Análise
ideológica apartir de desenhos feitos em sala de aula na disciplina de didática¹
Elenilson Delmiro, Leandro Martins, Marcelo Cavalcanti,
Natasja Weena, Pedro Claudino,Thalisom Trindade²
Ao
iniciar a presente reflexão, pretendemos compreender através dos assuntos
anteriores, que abordamos na disciplina, aprofundar nossos conhecimentos acerca
da realidade, fatos e situações que permeiam o contexto social do individuo em
sua formação pessoal e profissional. No entanto, precisamos pensar e repensar
práticas dentro de um planejamento construído dentro de uma lógica crítica
reflexiva e socializada.
Refletir é planejar? Qual Projeto?
Em
construção socializada, elaboramos em sala, desenhos que representam a
construção lógica de um planejamento participativo, que consiste em um método
de ação que possibilita conhecer, avaliar e construir novos caminhos de acordo
com a realidade. Elaboramos uma reflexão, do que é planejamento e sua
influência no projeto político e social. Vejamos:
Primordialmente temos que sistematizar o
projeto dentro do contexto social que estamos inseridos, que sem dúvidas podem
nós ajudar a questionar, planejar e reconstituir esse caminho, segundo Nóvoa
(1995) “ a
identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto a identidade
é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e
estar na profissão”, ou seja, essa o homem não constrói sua identidade
apenas sozinho, mas nas relações que ele vai estabelecendo nas relações sociais
adquiridas no espaço holístico e universal.
Destarte, construindo passo a passo, esse
planejamento, tal qual é dinâmico e interativo na medida em que construímos
metas construtivas e organizadas pelo grupo, e levar a escola novas
perspectivas, na realização de trabalhos que busquem uma compreensão,
metodológica, técnica e humana, e que estabelecem a alteridade, ( o respeito ao
outro), deixando o individualismo como obstáculo opressor e carregando a
bateria diariamente, para não descarrega,r
os planos, os conteúdos, que ao longo do processo ensino aprendizagem,
vão sendo usados e reestruturados como
modelos de transformação na prática social nos atos, ações do sujeito, que posteriormente vai sendo
modelado por meio de uma interpretação
sem ultrapassar os limites do seu contexto social, com a finalidade de propor meios
que reciclem diariamente os métodos e técnicas de ensino a sala de aula, assim vamos formando as
partes do quebra- cabeça e juntando e transformando os pilares da escola.
O
desenho da escadaria, e os outros aqui elencados, tiveram essa sequência
lógica, ambos desenhamos um caminho de lutas, conflitos, que parte de uma base,
e que mais adiante servirá a nossa formação, principalmente necessárias da qual
se necessita para um bom planejamento.
Por tanto, Planejar, pois, exige
correr riscos e executar o ato planejado exige riscos ainda maiores. Neste
caso, o primeiro passo vai exigir um ponto de partida, pois se trata de um
processo cíclico que será determinante para a continuidade do ato planejado. No
segundo momento, cada um dos patamares vai apresentar diferentes graus de
dificuldades e por fim teremos o ponto de chegada, que por sinal deve ser o
objetivo a se alcançado.
REFERÊNCIA:
NÓVOA,
Antonio. Profissão Professor. Porto Editora Ltda, Portugal, 1991
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¹Trabalho
em equipe apresentado à disciplina de Didática,orientadora
Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino.
² Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões-UFPB
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