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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SÍNTESE DO TEXTO: RELIGIÃO E SINCRETISMO EM JORGE AMADO





¹ Thalisson Pinto Trindade de Lacerda



O autor propõe através do texto, evidenciar aspectos sincréticos entre os santos católicos do catolicismo popular e os orixás das religiões afro brasileiras, construídos no cenário místico e religioso, nesse sentido o escritor Jorge Amado, destaca a partir da literatura, concepções culturais da formação do povo presente na identidade religiosa da sociedade baiana.
Partindo dessa reflexão o autor percebe que, as religiões em sua diversidade constroem modelos culturais nas relações estabelecidas nos valores morais e na conduta do individuo na sua formação humana e social, então transformar a realidade partindo dos princípios educacionais podem reconstruir novos paradigmas no combate a intolerância religiosa principalmente conflitos e opressões gerados na sociedade. Jorge Amado propõe restabelecer pela literatura um novo olhar que seja alteritario, no intuito de compor novos pensamentos transformados pela educação étnica, política e social e encontrar dentro da sociedade um espaço para liberdade igualitária, democrática presentes nos princípios legais e constitucionais atribuídos ao direito de expressão religiosa ou não religiosa.
 Segundo o autor, as obras de Jorge Amado são repletas de elementos cuja essência está relacionada nas raízes mais profundas da natureza do fenômeno religioso presente no homem na arte, cinema e na música popular brasileira. O conhecimento é múltiplo e pode ser encontrado em dimensões irreais e reais do universo literário, na obra tenda dos milagres, Jorge Amado buscou construir essas concepções quando ele narrou a perseguição e a invasão ao terreiro de candomblé na Bahia. Ao desenvolver suas narrativas, o escritor construiu um cenário semelhante ao real, ou seja, cada obra é diferente em sua essência, todavia, todas as obras são referências que refletem na sociedade, principalmente nas relações interpessoais, segundo PRANDI (1975), Jorge Amado buscava um sincretismo, justamente para compor novos paradigmas pela formação cultural, e que esse princípio fortaleceria as práticas religiosas a luz do fenômeno religioso, ou seja, promoveria e transformaria a educação, a cidadania e a identidade do homem construída no contexto histórico até a modernidade.
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¹Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB, colaborador do blog

Referências:
PRANDI, Reginaldo. Religião e Sincretismo em Jorge Amado. Salvador. Companhia das Letras.  1975 p. 47-61

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