SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO DA PROFESSORA SIMONE MALDONADO

É com muita alegria que posto aqui no blog a informação sobre o lançamento do livro da Professora Doutora Simone Maldonado e a grata satisfação de ter sido aluno da mesma, e vejam o quanto curso de Ciências das Religiões- UFPB  tem sido enriquecido com as produções dos nossos mestres e doutores.







Descrição A noção de segredo que preside este livro, não só perpassa as analises aqui contidas, como tem sido considerado o termo mais importante da sociologia do pensador alemão Georg Simmel.
Muito variado em suas indagações sobre o mundo da vida, da constituição da sociedade e os que a compõem, da arte e do amor, Simmel não teve reconhecimento em sua época. No entanto, hoje usufrui de prestígio na academia e na literatura, influenciando o que se escreve e o que se pensa sobre as formas sociais que estudou.
Minha curiosidade sobre o pensamento simmeliano, nasceu por ocasião do doutorado na UnB sob orientação do Prof. Dr. Gustavo Sérgio Lins Ribeiro e posteriormente no pós-doutorado na USP com o prof. Dr. Antonio Mourão.
De tal modo vigorosos e elucidativos, os textos de Simmel aqui contidos evidenciam como o seu pensamento e a sua obra contribuem para o entendimento da sociedade e para inúmeros estudos feitos na atualidade, inclusive artigos e livros sobre o fenômeno ciber.
Utilizei seus pensamentos sob de um ponto de vista antropológico, ao estudar comportamentos, linguagens, estratégias náuticas e pesqueiras em comunidades do litoral nordestino. O segredo perpassa ações sociais e as socialidades no meio pesqueiro, desde o ancoradouro dos botes até os pontos de abundancia de peixes, estendendo-se também ao mercado e às relações familiares e vicinais. Para proceder à análise dos meus dados, debrucei-me sobre as teorias desse fenômeno presente ao modo simmeliano sempre que há sociedade.
O conceito de segredo vai além dos componentes de confiança, de ocultação, de revelação, inscrevendo-se também em formas sociais de distribuição e administração da informação e do conhecimento. Simmel a ele se refere como condição da existência e do funcionamento da própria sociedade, dos grupos sociais (Zweckverbanden). Ao falar de espaço, Simmel remete à noção de Stimmung, a subjetividade humana que confere valor e se liga à beleza das paisagens e das obras de arte.
Sentidos, Segredos é feito de artigos e digressões de Simmel sobre a constituição da sociedade, sobre a institucionalidade do segredo, o sentido do adorno e o comportamento de tipos sociais como o avarento e o esbanjador.
Este livro tem o objetivo de viabilizar aos leitores peças da sociologia simmeliana ate agora não traduzidos para o português.


Simone Carneiro Maldonado

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (1991), Pós-doutora em Sociologia pela USP (1993), Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1979), Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (1967). Atualmente é prof. adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba (aposentada) e credenciada como professora voluntária no programa de pós-graduação em Sociologia (PPGS- CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Concentração na área de Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: pescadores, imaginário popular, espaço, turismo, comunicação e novas tecnologias, Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário