SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Educação hoje


 Trechos de trabalho apresentado na disciplina de Fundamentos Antropofilosóficos da Educação





                A educação é algo que deve ser tratado seriamente.  Fato que à escola não está sendo um espaço de troca de informações, um local onde se faz reflexão por parte de quem é responsável em transmitir o conhecimento teórico e ao mesmo tempo este transmissor absorver também o que o aluno tem a dizer. Não está havendo uma troca recíproca. É certo que somos responsáveis enquanto sociedade pelas consequências educativas das nossas ações, também faz parte disso o governo e os educadores. O que nos leva a concluir que precisamos de uma mobilização da parte de todos em favor de uma verdadeira educação, que leve o homem a pensar sobre sua vida, refletindo, criando, saindo da ilusão de conceitos únicos, que possa o mesmo ser livre para escolher o seu caminho. É necessário o homem passar por um processo educacional que o leve a uma autonomia de pensamento, para que o mesmo tome suas próprias decisões. Trazer o ser humano a luz é um dos grandes desafios hoje, a escola deve ser um espaço de construção de conhecimento e não um simples local de repetição de palavras. 
                O pós- modernismo que segundo Jean Baudrillard, vive uma orgia e sua influência no espaço educacional e social hoje. O mundo parece que está numa verdadeira guerra de informações, tudo rápido um verdadeiro bombardeio de notícias, os meios de comunicação muito ágeis em repassar com destaque tudo o que permeia a sociedade, sejam crimes, as corrupções as crueldades etc. os valores que são repassados na escola ou pela família tais como: ética, mora, casamento, religião estão sendo colocados de lado por um novo tipo de comportamento que é o mercado do consumo, da produção.
                Estamos vivenciando um tempo de individualismo, esquecendo a solidariedade para com o outro, o ser humano esta sendo instruído para competir, estão esquecendo os valores que às vezes não conseguiram absorver, o que importa é o ter, o poder a autossuficiência. Correr para usufruir o máximo do prazer sendo assim tudo vale. A preocupação é grande hoje, pois as pessoas passam por cima umas das outras para conseguir seus objetivos sem se constranger ou se sentir culpados. Será que conseguiremos visualizar uma luz no fim do túnel? O que fazer após tudo isto?.

 
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
DISCIPLINA: Fundamentos Antropo filosóficos da Educação
Prof. Dr. José de Arimáteia Fontes
Alunos: Jorcemar Bezerra de Albuquerque
             Thalison Pinto Trindade
2011.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário