Thalison Pinto Trindade de Lacerda²
O Campo religioso brasileiro vem passando por
uma serie de transformações na atual modernidade, nesse sentido, é possível
encontrar diversos elementos históricos e culturais do fenômeno religioso
construídos nas esferas midiáticas, desde a expansão mercantilista dos meios de
comunicação e os avanços tecnológicos que foram sendo transformado no contexto
socio-histórico político brasileiro.
Tendo como base a leitura dos textos de FONTELES (2010)
e SILVEIRA, e como contribuição uma leitura complementar do texto de BELLOTTI
(2004), foi possível pontuar elementos e princípios culturais expressivamente
caracterizados na história da TV brasileira e a chegada da “indústria cultural”
dos grupos religiosos na mídia.
Através
de FONTELES (2010), foi possível observar na linha do tempo histórico os
elementos significativos da religião no contexto midiático, segundo o autor, os
meios de comunicação e a ascensão da mídia religiosa, passou por um processo de
transformação favorecendo o desenvolvimento midiático dos sistemas de TV aberta
do País, com vários programas citados na tabele que ele apresenta a partir de
1962 com o programa “fé para hoje” até 1998 com os movimentos pentecostais
entre outros seguimentos religiosos. Nesse sentido, a mídia em geral e os
grupos religiosos passaram a ser o que segundo BELLOTTI (2004) como um
instrumento ideológico critico construído na interação mutua garantindo o livre
acesso; liberdade, democracia e cidadania para todos com o reflexo da
diversidade religiosa que vivemos no contexto atual.
Chegando
a modernidade nas novas dimensões de 1988, é possível visualizar o novo olhar
constitucional dos Direitos humanos e diversidade religiosa. Na declaração
universal dos direitos humanos o artigo 18, expressa os princípios universais
garantindo a todo cidadão, o direito e o dever de expressar seu culto como ato
público e social, preservando a identidade étnica cultural, as diferenças, e
superando a intolerância. A partir dessas concepções, a liberdade e a profissão
de fé podem ser proferidas de todas as formas na sociedade seja pelos meios de
comunicação, esse direito é o dever do País determinar e garantir a qualquer
ato ofensivo, a punição necessária.
Destarte,
finalizo o meu discurso trazendo as contribuições teorias de SILVEIRA, tema de
atual importância para o campo de pesquisa das Ciências das Religiões, que é a
crise dos pastores no contexto atual, no inicio do seu trabalho SILVEIRA, chama
a atenção para os pesquisadores explorarem mais esse campo, principalmente na
secularização do monopólio empresariais do mercantilismo religioso e da
formação de novos grupos religiosos frente a esses instrumentos configurados
nos dias atuais.
A
partir dessa afirmação podemos construir novas concepções cientificas com o
olhar holístico e alteritario, respeitando os limites do campo de estudo, ou
seja, preservando o fenômeno religioso dentro da esfera política econômica e
social. No entanto, podemos pontuar aspectos e implicações desses pressupostos
a figura do “líder religioso”, então quais ações e preceitos o líder dever
possuir?
· Espírito
de liderança?
· Os
valores éticos e morais da Religião?
· Transformador
social?
A
partir dessas três ações podemos construir um projeto de pesquisa? Sim,
inclusive abordando três elementos a Mídia no contexto histórico e a influencia
do discurso religioso na sociedade, nesse caso não poderia abarcar todos
ficaria muito amplo, nesse sentido buscaria os elementos do líder e suas
implicações pelo discurso midiático, nesse caso buscaria analisar o programa na
rede Record nas madrugadas “fala que eu te escuto”, assim sendo, buscaria nesse
programa os elementos que refletem na formação do que é o ser líder na
modernidade e como esse “espírito de Liderança” pode ser construído dentro do
processo político, econômico e social.
Referências:
BELLOTTI,
Karina Kosichi. Mídia, Religião e
História Cultural. Revista Rever Nº 4º. 2004. Disponível em< http://www.pucsp.br/rever/rv4_2004/p_bellotti.pdf>
acesso 15 de Agosto 2013 às 14 horas. p. 96-115
FONTELES,
H. A. A. ascensão da mídia evangélica:
pelo uso do tripé político, econômico e tecnológico. Revista Eletrônica
Polidisciplinar Vôos, v. 02, p. 01-14, 2010.
JUNIOR,
Nilson Nunes da Silva. Liberdade de crença religiosa na
Constituição de 1988. Rio Grande: 2013 Disponível em< www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista...id...> acesso 18 Agosto 2013 às 13 horas
SILVEIRA, Pastores em Crise: os efeitos da
secularização e do neopentecostalismo
sobre o clero protestante. Âncora. p. 106 -127
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¹Trabalho apresentado na disciplina: Reformas na cristandade.
²Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB
Parabéns Mazinho, o blog está cada dia melhor!!!
ResponderExcluirÓtimas postagens e oportunidade para todos nós publicarmos nossos trabalhos... Valeu!!!
Verônica