Nosso
trabalho consistiu em analisar um PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma
escola verificando o que ele tem, na perspectiva de melhorá-lo conforme o que
estudamos a respeito do que poderíamos chamar de um PPP que atenda as
necessidades que julgamos ser imprescindíveis.
Abaixo
segue um breve comentário sobre o nosso trabalho que é extenso, por isto o motivo de resumir aqui o que pudemos verificar durante nosso estudo de caso e que queremos compartilhar com todos os nossos leitores do blog.
Ao analisarmos o PPP de uma escola na cidade de João Pessoa, verificamos um projeto político pedagógico é de extrema importância na produção,
compreensão e efetivação do processo ensino aprendizagem. A escola que queremos deve ter como base a democracia e como
princípios essenciais a participação e a autonomia, onde todos os sujeitos
envolvidos com a escola: professores, educandos (jovens, crianças e adultos) e
também os pais ou responsáveis pelos alunos, têm o direito de tomar decisões,
tanto na elaboração como na prática das políticas de currículo, compreendendo
que esses sujeitos que estão na escola ou em seu entorno, têm subsídios de
caráter diferente nas decisões curriculares e que cabe, ainda, à escola,
potencializar esses diferentes conhecimentos nas decisões e ações sobre o
currículo a ser adotado.
Neste aspecto a LDB dá o suporte
necessário para que esta interação exista e possa servir para esta nova
concepção de se fazer educação. Nos artigos 12,13 e 14 da LDB, dá a direção que
a escola, os professores e a gestão democrática devem seguir afim de se fazer educação
com qualidade e participativa, porque mais do que nunca se faz necessário abrir
a escola para a comunidade, pois ela é parte integrante, por isso deve fazer
parte desse projeto de construção da escola que irá atendê-la.
Como o PPP deve ser o espelho da
escola que se pretende ser construída, além da gestão democrática que já
mencionamos e a formação continua dos professores, o currículo deve ser alvo de
um cuidado especifico para dar andamento no aprendizado.
Não poderíamos concluir o nosso
trabalho sem trazer a concepção de Paulo Freire, ou seja, a contribuição do seu
pensamento que é referencia para a construção de políticas de currículo
democráticas e que dão voz às escolas, pois, sua pedagogia pode e deve ser
amplamente usada nas escolas públicas que buscam uma educação popular,
democrática e com qualidade social. Na atualidade, sua obra continua
influenciando e movendo a teoria e a prática de todos aqueles que se
comprometem com uma educação democrática, que tenham como objetivo as mudanças
sociais e que priorizam um projeto social baseado na ética e nos princípios de
justiça social e solidariedade, ações que certamente vão contribuir para a
implementação de um mundo melhor, mais equitativo e igualitário. Suas
inquietações com relação ao currículo, o qual percebia como metodologia de
intercâmbio de todos os aprendizados e pensamentos que marcam os processos
educativos, são evidentes e estão espalhadas por toda sua obra escrita.
Na escola que queremos almejamos
por professores cientes de que não há docência sem discência, que ensinar não é
transferir conhecimento, ensinar é uma especificidade humana que requer tanto
competência quanto generosidade, como nos diz Paulo Freire em seu livro
'Pedagogia da Autonomia', onde nos traz diversas contribuições sobre as
características de um professor ideal que se enquadrará na escola que queremos
que seja a escola certa com professores certos, parafraseando o ditado que diz
'pessoas certas nos lugares certos'. E esse professor que queremos é alguém que
tenha dedicação e ousadia para fazer parte da escola que queremos.
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO: CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
DISCIPLINA: CURRÍCULO E TRABALHO PEDAGÓGICO
PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA
CAVALCANTI PORTO
Equipe de trabalho:
Agnise Martins
Emerson Coutinho do Nascimento
Jorcemar Albuquerque
Pedro Claudino Soares
Rita F. de Oliveira
Rivânia da Silva Carneiro
Thalisson P. de Lacerda
Verônica Maria Silva
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