SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A perspectiva entre E-ducere e Tolerare, a partir da religião e do sagrado¹







Thalisson Pinto Trindade De Lacerda²

 

Educação e tolerância:
            
 Os valores sócios políticos e culturais de um povo são constituídos dentro de ensinamentos proferidos e passados através da experiência religiosa, cada religião desenvolve suas próprias ideologias estabelecidas dentro de diferentes correntes de pensamento filosófico, teológico, político e social.
                Dentro dos limites históricos, as religiões Monoteístas foram constituídas por uma base na qual tem o Deus único, assim possibilita identificar ações, e reflexos através da identidade das três religiões monoteístas, judaísmo, cristianismo e Islamismo. Na sua esfera teológica, política e social constrói hierarquicamente seus costumes, ritos, símbolos e sua linguística entre elas estão o grego e o latim.
Partindo desse contraponto é de certa compreensão perceber que a formação humana e social de uma cultural religiosa é proferida pelos ensinamentos adquiridos pela experiência religiosa, também o principio do bem comum e social.
Vejamos alguns tópicos
Tolerância religiosa
Respeito.
Educação ética e conduta moral
Direitos humanos
Identidade e construção social
Socialização das religiões

  A partir desse conhecimento religioso, as religiões poderiam desenvolver o papel da liberdade de expressão partindo de uma construção recíproca  mo qual  Ricoeur (1991).  Afirma que ela é compreendida como “um processo de construção de identidade reflexiva e narrativa, estruturada dialeticamente pela sua interação com o outro”, conceito de alteridade.  Essa concepção do autor exemplifica a importância na formação e socialização das religiões no combate a intolerância religiosa.
Tolerância sem opressão, suportando os limites e construindo novos horizontes.
Referencias:
RICOURER, Paul. O si mesmo como o outro. Campinas, SP: Papirus, 1991. 
____________________________________
 


¹Trabalho apresentado na disciplina de : Islamismo e Cristianismo Medieval, tendo como orientadora a Profª Drª Suelma De Souza Moraes 
²Thalisson Pinto Trindade De Lacerda, acadêmico do curso de licenciatura em Ciências das  Religiões- UFPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário