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domingo, 15 de setembro de 2013

Análise de um PPP (Projeto Político Pedagógico) e proposições de melhorias.








Nosso trabalho consistiu em analisar um PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma escola verificando o que ele tem, na perspectiva de melhorá-lo conforme o que estudamos a respeito do que poderíamos chamar de um PPP que atenda as necessidades que julgamos ser imprescindíveis.
            Abaixo segue um breve comentário sobre o nosso trabalho que é extenso, por isto o motivo de resumir aqui o que pudemos verificar durante nosso estudo de caso e que queremos compartilhar com todos os nossos leitores do blog. 



Ao analisarmos o PPP de uma escola na cidade de João Pessoa, verificamos um projeto político pedagógico é  de extrema importância na produção, compreensão e efetivação do processo ensino aprendizagem. A escola que queremos deve ter como base a democracia e como princípios essenciais a participação e a autonomia, onde todos os sujeitos envolvidos com a escola: professores, educandos (jovens, crianças e adultos) e também os pais ou responsáveis pelos alunos, têm o direito de tomar decisões, tanto na elaboração como na prática das políticas de currículo, compreendendo que esses sujeitos que estão na escola ou em seu entorno, têm subsídios de caráter diferente nas decisões curriculares e que cabe, ainda, à escola, potencializar esses diferentes conhecimentos nas decisões e ações sobre o currículo a ser adotado.


Neste aspecto a LDB dá o suporte necessário para que esta interação exista e possa servir para esta nova concepção de se fazer educação. Nos artigos 12,13 e 14 da LDB, dá a direção que a escola, os professores e a gestão democrática devem seguir afim de se fazer educação com qualidade e participativa, porque mais do que nunca se faz necessário abrir a escola para a comunidade, pois ela é parte integrante, por isso deve fazer parte desse projeto de construção da escola que irá atendê-la.
Como o PPP deve ser o espelho da escola que se pretende ser construída, além da gestão democrática que já mencionamos e a formação continua dos professores, o currículo deve ser alvo de um cuidado especifico para dar andamento no aprendizado. 
Não poderíamos concluir o nosso trabalho sem trazer a concepção de Paulo Freire, ou seja, a contribuição do seu pensamento que é referencia para a construção de políticas de currículo democráticas e que dão voz às escolas, pois, sua pedagogia pode e deve ser amplamente usada nas escolas públicas que buscam uma educação popular, democrática e com qualidade social. Na atualidade, sua obra continua influenciando e movendo a teoria e a prática de todos aqueles que se comprometem com uma educação democrática, que tenham como objetivo as mudanças sociais e que priorizam um projeto social baseado na ética e nos princípios de justiça social e solidariedade, ações que certamente vão contribuir para a implementação de um mundo melhor, mais equitativo e igualitário. Suas inquietações com relação ao currículo, o qual percebia como metodologia de intercâmbio de todos os aprendizados e pensamentos que marcam os processos educativos, são evidentes e estão espalhadas por toda sua obra escrita.
Na escola que queremos almejamos por professores cientes de que não há docência sem discência, que ensinar não é transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana que requer tanto competência quanto generosidade, como nos diz Paulo Freire em seu livro 'Pedagogia da Autonomia', onde nos traz diversas contribuições sobre as características de um professor ideal que se enquadrará na escola que queremos que seja a escola certa com professores certos, parafraseando o ditado que diz 'pessoas certas nos lugares certos'. E esse professor que queremos é alguém que tenha dedicação e ousadia para fazer parte da escola que queremos.

Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 1996.





UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO: CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

DISCIPLINA: CURRÍCULO E TRABALHO PEDAGÓGICO
PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA CAVALCANTI PORTO

Equipe de trabalho:
Agnise Martins
Emerson Coutinho do Nascimento
Jorcemar Albuquerque
Pedro Claudino Soares
Rita F. de Oliveira
Rivânia da Silva Carneiro
Thalisson P. de Lacerda
Verônica Maria Silva


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