SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O QUE É PLANEJAMENTO ESCOLAR ?






Análise ideológica apartir de  desenhos feitos em sala de aula na disciplina de didática¹

 Elenilson Delmiro, Leandro Martins, Marcelo Cavalcanti, 
 Natasja Weena, Pedro Claudino,Thalisom Trindade²

Ao iniciar a presente reflexão, pretendemos compreender através dos assuntos anteriores, que abordamos na disciplina, aprofundar nossos conhecimentos acerca da realidade, fatos e situações que permeiam o contexto social do individuo em sua formação pessoal e profissional. No entanto, precisamos pensar e repensar práticas dentro de um planejamento construído dentro de uma lógica crítica reflexiva e socializada.
Refletir é planejar? Qual Projeto? 
Em construção socializada, elaboramos em sala, desenhos que representam a construção lógica de um planejamento participativo, que consiste em um método de ação que possibilita conhecer, avaliar e construir novos caminhos de acordo com a realidade. Elaboramos uma reflexão, do que é planejamento e sua influência no projeto político e social. Vejamos:
 Primordialmente temos que sistematizar o projeto dentro do contexto social que estamos inseridos, que sem dúvidas podem nós ajudar a questionar, planejar e reconstituir esse caminho, segundo Nóvoa (1995) “  a identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto a identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão”, ou seja, essa o homem não constrói sua identidade apenas sozinho, mas nas relações que ele vai estabelecendo nas relações sociais adquiridas no espaço holístico e universal.
 Destarte, construindo passo a passo, esse planejamento, tal qual é dinâmico e interativo na medida em que construímos metas construtivas e organizadas pelo grupo, e levar a escola novas perspectivas, na realização de trabalhos que busquem uma compreensão, metodológica, técnica e humana, e que estabelecem a alteridade, ( o respeito ao outro), deixando o individualismo como obstáculo opressor e carregando a bateria diariamente, para não descarrega,r  os planos, os conteúdos, que ao longo do processo ensino aprendizagem, vão sendo usados e reestruturados  como modelos de transformação na prática social nos atos, ações  do sujeito, que posteriormente vai sendo modelado  por meio de uma interpretação sem ultrapassar os limites do seu contexto social, com a finalidade de propor meios que reciclem diariamente os métodos e técnicas de ensino  a sala de aula, assim vamos formando as partes do quebra- cabeça e juntando e transformando os pilares da escola.

O desenho da escadaria, e os outros aqui elencados, tiveram essa sequência lógica, ambos desenhamos um caminho de lutas, conflitos, que parte de uma base, e que mais adiante servirá a nossa formação, principalmente necessárias da qual se necessita para um bom planejamento.
                            
           Por tanto, Planejar, pois, exige correr riscos e executar o ato planejado exige riscos ainda maiores. Neste caso, o primeiro passo vai exigir um ponto de partida, pois se trata de um processo cíclico que será determinante para a continuidade do ato planejado. No segundo momento, cada um dos patamares vai apresentar diferentes graus de dificuldades e por fim teremos o ponto de chegada, que por sinal deve ser o objetivo a se alcançado.  
       
REFERÊNCIA:
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto Editora Ltda, Portugal, 1991
______________________________________________


¹Trabalho em equipe apresentado à disciplina de Didática,orientadora Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino.
²  Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões-UFPB     

Nenhum comentário:

Postar um comentário