SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 15 de setembro de 2013

RELATO DE AULA DE CAMPO: O IMAGINÁRIO PORTUGUÊS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA ¹






Emerson Coutinho do Nascimento²


1° Ponto – Igreja de Nossa Senhora do Carmo da ordem 3°
Este percurso realizado no dia 25/08/2013, contou com a participação da grande maioria dos alunos do curso de Ciências das Religiões sob a responsabilidade do professor Dr. Carlos André Cavalcante. O encontro tem inicio por volta das 9:15 da manha do domingo na data citada acima, antes de darmos inicio aos trabalhos nos reunimos em frete a igreja onde o professor Carlos André nos chama a atenção para diversos pontos de grande  importância, em seguida demos início a aula de campo.
Com muita clareza e objetividade o professor ao nos reunir em frete a igreja de Nossa Senhora do Carmo, esclarece como é de suma importância às análises a serem observadas dentro da igreja, chamando nossa atenção para os cuidados tanto fora do ambiente de estudo e principalmente dentro, pois se trata de um lugar que além do respeito que deve ser mantido para com a entidade as pessoas que lá também se encontravam mereciam o maior respeito por parte de nós alunos. No geral a igreja deve receber uma atenção especial por se tratar de um ambiente histórico.
Observados os pontos importantes, logo vieram, anotações, fotos, dúvidas, perguntas e respostas. Foram observações que se modificavam, pois cada canto da Igreja tem pontos históricos que por vezes estão ligados uns aos outros, e por vezes possui seu próprio significado. Essas análises tiveram uma duração aproximada entre 20 e 25 minutos. Ao colhermos todas as informações nos reunirmos mais uma vez em frete a igreja para abordarmos todos os pontos observados internamente.
O professor Carlos André, e os Alunos Carlos e Jorcemar, trouxeram suas contribuições para o desenvolvimento da discussão. Diante de todas as abordagens apresentadas o professor Carlos André juntamente com todos nós alunos apresenta os componentes do mito encontrado na Igreja, são eles os mitos ou a narrativa: o triângulo, o olho existente dentro do triângulo, a espada flamejante de Elias e o manto, o cajado e o manto de Eliseu e o mito mais importante: o monte do Carmelo. Dados esses componentes do mito, fomos para o segundo ponto da aula de campo, a igreja de São Francisco.
2° Ponto – Igreja de São Francisco
Pois bem, seguimos em direção a igreja de São Francisco, hoje também muito conhecida como museu, logo na chegada nos deparamos com o cruzeiro belíssimo em frete a igreja, as imagens nas cerâmicas, que por sinal ressalta o professor Carlos André por estarem deterioradas irão passar por reforma, a prefeitura prometeu restaurar todas as imagens que lá se encontram.
Entramos e logo fomos recebidos pelos guias turísticos, com muito prazer fomos recebidos por uma aluna da UFPB, que nos contou um pouco do contexto histórico da igreja, em seguida fomos percorrendo vários lugares, observando algumas imagens e acompanhando todo contexto histórico e os componentes do mito com o professor Carlos André e o aluno Carlos.

Depois de percorrermos os cantos históricos da igreja, nos reunimos juntamente com o professor Carlos André em uma área da igreja para conversamos sobre fatos mitológico e principalmente histórico de alguns personagens da igreja católica. Esse debate durou em torno de 35 minutos e os relatos ficaram por conta do aluno Jorcemar e Wagner, Jorcemar abordou a história com fatos mitológicos de São Francisco de Assis e José do Egito e Wagner se encarregou por falar de Antônio. Feita toda essa análise tiramos fotos e seguimos para o próximo e ultimo destino, o ponto de numero 3, que será a vinda dos portugueses para Paraíba.
3° Ponto – Hotel Globo
O hotel globo foi o ultimo encontro da turma frente aos estudos mitológicos e históricos abordados ao longo de toda a trajetória, esse ultimo ponto marca a história do catolicismo aqui na Paraíba. Como se trata de um fato marcante, o professor Carlos André abordou diante dos fatos históricos a chega dos portugueses aqui no estado da Paraíba, mais precisamente em João Pessoa, essa descida para o hotel globo foi justamente para entendermos com mais profundidade como se deu essa chegada dos portugueses pelo rio sanhauá, e como essa influencia trazida por eles se tornou um fator de muita importância para o catolicismo.


Abordagem do Relato Mítico
São Francisco de Assi
Na história de São Francisco de Assim encontra-se quatro fatores fundamentais para uma análise mitológica, sua vida na juventude, o chamado a renúncia e a morte. Mas vamos à história e depois as análises.
São Francisco de Assis, tem uma infância considerada muito boa para época, na juventude, queria combater na guerra, mas devido há uma doença, não participou, e foi na enfermidade que Francisco começa a ouvir vozes, que sempre o tocava dizendo para ele servir ao amor, e cada vez mais o jovem Francisco se torna fervoroso em suas orações, é quando ele se depara com a pobreza, os leprosos,passa sentir a necessidade de ajudar trazer palavras de conforto.
O momento do chamado surge quando fazendo suas orações sente um crucifixo falar com ele, essa frase dizia: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". No primeiro momento Francisco não entendeu e achou que essa reparação estava relacionada ao lado material uma reconstrução de um templo, mas depois ele se deu conta de que foi escolhido para uma missão espiritual.
Seu pai não aceitava e não entendia o que estava acontecendo, pois Francisco apanhou do pai que lhe disse se caso não o obedecesse perderia toda herança, foi ai que Francisco abdica de tudo e diz a seu pai: "As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las". Em seguida tira todas as suas vestes e as solta aos pés do seu pai dizendo: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.
É a partir daí que surge uma renuncia total de Francisco com os bens materiais, ele toma consciência de que sua vida estava destinada em servir o próximo, passa a ignorar todo e qualquer tipo de conforto. E sua vida passa a ser dedicada aos doentes, enfermos, leprosos. Quando ele chega a conclusão de que sua igreja no sentido pessoal estava sendo reformada é que ele passa a dedicar-se a reforma do templo e esse templo foi a Igreja de São Pedro. Com o passar do tempo Francisco consegue trazer cada vez mais pessoas e mais pessoas para o seu lado, o seu rebanho cresce a cada a cada dia.
No momento de sua morte, Francisco morre na alegria, suas vestes são tiradas e ele é colocado no chão e cantando ele demonstra que sua missão espiritual havia sido cumprida longe de toda riqueza e poder.


Componentes da Vida de São Francisco visualizado nas pinturas da igreja visitada
Nascimento na manjedoura
O chamado do herói (Jornada)
Nudez despojada (A recusa dos bens materiais do mundo, tempo histórico, eclesiástica e o poder)
Morte

__________________________________________
¹Trabalho apresentado na disciplina de mitanálise do tempo religioso
² Acadêmico do curso de Ciências das Religiões-UFPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário