SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

RELATÓRIO ANALÍTICO DO TEXTO “O PROCESSO DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATICO” COM O FILME “O CARTEIRO E O POETA”




Thalisson Pinto Trindade De Lacerda*


 O ato educativo apresenta um processo dinâmico e interativo, e tem como objetivo situa o aprendiz a sua realidade social, e esse contexto possui um, desenvolvimento no qual o professor x aluno vão “alcançando e fazendo presente a ele, a realidade social histórica, concreta e localizada dos sujeitos envolvidos na ação pedagógica, se pretende realizar”, (TARGINO, p.1), tal situação, no entanto abre o espaço para um desenvolvimento critico e social dos fatos e situações do real vivido pelo sujeito, entretanto é necessária que haja o interesse de aprender, e o incentivo social da família e da escola, essa narrativa propõem mostra outra realidade vivenciada  no filme “ o carteiro e o poeta”, tal contexto, possibilita trazer para discussão as implicações do  processo de ensino aprendizagem em outra dimensão sociocultural,  ou seja, fora da escola, e dos padrões exigidos pelo  sistema de ensino, no qual “contemplas dimensões socio-políticos, humanas e técnicas, que extrapolam o seu próprio âmbito, uma vez que, não se limita apenas, aquele momento exclusivamente ocorrido na sala de aula, entre professor e aluno”, ( TARGINO, p.1), entende-se nesse momento que o carteiro apesar de  ter um amadurecimento biológico, ele  tem a iniciativa inicial  ao receber a carta, ter a curiosidade de entender qual o conteúdo? “pode se questionar” (TARGINO, p.1), diante os estímulos para iniciar uma prática que é estabelecida pelo ato educativo. O carteiro passa por essa reflexão do real, fatos e situações, sua cognição começa a latejar para posteriormente ter o interesse de procurar o poeta Neruda, e iniciar uma relação de amizade, que primeiramente Neruda não entendeu, mas ao passar dos dias, essa relação foi se constituindo e o interesse do carteiro em aprender poesia, surgi, entretanto abre a problematização no momento em que o carteiro se depara com sua realidade e começa a ter “consciência dos problemas existentes” (TARGINO, p 1), ele apaixona-se por uma mulher e seu interesse em aprender poesia cresce ainda mais, interessante! Que ao conhecer a bela mulher ele de imediato pede a Neruda para escrever uma poesia, nesse momento, Neruda compreender o interesse, surgindo o processo de instrumentalização, Neruda começa a usar métodos e técnicas da sua experiência para ensinar ao carteiro, de forma prática o carteiro começa a usar metáforas, e durante alguns dias em casa ao cair à noite ele vai à janela e começa questionar-se, com seu caderninho ele desenha uma bola, como elaborar uma poesia? Daí surge questionamentos. Certo dia ele vai à praia e encontra com a bela mulher de imediato ele começa a declamar o que escreveu sozinho, nesse momento trata-se da catarse, “é a culminância do ato educativo”, (TARGINO, p. 2), quando se apropria do conhecimento, usando as técnicas e métodos passados pelo seu professor Neruda.

Depois de vários meses o carteiro casa-se com a bela mulher, Neruda recebe um premio Nobel e posteriormente viaja para o Chile após seu exílio, O carteiro sozinho escreve várias poesias e vai sozinho construindo de forma autônoma sem ajuda de seu mestre. Essa prática refere-se a final dos conteúdos no qual os resultados são frutos das ações adquiridas durante todo o processo com a conquista do ato educativo, em que, sobretudo ele pode transformar sua realidade como produto do meio podendo interferir, foi isso que ele tentou fazer em manifesto comunista, entretanto não foi possível Mario morreu!

Destarte, todo o processo de aprendizagem dentro desse contexto social, possibilitou compreender, qualquer momento é a hora de aprender, basta reproduzir o que o carteiro Mario fez, foi buscar o conhecimento, sem dúvidas ele quebrou paradigmas!
 _______________________________________________________
 Texto apresentado na disciplina de didática no curso de Licenciatura em Ciências das Religiões

*Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB



Referências:
TARGINO, Regina Rodriguez Bottô, Processo de Ensino – Aprendizagem e suas implicações com o ato educativo. P. 1-2.

2 comentários:

  1. Obrigada, vc me salvou com esse relatório analítico, esta muito bom abrange tudo que é necessário para um ótimo trabalho de didática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder contribuir nos seus trabalhos! Se quiser também publicar trabalhos em nosso blog é só enviar para o email: jbaduc@yahoo.com.br

      Excluir