Thalisson Pinto
Trindade De Lacerda*
O
ato educativo apresenta um processo dinâmico e interativo, e tem como objetivo
situa o aprendiz a sua realidade social, e esse contexto possui um, desenvolvimento
no qual o professor x aluno vão “alcançando e fazendo presente a ele, a
realidade social histórica, concreta e localizada dos sujeitos envolvidos na
ação pedagógica, se pretende realizar”, (TARGINO, p.1), tal situação, no
entanto abre o espaço para um desenvolvimento critico e social dos fatos e
situações do real vivido pelo sujeito, entretanto é necessária que haja o
interesse de aprender, e o incentivo social da família e da escola, essa
narrativa propõem mostra outra realidade vivenciada no filme “ o carteiro e o poeta”, tal
contexto, possibilita trazer para discussão as implicações do processo de ensino aprendizagem em outra
dimensão sociocultural, ou seja, fora da
escola, e dos padrões exigidos pelo
sistema de ensino, no qual “contemplas dimensões socio-políticos,
humanas e técnicas, que extrapolam o seu próprio âmbito, uma vez que, não se
limita apenas, aquele momento exclusivamente ocorrido na sala de aula, entre
professor e aluno”, ( TARGINO, p.1), entende-se nesse momento que o carteiro
apesar de ter um amadurecimento
biológico, ele tem a iniciativa
inicial ao receber a carta, ter a
curiosidade de entender qual o conteúdo? “pode se questionar” (TARGINO, p.1), diante
os estímulos para iniciar uma prática que é estabelecida pelo ato educativo. O
carteiro passa por essa reflexão do real, fatos e situações, sua cognição começa
a latejar para posteriormente ter o interesse de procurar o poeta Neruda, e
iniciar uma relação de amizade, que primeiramente Neruda não entendeu, mas ao
passar dos dias, essa relação foi se constituindo e o interesse do carteiro em
aprender poesia, surgi, entretanto abre a problematização no momento em que o
carteiro se depara com sua realidade e começa a ter “consciência dos problemas
existentes” (TARGINO, p 1), ele apaixona-se por uma mulher e seu interesse em
aprender poesia cresce ainda mais, interessante! Que ao conhecer a bela mulher
ele de imediato pede a Neruda para escrever uma poesia, nesse momento, Neruda
compreender o interesse, surgindo o processo de instrumentalização, Neruda começa
a usar métodos e técnicas da sua experiência para ensinar ao carteiro, de forma
prática o carteiro começa a usar metáforas, e durante alguns dias em casa ao
cair à noite ele vai à janela e começa questionar-se, com seu caderninho ele
desenha uma bola, como elaborar uma poesia? Daí surge questionamentos. Certo
dia ele vai à praia e encontra com a bela mulher de imediato ele começa a
declamar o que escreveu sozinho, nesse momento trata-se da catarse, “é a
culminância do ato educativo”, (TARGINO, p. 2), quando se apropria do
conhecimento, usando as técnicas e métodos passados pelo seu professor Neruda.
Depois de vários meses o carteiro
casa-se com a bela mulher, Neruda recebe um premio Nobel e posteriormente viaja
para o Chile após seu exílio, O carteiro sozinho escreve várias poesias e vai
sozinho construindo de forma autônoma sem ajuda de seu mestre. Essa prática
refere-se a final dos conteúdos no qual os resultados são frutos das ações adquiridas
durante todo o processo com a conquista do ato educativo, em que, sobretudo ele
pode transformar sua realidade como produto do meio podendo interferir, foi
isso que ele tentou fazer em manifesto comunista, entretanto não foi possível
Mario morreu!
Destarte, todo o processo de
aprendizagem dentro desse contexto social, possibilitou compreender, qualquer
momento é a hora de aprender, basta reproduzir o que o carteiro Mario fez, foi
buscar o conhecimento, sem dúvidas ele quebrou paradigmas!
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Texto apresentado na disciplina de didática no curso de Licenciatura em Ciências das Religiões
*Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB
Referências:
TARGINO, Regina Rodriguez Bottô, Processo de Ensino – Aprendizagem e suas
implicações com o ato educativo. P. 1-2.
Obrigada, vc me salvou com esse relatório analítico, esta muito bom abrange tudo que é necessário para um ótimo trabalho de didática.
ResponderExcluirFico feliz em poder contribuir nos seus trabalhos! Se quiser também publicar trabalhos em nosso blog é só enviar para o email: jbaduc@yahoo.com.br
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