Thalison Pinto Trindade de Lacerda²
Partindo da literatura estudada, percebo que
os referenciais teóricos são importantes na medida em que o espaço acadêmico
admite diferentes interpretações criticas e reflexivas. É nesse sentido que
busco pela leitura dos textos, uma reflexão acadêmica das festas religiosas
populares e sua influencia na sociedade brasileira, seguindo pela interpretação
de PERGO, na pesquisa realizada sobre “os rituais da Folia de Reis” tradicional
festa que surgiu no século XVI, e o texto de SANCHIS (1995) sobre as tramas e
conteúdos que são influenciados pelo sincretismo no contexto histórico brasileiro.
Seguindo os textos, destaco duas implicações para breves considerações.
A
primeira refere-se à tradição preservada e resignificada na história pelos
grupos sociais e a importância do reconhecimento da festa de reis na sociedade,
contudo em torno das representações dos reis magos como sentido de dramatizar a
devoção dos portugueses, chegando ao Brasil e apresentando um novo modelo
transformado pelos ritos, crenças, costumes locais. No entanto, é necessário analisar
analiticamente pelo empirismo uma compreensão do fenômeno, quando entramos nas
tramas sincréticas da realidade que ainda não é definida por um único modelo de
formação cultural, pois há toda uma complexidade construída pela própria
identidade étnica, política e social presente na experiência religiosa e nos
valores existenciais da religiosidade, espiritualidade nas profundas da
natureza do homem.
Então
pelo reconhecimento da tradição, o segundo ponto, reflito os emblemas
significativos diferenciados em vários países construídos pelos universos
múltiplos implicados pelas diferentes formações adquiridas pela experiência sócio
cultural, nesse sentido no texto de SANCHIS (1995) percebo realmente de forma
didática;
· O
processo histórico da formação cultural da sociedade.
· A
influencia dos grupos na preservação da identidade.
· Os
conteúdos e os elementos presentes como valores socioculturais e morais da
conduta do homem
· A
educação e literatura como instrumentos hábil na construção da família/escola/
sociedade.
· A
participação e a realização de projetos políticos e sociais que combatam a
intolerância religiosa e reconheça o sincretismo como construtor da cultura e
da realidade humana.
A
partir dessa reflexão, concluo que, esses cinco pontos são essenciais para
reconhecer, a cultura e o funcionamento dos sistemas políticos, econômicos e
sociais na atual modernidade. Por esse
motivo os textos contribuíram para o amadurecimento critico e acadêmico. A análise
não permitiu explicar apenas a importância da festa de reis, mas complementar com
a leitura de SANCHIS (1995), novos paradigmas de transformação frente à
globalização, entre outros avanços que também influenciam na formação cultural
do homem e da sociedade de forma geral.
Referências:
PERGO, Vera Lucia. Os rituais na folia de reis: uma das festas
populares brasileiras. In:1º Encontro do GT Nacional de História das
Religiões e Religiosidades - ANPUH, Paraná, Anais
SANCHIS, Pierre. As Tramas Sincréticas da História:
Sincretismo e modernidades no espaço luso- brasileiro. Revista Brasileira
de Ciências Sociais, nº28, p. 123-138, junho.1995.
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¹ Trabalho apresntado a disciplina de religiosidade popular
² Acadêmico do curso de Ciências das Religiões-UFPB
Imagem disponível em:<www.mostrasescdeartes.com.br>
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