SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

EDUCAÇÃO E TOLERÂNCIA SOBRE A PERSPECTIVA DO SAGRADO




 Jorcemar B. Albuquerque*


         O sagrado estar presente na vida do ser humano. Uma das formas de se conviver entre as diversas experiências é através do conhecimento. Conhecendo as diversas experiências pode-se construir uma boa convivência social.
         A educação para a tolerância e o respeito pelo semelhante pode ser construído já na escola onde o espaço de convivência com as diversidades de expressões religiosas é muito forte, contribui para o contato mutuo e também para o estudo aprofundado das religiões. Desde os primórdios o homem sempre buscou respostas para sua existência e desde lá já se sentia atraído por algo sobrenatural. A religião e a noção de religiosidade estão entre nós desde sempre.
         Através dos estudos sobre a diversidade podemos ver a importância de conhecer, aprender e respeitar todas as formas de expressões culturais religiosas. Valorizar estas manifestações possibilita compreender os diferentes modos de viver e conviver, e de como é possível viver no mundo uma cultura de paz.
         O desafio durante muitos anos foi o de ampliar o olhar para que haja uma real mudança nas concepções, à escola pode ser um espaço do saber religioso levando os alunos ao conhecimento, que evoca a capacidade de interagir com as diversas expressões religiosas. Ensinar o saber sobre as diversas religiões nas escolas é um desafio. Uma valorização das diversas manifestações a partir do respeito e de um olhar sobre nós mesmos e nossas pré-concepções e consequente falta de conhecimento, ajudará e muito nas transformações dos pensamentos sobre a religiosidade do outro.

___________________________________________________________________
*Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB
 

2 comentários:

  1. Parabéns Mazinho, pela qualidade do blog e parabéns Thalisson, pelo excelente trabalho e pelo progresso intelectual, acadêmico que você tem alcansado ao longo do curso. Isso prova que o estudo e a dedicação fazem a diferença e que vale a pena se esforçar!

    Abraço,

    Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito Verônica, o mérito é de todos nóes que fazemos o curso Ciências das Religiões e de Professores que nos ajudam muito!

      Excluir