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terça-feira, 8 de maio de 2012

O USO DO PROSELITISMO DENTRO DO ENSINO RELIGIOSO E A IMPORTÂNCIA DA ALTERIDADE E DA LAICIDADE.


 

Artigo apresentado no congresso do SOTER 2011 pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Ciências Das Religiões, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba : Rita Francisco de Oliveira, Thalisson Pinto Trindade De Lacerda, Verônica Maria Silva

ABAIXO O RESUMO E A CONCLUSÃO  DESTE  BRILHANTE TRABALHO, PARA CONHECER  E APROFUNDAR SOBRE O ARTIGO ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL DOS ACADÊMICOS : thalisson_pinto@hotmail.com

RESUMO
A emergência das Ciências das Religiões e a formação específica para o magistério do Ensino Religioso tem nos conduzido à reflexão sobre o uso do proselitismo por parte dos professores da disciplina nas escolas. Dessa reflexão surgiu o presente artigo. Destacamos a necessidade do respeito à diversidade, ou seja, do uso da alteridade como base fundamental para uma mudança de paradigma dentro do ensino religioso, como também a importância da laicidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de analisar o uso do proselitismo e suas consequências dentro do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Proselitismo. Alteridade. Laicidade.


 
 CONCLUSÃO

O proselitismo é um comportamento que já não tem mais espaço dentro do Ensino religioso. As mudanças de paradigma são reais e crescentes. Aquele educador que insiste em permanecer com a mente fechada para estas mudanças, infelizmente vai ficar a margem do caminho.
A alteridade e a laicidade caminham de mãos dadas na busca desta transformação. Juntamente com a tolerância, a generosidade, o respeito pelo outro, a humildade e a boa vontade, grandes feitos poderão ser realizados em prol de uma melhor educação e de um Ensino Religioso mais holístico.
A base para este grande salto se chama educação. E para se implementar uma educação de qualidade se faz necessário a formação específica para o magistério do Ensino Religioso.  Para isto, estão sendo formados e qualificados os Cientistas das religiões, os quais, certamente farão a diferença dentro deste contexto, principalmente quando se conscientizarem de que eles também precisam se educar... Que o início da renovação depende deles e não do aluno... Que, o que ele ensina não está só no que ele diz, mas especialmente no que ele faz... E, quando o seu exemplo, suas atitudes, e o seu comportamento forem pautados na ética e no respeito mútuo, que são ações básicas e fundamentais para a conquista de um aluno de melhor qualidade, então, consequentemente teremos na sociedade homens mais virtuosos, justos, altruístas e fraternos.
Leonardo Boff na sua palestra proferida durante o Fórum Social Mundial, realizado em Belém do Pará, em janeiro de 2009, diz:
Promover a ecologia do cuidado, que zela pelos interesses de toda a comunidade de vida. Coexistir com respeito, cooperação e harmonia com os demais moradores deste pequeno planeta, - animais, vegetais, seres humanos. A interculturalidade, o encontro com outras tradições, outras culturas, enriquece a nossa visão do mundo e da vida. Ter olhos para os que são diferentes. Ter ouvidos para sua voz, as suas melodias, canções, histórias. Habitamos todos uma casa comum. Temos uma origem comum e, certamente, um mesmo destino comum. As tantas flores, com suas cores e formas distintas. Diferenças superficiais, pois a terra que as nutre e sustenta é uma. Um único sopro as anima, conferindo-lhes significado, sentido e vida. (BOFF, 2009.)
Quando nós, seres humanos, colocarmos em prática o precioso código de ética “Fazer ao outro o que gostaríamos que o outro nos fizesse”, então todas as relações sociais se tornarão mais humanas e igualitárias, porque serão regidas pelo amor incondicional, item indispensável para a vivência na nova era.
Certamente, o assunto abordado está longe de ser esgotado. Entretanto, procuramos dar a nossa pequena contribuição e esperamos que muitos outros sigam o nosso exemplo, pois, o futuro da educação depende do esforço, da dedicação, da iniciativa, da vontade de fazer o melhor e principalmente da coragem de todos nós. 


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