SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

NOTÍCIAS SOBRE ECUMENISMO

Coordenadoria Ecumênica de Serviços realiza sua Assembleia Ordinária Anual


A Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) realizou sua Assembleia Ordinária Anual, no início desse mês, dias 2 e 3, em Salvador (BA). O evento contou com delegados das Igrejas Associadas e representações de Organizações Ecumênicas do Brasil.
Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste evento foram: dom André de Witte, bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA), o padre Antônio Pecchia e a irmã Judite Meyer. Participou também o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff.
A Assembleia teve como atividades principais a apresentação e aprovação do Relatório de Atividades e do Relatório Econômico, ambos relativos ao ano 2010. “Constatou-se que nesse ano a CESE apoiou cerca de 10 mil projetos voltados aos movimentos populares. Todos vinculados à promoção e defesa da vida humana e do meio ambiente”, destacou o padre Elias Wolff.
Durante a Assembleia foi realizado um painel sobre o tema da intolerância religiosa, tendo como conferencistas o pastor Djalma Torres, da Igreja Batista Nazaré, antropólogo Jaime Sodré e o secretário municipal da Reparação da cidade de Salvador, Ailton Ferreira.
O painel concentrou sua atenção às situações de intolerância religiosa no Brasil, sobretudo em relação às tradições religiosas de matriz afro.  Ailton Ferreira apontou a questão do preconceito e das represálias a outras expressões de fé como algo fortemente direcionado ao povo negro, cigano ou indígena. O pastor Djalma afirmou que “somos todos iguais diante de Deus. No projeto divino para o ser humano não há lugar para o preconceito, a marginalização e a demonização de religiões que sejam diferentes das nossas”.
Jaime Sodré levantou questões relativas ao sincretismo religioso, muito presente na vivência religiosa de pessoas vinculadas principalmente às tradições de matriz afro.
As Igrejas Associadas da CESE são: Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Presbiteriana Unida. A CESE é membro da ACT Aliança (Ação Conjunta das Igrejas), que reúne mais de 100 organizações ligadas a igrejas ao redor do mundo envolvidas no trabalho de ajuda humanitária e apoio do desenvolvimento e defesa de causa.




reportagem da CNBB
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/6835-coordenadoria-ecumenica-de-servicos-realiza-sua-assembleia-ordinaria-anual

Nenhum comentário:

Postar um comentário