SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

CONSTRUINDO O CIDADÃO

Thalissom Pinto Trindade de Lacerda¹



             Vejamos a reflexão de Lya Luft, do texto “quem ama cuida”, 

Medo faz parte de existir, e de pensar. Não precisa ser o terror da violência domestica física ou verbal, ou violência nas ruas – mas o medo natural e saudável que nos torna prudentes ( não acovardados ), pois nem todos os lideres são modelos de dignidade. Uma dose de realismo no trato com crianças ajudará a dar-lhes o necessário discernimento, habilidade para perceber o positivo e o negativo, e escolher o melhor.
 
A partir desses pressupostos, passo a questionar! O que é preciso para ser um cidadão? Quais os valores que possamos colocar para nos fortalecer como pessoas melhores e participes de uma realidade repleta de possibilidades que podem ser transformadas a partir da minha participação? Esses questionamentos podem sim, serem abertos dentro da sala de aula, quando o professor e o aluno passam serem sujeitos da ação. Seguindo esse viés, apresento à micro-aula com objetivo de incentivar a criança a se conhecer como cidadão e integrador de um contexto social.
A situação, no entanto, reflete dentro de um processo dinâmico e interativo, na qual eu e meus alunos somos sujeitos e participes do projeto em ação, mas que projeto em ação é esse? Em consonância com Lya Luft, na qual trouxe a problematiza sobre a realidade da sociedade, pretendo desenvolver a aula sobre “construindo o cidadão”, ou seja, elaborar uma reflexão, dentro das limitações da turma do 2º ano A.
 No primeiro momento da aula pretendo abrir o espaço para que os alunos participem da prática, e que juntos possamos construir cidadãos para vida intrínseca nas relações interpessoais, e principalmente leva-los a compreender que a família, a escola, são os meios de comunicar e conhecer novos horizontes. Ao passo que fui elaborando a aula, tive o privilegio de trabalhar os melhores meios para a efetivação e aprimoramento no ensino, ou seja, partindo de uma realidade composta por pessoas que trazem consigo percepções, angustias sentimentos e histórias em dimensões distintas, por isso a importância de trabalhar a compreensão humana e social do individuo.
 O procedimento segue dentro dos moldeis acima relatados, mas levando de forma dinâmica e prática, através da interação com a classe o conhecer “uma pessoa chamada cidadão".

 Esse cidadão é cidadãos somos nós juntos em viés de igualdade, sem caráter de superioridade e inferioridade, pois cada membro representa cada individuo com seu jeito, pois em conjunto formamos cidadãos para vida em sociedade. No entanto, o segundo momento da aula, pretendo elaborar a dinâmica das palavras, em consonância com o primeiro momento, em construir atribuições para o cidadão, quais? 
Vejamos as palavras, contribuir para formar o cidadão para vida em sociedade; 


Liberdade, amor ,diálogo, união, paz, respeito
                      

                                                                                                                                                                                                                                                                          

As atribuições acima, de tal modo, são fundamentais na construção de uma nova sociedade, entretanto sabemos que, existem paradoxos na quais colocam esse cidadão em risco, são;



 Mentira, briga, maldade,egoísmo






 São atributos negativos que  possibilita  discordias, e até violências fisicas e verbais, por isso mais uma vez resalto  a  outra reflexão de Lya Luft, que entra em contraponto com a anterior, na qual usei para justificar  meu objetivo em escolher o tema da aula, e nessa reflexão ela comenta exatamente esse outro lado negativo, interferente das relações, vejamos.
Bem antes da escola vem o fundamental, o ambiente em casa, que marca o individuo pelo resto de sua jornada. Se esse ambiente for postivo, amoroso, a criança acreditará que o amor e harmonia são possíveis, que ela pode ter e construir isso, e fará nesse sentido suas futuras escolhas pessoais. Se o clima for de recentimento, frieza, mágoas ocultas e desejos negativos, o chão por onde o indivíduo vai caminhar será escuracado. Mais irá tropeçar, mais irá quebrar a cara e escolher para si mesmo e pior.

Não descordando da autora, em relação ao ambiente em que  o individuo vive, é preciso também compreender que ao chegar á escola,  existe aspectos nas quais o próprio professor  precisa situa-se, quando tratata-se de diferentes contextos, em fim usei tais argumentos da autora e complementando  com o meu, para mostrar esse dois pólos que  constituem a nossa realidade, mais a aula pretende desmistificar esses conceitos negativos, inclusive de crianças que ao mesmo tempo, sofrem determinados conflitos familiares e sociais.

  ESSE É O  CIDADÃO PARA VIDA EM SOCIEDADE?

Entao esse sou eu? Que legal!  O fundo ideologico está sendo mostrar  que existem duas dimensões, a primeira trata-se dos fatores negativos aqueles que são maleficos para o cidadão e  a segunda refere-se a dimensão humana, são os meios que podem fazer o cidadão um pessoa mais saudável e feliz.



             Destarte, finalizo dizendo, “meu maior desafio atualmente está sendo suprido”, pois na medida em que aprendo lendo, interpretando, compreendo meu contexto social, e todo universo dentro de uma visão holística, para levar ao contexto escolar, ideais como essa, dentro da disciplina de Ensino Religioso, pois bem sabemos da importância desses valores, que são estudados dentro do fundamental I, pois passo a passo esses conceitos são usados para construir uma educação pautada na construção de uma sociedade melhor e mais igualitária.

________________________________
¹Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário