SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEZ PRINCIPAIS IDÉIAS DE BACHELARD SOBRE A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTIFICO



1-      Para bachelard o amor pela ciência deve ser um dinamismo.

2-      No fundo o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal estabelecidos, superando o que no próprio espírito, é obstáculo à espiritualização.

3-      Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente, nada é gratuito, tudo é construído.

4-      Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado.

5-      Na educação, a noção de obstáculo pedagógico também é desconhecida. Acho surpreendente que os professores de ciências, mais do que os outros se possível fosse, não compreendam que alguém não compreenda.

6-      Não se trata, portanto, de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar de cultura experimental de derrubar os obstáculos já sedimentados pela vida cotidiana.

7-      A primeira experiência ou para ser mais exato, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura cientifica.

8-      Se não há pergunta, não pode haver conhecimento cientifico. Nada é evidente nada é gratuito. Tudo é construído

9-      Para Bachelard uma cabeça bem feita é infelizmente uma cabeça fechada. É um produto de escola.

10-  A primeira experiência ou para ser mais exato, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura cientifica.

Trabalho feito para a Disciplina: Introdução as Estruturas Antropológicas do Imaginário 2010.1
aluno: Jorcemar B.Albuquerque



Nenhum comentário:

Postar um comentário