SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SÍNDROME DO DÍZIMO NAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS¹





                                                                                             Pedro Claudino Soare² 



        
Artigo elaborado pelo acadêmico Pedro Claudino Soares com a finalidade abordar as questões do dízimo nas igrejas neopentecostais, tendo em vista que esse tema tem gerado algumas polêmicas no contexto religioso especialmente no ramo do neopentecostalismo, com o crescimento do cristianismo especificamente na ala evangélica. Neste sentido através de pesquisas bibliográficas e de outros meios de coletas de dados e da própria observação em lócus, o mesmo trouxe alguns pontos de vista em relação ao tema tão instigante. Abaixo a publicação da introdução do artigo, quem desejar saber mais detalhes da pesquisa realizada pelo mesmo é só entrar em contato com ele através do email indicado.


INTRODUÇÃO
    A religião sempre foi um tema que desperta curiosidade, fascínio, devoção e algo que desperta no homem bem estar ou até mesmo frustração, no entanto nunca foi esvaziada há ponto de perder sua credibilidade mesmo com previsões catastróficas de estudiosos do assunto no meio religioso e filosófico. Assim podemos traçar um panorama do contexto religioso que penetra desde há periferia a zona nobre, o individuo pobre ao rico, desde o homem escolarizado ao analfabeto,assim acontece com aqueles que enveredam com a religiosidade ou com o fenômeno religioso,que é o que nos interessam neste artigo,onde pretendemos encontrar uma visão lógica de como o fator dízimo é encarado ou refutado no meio evangélico neopentecostal.
     De acordo com o dicionário Larousse a palavra dízimo (do latim, decimus).A décima parte,ou seja de tudo que se arrecada 10%são destinados há uma instituição religiosa na qual se faz parte,é nesta perspectiva que aquele ou aquela pessoa que estar frequentando uma denominação religiosa classificada como neopentecostal na visão doutrinal terá que dá o dízimo do “senhor”expressão costumeira no mundo evangélico neopentecostal. No mundo desenvolvido e com os meios de comunicações que estão atentos há toda essa movimentação econômica e empresarial,que é como estar sendo visto toda questão que envolve o dízimo nas igrejas neopentecostais de algumas décadas para cá.Nos capítulos seguintes vamos tratar como si dá essa configuração nas principais igrejas neopentecostais que se movimentam de acordo com as suas necessidades de acompanhar o ritmo comercial ou simplesmente um potencial de fé e de sacrifício.
     Nos últimos anos passamos ou estivemos mergulhados em constantes crises econômicas ou acompanhamos as especulações no olho do furacão tanto na Europa, Estados Unidos e etc. aqui no Brasil falou-se em uma marolinha que segundo as previsões de Lula presidente do Brasil na época, faz com que possamos analisar como os fatores econômicos que de uma forma ou de outra influência nossa vida cotidiana seja do ramo neopentecostal, ateu, agnóstico ou qualquer denominação religiosa, mas se vivemos no mundo capitalista estamos inseridos em toda essa conjuntura econômica,cultural e social.
________________________________________
¹Artigo escrito para a disciplina de Religiosidade popular
²Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões – UFPB,
 Email : claudino 20091@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário