SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 3 de março de 2013

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO HOMEM





UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES-DCR
DISCIPLINA: Didática
                      Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque


A FORMAÇÃO DO HOMEM

         Através da formação intelectual o homem pode se desprender das amarras e do jugo opressor, se torna um ser capaz de lutar por seus direitos e transformar a sociedade em que vive. Um homem sem formação educacional é fadado a morrer na ignorância ou viver como um cego para o resto da vida.
         A realidade social influência na formação dos indivíduos, o homem sofre a carga de instruções do meio em que vive. O cidadão é motivado muitas vezes pelos limites onde vive. A realidade social é um fator determinante na sua formação como pessoa, como cidadão. Um olhar geral sobre este individuo que é o agente de transformação social deve ser o de auxilio para seu crescimento, pois uma pessoa que não tem ajuda, auxilio necessário para crescer como pessoa, pode ser fadado a morrer na ignorância. Muitas vezes ele deseja sair da sua realidade, mas a própria sociedade o faz submergir, pois as concorrências são muitas e ele é forçado a viver na base da pirâmide social.
         O processo da formação do homem enquanto sujeito dentro de uma sociedade é muito importante.  Sabemos que o homem, para conviver socialmente precisa aprender a viver com seus semelhantes, necessita de ser educado, aprender a ter comportamentos.
         Valores fundamentais são relevantes, para a vida em sociedade. O individuo que adquire conhecimentos é mais organizado e não se deixa levar por aqueles que desde os tempos remotos escravizavam o ser humano, seja no aspecto, moral ou corporal.
          A canção de Jorge de altinho espelha muito bem estas colocações. Doutor eu não aceito moeda. Desculpe mas não vivo de esmola. Nem quero esta comida duvidosa. Sem validade dentro da minha escola... Eu quero escola para ler e escrever. Também quero me sentir um cidadão... Esta canção retrata muito bem a realidade histórica do ser humano que durante muito tempo passou por dificuldades, podemos assim dizer, por falta de esclarecimento viveu sob o jugo de indivíduos aproveitadores das mentes carentes de uma educação de respeito.
         Através de uma visão histórica, podemos ver que a educação é a saída para a mudança de vida dos indivíduos inseridos dentro de uma sociedade.  Para que a educação se torne fundamental na transformação, é necessário que o indivíduo possa ter uma sensibilidade do seu papel no mundo, e que possa exercer suas responsabilidades.
         Enfim, para terminar esta reflexão, podemos ver que a educação ainda está muito longe do ideal. A muito que ser superado Há inúmeras barreiras a serem transpostas. A Educação tem que ser levada a sério por todos, pois temos uma grande divida social histórica, devido ao não investimento adequado para com a educação que vem de muitos séculos, no qual os detentores do poder utilizavam e ainda hoje utilizam da baixa instrução do povo, para poderem estar no topo da pirâmide social. Tudo isto tem que mudar e só mudará quando o próprio povo se der conta da sua situação e lutar por mudanças sérias. “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire).



 REFERÊNCIA
 < http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/33798/a-influencia-da-sociedade-na-de-formacao-do-individuo-em-face-da-violencia> acessado em 24 de janeiro 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário