¹ Thalisson Pinto Trindade de Lacerda
O
autor propõe através do texto, evidenciar aspectos sincréticos entre os santos
católicos do catolicismo popular e os orixás das religiões afro brasileiras, construídos
no cenário místico e religioso, nesse sentido o escritor Jorge Amado, destaca a
partir da literatura, concepções culturais da formação do povo presente na
identidade religiosa da sociedade baiana.
Partindo
dessa reflexão o autor percebe que, as religiões em sua diversidade constroem modelos
culturais nas relações estabelecidas nos valores morais e na conduta do
individuo na sua formação humana e social, então transformar a realidade
partindo dos princípios educacionais podem reconstruir novos paradigmas no
combate a intolerância religiosa principalmente conflitos e opressões gerados na
sociedade. Jorge Amado propõe restabelecer pela literatura um novo olhar que seja
alteritario, no intuito de compor novos pensamentos transformados pela educação
étnica, política e social e encontrar dentro da sociedade um espaço para
liberdade igualitária, democrática presentes nos princípios legais e
constitucionais atribuídos ao direito de expressão religiosa ou não religiosa.
Segundo o autor, as obras de Jorge Amado são
repletas de elementos cuja essência está relacionada nas raízes mais profundas
da natureza do fenômeno religioso presente no homem na arte, cinema e na música
popular brasileira. O conhecimento é múltiplo e pode ser encontrado em
dimensões irreais e reais do universo literário, na obra tenda dos milagres,
Jorge Amado buscou construir essas concepções quando ele narrou a perseguição e
a invasão ao terreiro de candomblé na Bahia. Ao desenvolver suas narrativas, o
escritor construiu um cenário semelhante ao real, ou seja, cada obra é
diferente em sua essência, todavia, todas as obras são referências que refletem
na sociedade, principalmente nas relações interpessoais, segundo PRANDI (1975),
Jorge Amado buscava um sincretismo, justamente para compor novos paradigmas pela
formação cultural, e que esse princípio fortaleceria as práticas religiosas a
luz do fenômeno religioso, ou seja, promoveria e transformaria a educação, a
cidadania e a identidade do homem construída no contexto histórico até a
modernidade.
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¹Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB, colaborador do blog
Referências:
PRANDI, Reginaldo. Religião e Sincretismo em Jorge Amado. Salvador. Companhia das
Letras. 1975 p. 47-61
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