SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 29 de abril de 2012

Encontro aborda o ecumenismo e a nova evangelização



A primeira parte do encontro foi dedicada aos bispos que falaram sobre o ecumenismo e a nova evangelização
Autoridades religiosas, representantes dos novos movimentos, comunidades eclesiais e, ainda, de outras denominações cristãs estão reunidos em Assis, na Itália, num evento que teve início na quarta-feira, 25. Participaram mais de mais de 300 pessoas provenientes de todos os continentes.

A primeira fase do encontro foi dedicada aos Bispos da Igreja que com Celebrações Eucarísticas, palestras e momentos de oração, partilharam o tema: Ecumenismo e a Nova Evangelização. O Brasil foi representado pelo Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Merchiò, e pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Roberto Lopes.

Esteve presente, ainda, o atual Bispo de Taranto, na Itália, Dom Filippo Santoro, que está de volta ao seu país depois de uma experiência de 27 anos no Brasil.

"É um momento de graça e de comunhão, de unidade, seja entre as várias comunidades da fraternidade católica, ligada a Renovação Carismática Católica (RCC) ou ao Movimento carismático em geral, seja com bispos, pastores, de com outras denominações cristas”, destacou Dom Filippo.

Para ele, este ecumenismo, esta unidade entre os movimentos e grupos é um dom do Espírito de Deus, é um sinal do que deve ser a Igreja. “A Igreja, seguindo a orientação do Papa Bento XVI deve dar um sinal da nova evangelização do nosso mundo! O mundo colocou a margem da vida a presença de Deus, a presença de Cristo. De Deus se fala muito, mas cada um invoca a sua maneira. Enquanto que anuncio do cristianismo é que Deus se fez homem e se comunicou, veio ao nosso encontro”, disse.


Promoção da unidade
Entre os representantes de outras religiões está o pastor da Igreja Anglicana, reverendo Tony Palmer, que salientou que é importante e fundamental promover a unidade.

“Se analisamos a Sagrada Escritura, a oração de Jesus, percebemos que devemos ser um para que o mundo possa crer. Na realidade, nossa credibilidade está ligada a unidade que vivemos", enfatizou o pastor anglicano.

No sábado iniciou-se um momento de reflexão direcionado aos leigos, uma conferência internacional motivada pelo tema "Unidos a Cristo por uma Nova Evangelização".

O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, disse acreditar no valor destas comunidades, destas iniciativas para a evangelização e para o renovamento da fé.

“Este momento existe o grande esforço da Igreja de reenvangelizar o mundo, sobretudo, ocidental, que perdeu a fé, suas raízes cristãs. E também o Ano da Fé que o Papa inaugurou deve servir para isso. A Evangelização não acontece somente com palavras, sobretudo com a vida”, destacou Frei Cantalamessa.

O presidente da Fraternidade Católica e membro do Pontifício Conselho para os Leigos, Matteo Calisi, destacou ainda que a Renovação Carismática se desenvolveu nos últimos 40, 50 anos, nas maiores denominações cristãs.

“São 650 milhões de cristãos, um em cada quatro cristãos se ferem a esta experiência da Renovação Carismática e a íntima experiência com Deus chamada batismo no Espírito Santo ou a efusão do Espírito. É obvio que os carismáticos de todas as Igrejas, com a mesma linguagem, a mesma tradição de oração, jeito de falar, de se expressar, veiculam, de carta forma, aquilo que é chamado na Igreja Ecumenismo Espiritual, mencionado no Concílio Vaticano II”.

Segundo Matteo Calisi , os bispos estão explorando possibilidades pastorais e teológicas para fazem avançar processo do ecumenismo de forma prudente.


Disponível em :  http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=286021

Nenhum comentário:

Postar um comentário