1- Para bachelard o amor pela ciência deve ser um dinamismo.
2- No fundo o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal estabelecidos, superando o que no próprio espírito, é obstáculo à espiritualização.
3- Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente, nada é gratuito, tudo é construído.
4- Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado.
5- Na educação, a noção de obstáculo pedagógico também é desconhecida. Acho surpreendente que os professores de ciências, mais do que os outros se possível fosse, não compreendam que alguém não compreenda.
6- Não se trata, portanto, de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar de cultura experimental de derrubar os obstáculos já sedimentados pela vida cotidiana.
7- A primeira experiência ou para ser mais exato, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura cientifica.
8- Se não há pergunta, não pode haver conhecimento cientifico. Nada é evidente nada é gratuito. Tudo é construído
9- Para Bachelard uma cabeça bem feita é infelizmente uma cabeça fechada. É um produto de escola.
10- A primeira experiência ou para ser mais exato, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura cientifica.
Trabalho feito para a Disciplina: Introdução as Estruturas Antropológicas do Imaginário 2010.1
aluno: Jorcemar B.Albuquerque
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