
em<http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejamedia.htm acesso em 9 mar 2013 às 16: 3 minutos.
Disponível
em< http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/estranhas-reliquias.htm> acesso 9 mar 2013 às 21:00 horas
Disponível
em <http://moodle.virtual.ufpb.br/file.php/1396/SUELMA/Aula_10/index.html acesso 10 mar 2013 às 00: 19 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário