SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 15 de setembro de 2013

O OUTRO LADO DA MOEDA: O CONTEXTO MIDIATICO E O CRESCIMENTO TELEVISIVO DOS PROGRAMAS RELIGIOSOS NA TV BRASILEIRA ¹




Thalison Pinto Trindade de Lacerda²

O Campo religioso brasileiro vem passando por uma serie de transformações na atual modernidade, nesse sentido, é possível encontrar diversos elementos históricos e culturais do fenômeno religioso construídos nas esferas midiáticas, desde a expansão mercantilista dos meios de comunicação e os avanços tecnológicos que foram sendo transformado no contexto socio-histórico político brasileiro.  Tendo como base a leitura dos textos de FONTELES (2010) e SILVEIRA, e como contribuição uma leitura complementar do texto de BELLOTTI (2004), foi possível pontuar elementos e princípios culturais expressivamente caracterizados na história da TV brasileira e a chegada da “indústria cultural” dos grupos religiosos na mídia.
Através de FONTELES (2010), foi possível observar na linha do tempo histórico os elementos significativos da religião no contexto midiático, segundo o autor, os meios de comunicação e a ascensão da mídia religiosa, passou por um processo de transformação favorecendo o desenvolvimento midiático dos sistemas de TV aberta do País, com vários programas citados na tabele que ele apresenta a partir de 1962 com o programa “fé para hoje” até 1998 com os movimentos pentecostais entre outros seguimentos religiosos. Nesse sentido, a mídia em geral e os grupos religiosos passaram a ser o que segundo BELLOTTI (2004) como um instrumento ideológico critico construído na interação mutua garantindo o livre acesso; liberdade, democracia e cidadania para todos com o reflexo da diversidade religiosa que vivemos no contexto atual.
Chegando a modernidade nas novas dimensões de 1988, é possível visualizar o novo olhar constitucional dos Direitos humanos e diversidade religiosa. Na declaração universal dos direitos humanos o artigo 18, expressa os princípios universais garantindo a todo cidadão, o direito e o dever de expressar seu culto como ato público e social, preservando a identidade étnica cultural, as diferenças, e superando a intolerância. A partir dessas concepções, a liberdade e a profissão de fé podem ser proferidas de todas as formas na sociedade seja pelos meios de comunicação, esse direito é o dever do País determinar e garantir a qualquer ato ofensivo, a punição necessária.
Destarte, finalizo o meu discurso trazendo as contribuições teorias de SILVEIRA, tema de atual importância para o campo de pesquisa das Ciências das Religiões, que é a crise dos pastores no contexto atual, no inicio do seu trabalho SILVEIRA, chama a atenção para os pesquisadores explorarem mais esse campo, principalmente na secularização do monopólio empresariais do mercantilismo religioso e da formação de novos grupos religiosos frente a esses instrumentos configurados nos dias atuais.
A partir dessa afirmação podemos construir novas concepções cientificas com o olhar holístico e alteritario, respeitando os limites do campo de estudo, ou seja, preservando o fenômeno religioso dentro da esfera política econômica e social. No entanto, podemos pontuar aspectos e implicações desses pressupostos a figura do “líder religioso”, então quais ações e preceitos o líder dever possuir?  
·       Espírito de liderança?
·       Os valores éticos e morais da Religião?
·       Transformador social?
A partir dessas três ações podemos construir um projeto de pesquisa? Sim, inclusive abordando três elementos a Mídia no contexto histórico e a influencia do discurso religioso na sociedade, nesse caso não poderia abarcar todos ficaria muito amplo, nesse sentido buscaria os elementos do líder e suas implicações pelo discurso midiático, nesse caso buscaria analisar o programa na rede Record nas madrugadas “fala que eu te escuto”, assim sendo, buscaria nesse programa os elementos que refletem na formação do que é o ser líder na modernidade e como esse “espírito de Liderança” pode ser construído dentro do processo político, econômico e social.
Referências:
BELLOTTI, Karina Kosichi. Mídia, Religião e História Cultural. Revista Rever Nº 4º. 2004. Disponível em< http://www.pucsp.br/rever/rv4_2004/p_bellotti.pdf> acesso 15 de Agosto 2013 às 14 horas. p. 96-115
FONTELES, H. A. A. ascensão da mídia evangélica: pelo uso do tripé político, econômico e tecnológico. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 02, p. 01-14, 2010.
JUNIOR, Nilson Nunes da Silva. Liberdade de crença religiosa na Constituição de 1988. Rio Grande: 2013 Disponível em< www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista...id...‎> acesso 18 Agosto 2013 às 13 horas
SILVEIRA, Pastores em Crise: os efeitos da secularização e do neopentecostalismo  sobre o clero protestante. Âncora. p. 106 -127 

______________________________________________
¹Trabalho apresentado na disciplina: Reformas na cristandade.
²Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB

Um comentário:

  1. Parabéns Mazinho, o blog está cada dia melhor!!!

    Ótimas postagens e oportunidade para todos nós publicarmos nossos trabalhos... Valeu!!!

    Verônica

    ResponderExcluir