SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Quais as funções pedagógicas desempenhadas pelos vitrais e esculturas dentro das catedrais góticas? ¹





Jorcemar Bezerra de Albuquerque²

          A pedagogia é a arte de ensinar, a mesma serve para ajudar a pessoa a interagir e se relacionar com o meio em que vive, a mesma utiliza de diversos meios ou instrumentos  para transmitir o que se pretende, sendo assim podemos dizer que a arte utilizada na idade média serviu para transmitir o sagrado. Através dos vitrais e esculturas se podia ter uma visão do que seria o reino de Deus segundo o pensamento da época. A arte dos vitrais tinha sua função de fazer com que as pessoas tivessem a impressão de que a radiação das luzes que transpassavam o mesmo fosse algo divino. Pretendia-se transmitir através desta arte toda uma literatura religiosa vigente na época, pois as esculturas e estes vitrais serviam como que um livro, especialmente para os iletrados, pois ao observar os vitrais e esculturas era repassada para eles toda a história religiosa e também mostrava toda uma gama do poder tanto religioso quanto temporal. O estilo gótico também tem a dimensão de transmitir o ensinamento de que não é algo pesado de mais ou algo obscuro, mas também é uma forma de transmitir leveza e de levar a pessoa a um contanto com o mundo espiritual. É uma particularidade singular a arte gótica que eleva o sujeito no aspecto de poder alcançar os “céus”, vemos isto nas grandes torres, ao termino deste texto quero destacar uma passagem  de Rodin : 

"Eu gostaria de contribuir para que se amasse essa arte grandiosa, de concorrer para salvar o que ainda resta intacto, de reservar para nossos filhos a grande lição desse passado que o presente desconhece. Com esse desejo, tento despertar os espíritos e os corações para a compreensão e para o amor. Mas não posso dizer tudo. Vocês têm de ir ver."
(RODIN, 2002, p. 5).

REFERÊNCIA :
RODIN, Auguste. Grandes Catedrais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

__________________________________________________
1. resumo apresentrado na disciplina de arte sacra do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões-UFPB
2. Acadêmico do Curso de Ciêncais das religiões-UFPB 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário