SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

RELIGIOSIDADE NA IDADE MÉDIA: CRÍTICA E AÇÃO DA IGREJA E SEUS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS



 Thalissom Pinto Trindade de Lacerda¹

A idade média foi um período de grandes acontecimentos para cristandade, tais situações trouxeram a igreja novos horizontes de pensamento, tais quais são atribuídos pela influência da arte sacra, relíquias, alimentos sagrados entre outros artefatos utilizados pelo clérigo com o intuito de mergulhar na dimensão do materialismo com imagens e relíquias de ícones da natureza cristã, ou seja, trazer os aspectos e relatos de peregrinação dos seguidores inspirados pela experiência de fé e religiosidade, transformando-se em narrativas oferecidas pela igreja a burguesia, sobre os mártires e santos, entretanto, essa busca pela devoção, posteriormente foi ganhando espaço na sociedade média, com a finalidade de alcançar um status  político, econômico e social, que mais tarde teve um desenvolvimento comercial bastante satisfatório para igreja com a  colaboração da massa popular e toda burguesia, vejamos três características referentes ao período:
1        Refere-se ao poder da igreja
2        A influência dos elementos sacros
3         O crescimento econômico da igreja 

        Esses três elementos, traz uma enorme expansão no desenvolvimento da igreja nesse período, a igreja como mediadora e propagadora dos atos de fé, e como responsável pelas realizações comerciais na venda de objetos, nesse contexto ao mesmo tempo alcançava um domínio sobre a sociedade, principalmente nas arrecadações e doações feitas nas peregrinações, possibilitando um crescimento econômico aos cofres da igreja. Após a invasão de Constantinopla, o mercado cresceu plausivelmente, com a chegada dos “mercados negros” na qual, eram vendidos alimentos para a massa popular. (blog<http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejamedia.htm>)

. é aceitar-se num lugar social determinado: forte ou fraco, rico ou pobre, guerreiro ou trabalhador, religioso ou leigo. Nesta posição, ele vê a vontade de Deus. O homem medieval é obsessionado pelo pecado.

       Essa prática do homem medieval foi desenvolvida nesse período colocando o “pecado” como algo negativo e que o livro das penitências era o meio de ajudar o homem, embora que o jejum, a água não fossem suficientes com relação ao grau do pecado, tinha situações, piores, tais como: surras, salmos recitados de joelho ou até mesmo o pagamento da taxa. 
     
      Adoração e veneração às relíquias: aspecto marcante na idade média
                                         
Uma das mais curiosas relíquias na idade média foi Catarina de Siena, após a sua morte houve discussões sobre a disputa do seu corpo, entretanto houve um acordo de extrair dois membros, a cabeça ficaria na sua cidade natal, o pé direito na Veneza e os restos mortais foram encaminhados a Roma (Itália) onde ate hoje seus restos estão depositados.  Percebe-se o quanto não só a relíquia de Catarina de Siena, mais Santo Antonio de Padúa, Santo Estevão, e a busca por elementos relacionados a vida de Jesus, sangue, etc, foram ganhando espaço no decorrer da história.   De maneira em geral essas relíquias vão sendo vistas e adoradas, entretanto é preciso compreender que a tocar no objeto sacro o peregrino poderia contribui realizando doações para igreja. Vejamos o que o autor tem a dizer sobre isso;

De maneira geral podemos dizer que toda a religião contém uma cosmo
visão, embora não se reduza a tal; dela fazem parte os ritos e instituições; lugares e tempos sagrados; desenvolve uma visão do todo da realidade; pressupõe uma visão do homem; expressa valores e coloca normas de conduta; cria uma comunidade de adeptos. Os membros da comunidade religiosa estruturam-se socialmente numa hierarquia (ZILLES, 2008, 19)

Tais pressupostos abordados pelo autor possibilita tal reflexão sobre a construção dos valores sociais e culturais de um período marcado por aspectos positivos e negativos. De um lado temos a conduta moral hierarquizada pela Igreja, no qual tem um padrão e que a sociedade os peregrinos em geral devem seguir as leis regidas dentro do sistema formal, de outro lado temos os ritos, as expressões artísticas ( iconografias, relíquias), manifestações no qual coloca o homem a realidade vivenciada pela experiência religiosa, em fim analisando pelo víeis científico percebe- que esse dualismo sempre vai existir, pois como o próprio autor coloca,  na  citação acima, toda sociedade é regida por leis e condutas e todas as expressões podem trazer de ações positivas e negativas.
               Destarte, durante a idade média foi o período no qual houve dois destaques importantes no seu desenvolvimento histórico, tais como: a veneração as relíquias e a construção das catedrais góticas, desse modo foi constituído tais edifícios ricos em iconografias cheias de detalhes, trazendo até os dias atuais a preservações dessas relíquias dos santos da Igreja em catedrais góticas francesa, Alemã, etc que são visitadas por peregrinos de todas as fronteiras do mundo.
Então chegamos pelo contraponto da filosofia ou das ciências das religiões, breves considerações acerca desse período que se configurou com o crescimento econômico da igreja e conhecimento das artes sacras, a veneração às relíquias, tal qual citei umas mais relíquias curiosas desse período Catarina de Siena, em fim busquei uma leitura dialética, mais próxima da realidade evidenciada nas leituras anteriores, possibilitando uma visão geral das artes sacras em especificamente os relicários do medievo.
_______________________________________________
 ¹Acadêmico em Ciências das Religiões
 
REFERÊNCIAS:
 ZILLES, Urbano, A Crítica Da Religião Na Antiguidade E Na Idade Média. Disponívelem<http://200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/revistainteracoes/article/viewFile/42/35> acesso 10 mar 2013 às 01: 47 minutos. Interações - Cultura e Comunidade . V 3 N. 3, p. 19.
Disponível em<http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejamedia.htm acesso em 9 mar 2013 às 16: 3 minutos.
Disponível em< http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/estranhas-reliquias.htm> acesso 9 mar 2013 às 21:00 horas
Disponível em <http://moodle.virtual.ufpb.br/file.php/1396/SUELMA/Aula_10/index.html acesso 10 mar 2013 às 00: 19 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário