SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

NOTÍCIAS DA SEMANA

È muito gratificante a iniciativa por parte do Prof. Carlos André Cavalcanti, implantar um fórum na cidade de João Pessoa intitulado: Fórum da diversidade religiosa, diante de tantos problemas com relação as divergências e até guerras por causa de religião no mundo atual. È um grande serviço que se começa  a ser divulgado na nossa cidade. o diálogo com a diversidade para viver e construir uma sociedade mas fraterna e justa, onde todos podem conviver na pluralidade sem perder sua identidade. publico aqui o artigo do Prof. Carlos André sobre o forum e o  link do site onde voces podem encontrar mais informações sobre o evento e também poder acompanhar a coluna semanal escrita por ele.



Site do portal fatospb

ABAIXO O ARTIGO


O Fórum da Diversidade Religiosa

Carlos André Cavalcanti[1]


O Fórum da Diversidade Religiosa da Paraíba escolheu a sua primeira Coordenação Colegiada em evento no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB no último dia 3 de junho. Os componentes deste Colégio são: Prof. Carlos André Cavalcanti – Líder do Videlicet UFPB, Babalorixá Erivaldo de Oxum – Religião Afro-Brasileira, Reverendo Israel Cardoso – Igreja Anglicana, Profa. Janine Coelho – Centro Calon (cigano) e UFPB, Promotor José Raimundo – Federação Espírita, Prof. Luiz Renato – Pró-Reitor da UFPB, Profa. Maria Azimar Fernandes – Ensino Religioso Estadual da Paraíba, Profa. Maria José Holmes – Ensino Religioso Municipal de João Pessoa, Representante Comercial Renê Selmer – MovPaz e Vereadora Sandra Marrocos – Câmara de João Pessoa. Trata-se de um grupo que representa as diversidades religiosa e institucional indicadas na Carta pela Harmonia entre as Religiões.

O Fórum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Videlicet Religiões, que lidero na UFPB junto ao CNPq. Nasceu da observação da crescente escalada da Intolerância Religiosa na Paraíba. Um breve histórico desta iniciativa:
§  Foi proposto pelo Grupo Videlicet em 21 de janeiro de 2011 (Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa);
§  Foi divulgado através da Carta pela Harmonia entre as Religiões, lançada em uma concorrida Sessão Especial da Câmara de João Pessoa, realizada em 22 de fevereiro (alusão à Semana da Harmonia entre as Religiões da ONU – Harmony Week) e
§  Foi sstematizado no I Seminário Videlicet da Diversidade Religiosa, realizado no dia 22/3/2011 na Livraria Paulinas de João Pessoa.

Sua estrutura institucional, decidida em assembléia, será a seguinte:
§  Terá três coordenações: Institucional, de Comunicação e de Direito;
§  Aceitará Filiação de Pessoas Físicas e Jurídicas que concordem com a Carta pela Harmonia entre as Religiões;
§  Será uma atividade da UFPB no campo da Extensão Universitária em composição com diversos parceiros.

As atividades do Fórum serão educativas e culturais, objetivando uma Cultura de Paz pelo diálogo inter-religioso.





[1] Historiador das Religiões - UFPB. Doutor em História. E-mail: carlosandrecavalcanti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário