SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 15 de setembro de 2013

O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso¹.


Jorcemar B. Albuquerque²

Síntese

Neste texto o autor procurou mostrar que as religiões de matriz africana, tem uma variação de nomenclatura pelo Brasil a fora e que elas formavam uma espécie de força para resistir as investidas do jugo opressor no passado.
O autor destaca que as tradicionais formas de culto foram preservadas em alguns lugares, mas em outros foi se criando uma nova roupagem. Bem como as competições entre estas denominações. Ele evidencia a sincretização entre as religiões afro e o catolicismo e a tentativa também de afastamento entre elas.
O autor também traz uma abordagem sobre as questões entre a e religiosidade afro e o enfrentamento com pentecostais. Ele que demonstrar todo o percurso de resistência da religiosidade afro no mundo moderno .
Em fim o autor propõe com este trabalho mostrar toda a questão de mudanças sofridas pelos afros descendentes e sua religião fixada aqui em terras brasileiras. 
 síntese feita apartir da referencia:
 PRANDI, Reginaldo. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 51-66, 2004.
__________________________________
¹Síntese apresentada na disciplina: religiosidade popular 
²Acadêmico de Ciências das religiões-UFPB

Um comentário: