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domingo, 15 de setembro de 2013

CRISE ENTRE OS PASTORES TRADICIONAIS E O FENÔMENO MIDIÁTICO¹


Jorcemar B. Albuquerque²

Com o aumento da expansão do fenômeno midiático, podemos verificar hoje uma certa crise entre os pastores tradicionais e os modernos pastores que se utilizam dos meios de comunicação para levar sua mensagem e atrair os fiéis. Os pastores tradicionais vêem com certa preocupação o crescimento dos neopentecostais que tomam o espaço e se distanciam do ideal protestante original, tradicional. Em virtude das mudanças culturais em que a sociedade passa começa a provocar certa inquietação nos pastores tradicionais, as relações entre eles e os fiéis começa a ter uma certa distância, pois hoje muitos querem respostas rápidas para os seus sofrimentos, inquietações e etc. podemos notar os programas que são transmitidos pelas TV e rádio no qual os pastores pentecostais adentram as casas das pessoas e levam a mensagem num novo modelo de púlpito. Pois os pastores tradicionais ficam ainda na sua igreja fechado e sem ir diretamente as pessoas, se mostrando apenas meros administradores de igrejas. Este modelo parece que já ta ultrapassado, pois as pessoas num mundo globalizado e sem tempo, agora procuram acompanhar o que se passa nos meios de comunicação de massa, e assim os pastores “modernos” pentecostais e neopentecostais se aproveitam e entram nas casas das pessoas levando a mensagem que os mesmos querem ouvir.
Um verdadeiro show da fé, onde se apresenta um Jesus festivo e que fala a língua do povo simples e tem solução para as mazelas dos mesmos. Enquanto ocorre isto, os pastores tradicionais ainda continuam fechados no seu mundo e parece que não enxergam este fenômeno e vêem suas igrejas perderem espaço para esta nova moda.
Numa sociedade cada vez mais envolvida e utilitária das inovações tecnológicas, é praticamente impensável uma igreja não usufruir dos benefícios que os avançoes tecnológicos nos trouxeram. A mídia e suas ferramentas podem e devem ser utilizadas para a propagação rápida e eficaz da mensagem religiosa, claro que de nada ou quase nada valerá usar os meios midiáticos se não houver conteúdo adequado. E os mesmos devem ser usados como uma boa ferramenta e não para exploração da fé das pessoas.

Referencia
FONTELES, H. A. A ascensão da mídia evangélica: pelo uso do tripé político, econômico e tecnológico. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 02, p. 01-14, 2010.
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¹Trabalho apresentado na disciplina de religiosidade popular
² Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB

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