SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Do livro : “ Didática e docência- aprendendo a profissão”. Isabel Maria Sabino de farias et al.

como monitor da  disciplina  vai aqui uma ajuda para os alunos que estão cursando : Estágio em Docência I

 Do livro : “ Didática e docência- aprendendo a profissão”. Isabel Maria Sabino de farias et al.


definição de didática a partir do  livro de Isabel Maria Sabino de Farias et al.:

      didática é a construção do saber a partir de experiências para melhor compreensão dos assuntos abordados pelo professor, e o mesmo tem que ser muito criativo no processo para que aja uma interatividade e um melhor aproveitamento por parte de quem esta absorvendo o conteúdo das aulas. A didática não pode ser algo meramente instrumental, mas uma construção no processo do ensino aprendizagem.



A identidade profissional:

      Identidade profissional é todo o conjunto pessoal do profissional, é a inserção no meio em que se trabalha sem perder suas qualidades enquanto pessoa, estar com outros mais ter personalidade própria.

       A identidade profissional do docente deve ser marcada por uma história de vida, tendo uma boa formação e uma experiência pedagógica.



comentários das autoras sobre a origem social dos que escolhem a profissão de professor, e sua maneira de trabalhar :

      A maioria dos profissionais vem da classe media baixa, ou de famílias mais pobres, muitos procuram a docência influenciados pela família, outros por única opção de sustento, outros que viram brotar a vocação a partir de experiência vividas por profissionais da área, a maioria não buscam atualização por muitos motivos dentre eles: dificuldades financeiras, acessos a meios de informação ou também pode-se ressaltar o aspecto cultural enraizado nas origens familiares.



Os saberes específicos que a docência pede :

      Saberes do conhecimento, saberes pedagógicos, saberes da experiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário