SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 3 de março de 2013

A tendência renovada não diretiva ( trabalho de didática)



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES-DCR
DISCIPLINA: Didática
                      Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque


Introdução 
          Este trabalho de didática visa apresentar a tendência renovada não diretiva, que faz parte das várias tendências dentro do processo histórico do desenvolvimento da didática,          conhecer cada uma destas tendências é muito importante no desenvolvimento educacional. Vários educadores tiveram um papel fundamental neste processo sócio-histórico da didática e no avanço pela educação de qualidade, desenvolvendo teorias para dar um sentido e uma direção no processo pedagógico. Aqui me debruçarei na tendência renovada não diretiva e sua contribuição dentro do processo histórico da didática.
 Tendências pedagógicas  
          As tendências pedagógicas contribuem dentro do processo pedagógico, na maneira que se devem trabalhar todos os conjuntos de ideias que somadas podem ajudar na prática de ensino, fazendo com que o docente tenha mais clareza nos seus objetivos e no repasse de conteúdos aos seus alunos. O que se deve ensinar? Para quem ensinar? Como avaliar e etc.   todo professor deve ou deveria conhecer estas várias tendências e aproveitar para fazer uma análise e retirar o que é positivo de cada uma delas e aplicar na sua vida profissional.
Concepção renovada não diretiva
          A concepção renovada não diretiva relega à escola o papel de formar atitudes.
 Para isso, esta deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais. A ideia de uma boa educação passa pelo propósito de favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas. Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
          Não existe uma metodologia definida, e sim um empenho do professor em desenvolver meios próprios que facilitem a aprendizagem do educando, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o diálogo.  O professor assume o papel de facilitador e especialista em relações humanas. A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se desnecessária.
          Essa pedagogia apresenta-se mais democrática que a tradicional, baseada na crença de que a relação entre as pessoas pode ser mais justa e sem divisão de classes sociais.
 Assim como a pedagogia tradicional, ela também está presente em nossos dias.
Quadro resumindo a tendência
Tendência
Papel da escola
Conteúdo
método
Professor  X aluno
Aprendiza gem
Manifesta-ções
Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseia-se na busca dos conheci- mentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendiza- gem.
Educação centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relaciona- mento pessoal e autêntico, baseado no respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.

Carl Rogers

Conclusão
          Após a apresentação desta tendência, pude verificar que ela ajuda na construção do processo de ensino- aprendizagem e que se deve juntar as demais tendências e julgar o que se tem de positivo em cada uma delas e procurar aplicar na vida profissional.

Referencias:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário