SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Síntese do artigo: Círio de Nazaré: agenciamentos, conflitos e negociação da identidade amazônica.




Jorcemar B. Albuquerque¹



     Neste texto o autor procurou mostrar, como a festa do círio de Nazaré começou a ficar complexa. Ele mostra toda uma gama de elementos que foram incorporados ao ritual da festa religiosa, bem como o lado profano da romaria.
     O autor entende que é difícil fazer um estudo desta festa, visto que a mesma etnograficamente mudou muito ao longo dos anos, quem desejar realizar uma pesquisa, deve buscar elementos cada vez mais novos, pois com a grande mistura que há na festa, o pesquisador vai ter que fazer uma depuração da mesma.
     O autor vai destacando em seu trabalho toda a sua visão e contato com esta festa os diversos tipos de romeiros, os comerciantes que se aproveitam da festa para ganhar seu sustento.
      O mesmo destaca com ênfase a toda a antropologia e sociologia da festa, desde a procissão que é disputada por todos, especialmente por aqueles que desejam ir ao lado da santa ou puxando a corda que é um dos grandes símbolos na procissão. A comida que é um momento de festejar também, pois o alimento partilhado em família, com amigos é um sinal de unidade e de alegria por estarem ali juntos para homenagear a santa.
       O autor ainda destaca em seu texto sobre a questão da inculturação de outros elementos por parte dos que participam da festa. Elementos que não fazem parte do catolicismo tradicional, mas são elementos da religiosidade popular, que é um misto de elementos de uma fé e que são transportados para outra e assim a mistura destas formam outra e assim vai se desenvolvendo todo um percurso novo de fé.
        O autor procura neste seu trabalho mostrar a luta pela busca da identidade dentro de uma pluralidade religiosa.

_________________________________________
¹ Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB
 
Referencia 
 LOPES, José Rogério. Círio de Nazaré: agenciamentos, conflitos e negociação da identidade amazônica. Religião & Sociedade. Rio de Janeiro, vol 31, n. 1, jun. 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário