UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO EM CIÊNCIAS DAS
RELIGIÕES-DCR
DISCIPLINA: Didática
Profª Drª Regina
Rodriguez Bôtto Targino
Aluno: Jorcemar Bezerra de
Albuquerque
Introdução
Este
trabalho de didática visa apresentar a tendência renovada não diretiva, que faz
parte das várias tendências dentro do processo histórico do desenvolvimento da
didática, conhecer cada uma destas tendências é muito
importante no desenvolvimento educacional. Vários educadores tiveram um papel
fundamental neste processo sócio-histórico da didática e no avanço pela
educação de qualidade, desenvolvendo teorias para dar um sentido e uma direção
no processo pedagógico. Aqui me debruçarei na tendência renovada não diretiva e
sua contribuição dentro do processo histórico da didática.
Tendências
pedagógicas
As
tendências pedagógicas contribuem dentro do processo pedagógico, na maneira que
se devem trabalhar todos os conjuntos de ideias que somadas podem ajudar na
prática de ensino, fazendo com que o docente tenha mais clareza nos seus
objetivos e no repasse de conteúdos aos seus alunos. O que se deve ensinar?
Para quem ensinar? Como avaliar e etc. todo professor deve ou deveria conhecer estas
várias tendências e aproveitar para fazer uma análise e retirar o que é
positivo de cada uma delas e aplicar na sua vida profissional.
Concepção
renovada não diretiva
A concepção renovada não diretiva
relega à escola o papel de formar atitudes.
Para isso, esta deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais. A ideia de uma boa educação passa pelo propósito de favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas. Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
Para isso, esta deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais. A ideia de uma boa educação passa pelo propósito de favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas. Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
Não existe uma metodologia definida,
e sim um empenho do professor em desenvolver meios próprios que facilitem a
aprendizagem do educando, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o diálogo. O professor assume o papel de
facilitador e especialista em relações humanas. A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de
transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se
desnecessária.
Essa pedagogia apresenta-se mais
democrática que a tradicional, baseada na crença de que a relação entre as
pessoas pode ser mais justa e sem divisão de classes sociais.
Assim como a pedagogia tradicional, ela também está presente em nossos dias.
Assim como a pedagogia tradicional, ela também está presente em nossos dias.
Quadro
resumindo a tendência
Tendência
|
Papel
da escola
|
Conteúdo
|
método
|
Professor
X aluno
|
Aprendiza
gem
|
Manifesta-ções
|
Tendência
Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova)
|
Formação
de atitudes.
|
Baseia-se
na busca dos conheci- mentos pelos próprios alunos.
|
Método
baseado na facilitação da aprendiza- gem.
|
Educação
centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relaciona- mento
pessoal e autêntico, baseado no respeito.
|
Aprender
é modificar as percepções da realidade.
|
Carl
Rogers
|
Conclusão
Após a apresentação desta tendência,
pude verificar que ela ajuda na construção do processo de ensino- aprendizagem
e que se deve juntar as demais tendências e julgar o que se tem de positivo em
cada uma delas e procurar aplicar na vida profissional.
Referencias:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html
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