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"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



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domingo, 3 de março de 2013

A tendência renovada não diretiva ( trabalho de didática)



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES-DCR
DISCIPLINA: Didática
                      Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque


Introdução 
          Este trabalho de didática visa apresentar a tendência renovada não diretiva, que faz parte das várias tendências dentro do processo histórico do desenvolvimento da didática,          conhecer cada uma destas tendências é muito importante no desenvolvimento educacional. Vários educadores tiveram um papel fundamental neste processo sócio-histórico da didática e no avanço pela educação de qualidade, desenvolvendo teorias para dar um sentido e uma direção no processo pedagógico. Aqui me debruçarei na tendência renovada não diretiva e sua contribuição dentro do processo histórico da didática.
 Tendências pedagógicas  
          As tendências pedagógicas contribuem dentro do processo pedagógico, na maneira que se devem trabalhar todos os conjuntos de ideias que somadas podem ajudar na prática de ensino, fazendo com que o docente tenha mais clareza nos seus objetivos e no repasse de conteúdos aos seus alunos. O que se deve ensinar? Para quem ensinar? Como avaliar e etc.   todo professor deve ou deveria conhecer estas várias tendências e aproveitar para fazer uma análise e retirar o que é positivo de cada uma delas e aplicar na sua vida profissional.
Concepção renovada não diretiva
          A concepção renovada não diretiva relega à escola o papel de formar atitudes.
 Para isso, esta deve estar mais preocupada com os aspectos psicológicos do que com os aspectos pedagógicos ou sociais. A ideia de uma boa educação passa pelo propósito de favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas. Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
          Não existe uma metodologia definida, e sim um empenho do professor em desenvolver meios próprios que facilitem a aprendizagem do educando, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o diálogo.  O professor assume o papel de facilitador e especialista em relações humanas. A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se desnecessária.
          Essa pedagogia apresenta-se mais democrática que a tradicional, baseada na crença de que a relação entre as pessoas pode ser mais justa e sem divisão de classes sociais.
 Assim como a pedagogia tradicional, ela também está presente em nossos dias.
Quadro resumindo a tendência
Tendência
Papel da escola
Conteúdo
método
Professor  X aluno
Aprendiza gem
Manifesta-ções
Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseia-se na busca dos conheci- mentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendiza- gem.
Educação centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relaciona- mento pessoal e autêntico, baseado no respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.

Carl Rogers

Conclusão
          Após a apresentação desta tendência, pude verificar que ela ajuda na construção do processo de ensino- aprendizagem e que se deve juntar as demais tendências e julgar o que se tem de positivo em cada uma delas e procurar aplicar na vida profissional.

Referencias:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html






REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO HOMEM





UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES-DCR
DISCIPLINA: Didática
                      Profª Drª Regina Rodriguez Bôtto Targino
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque


A FORMAÇÃO DO HOMEM

         Através da formação intelectual o homem pode se desprender das amarras e do jugo opressor, se torna um ser capaz de lutar por seus direitos e transformar a sociedade em que vive. Um homem sem formação educacional é fadado a morrer na ignorância ou viver como um cego para o resto da vida.
         A realidade social influência na formação dos indivíduos, o homem sofre a carga de instruções do meio em que vive. O cidadão é motivado muitas vezes pelos limites onde vive. A realidade social é um fator determinante na sua formação como pessoa, como cidadão. Um olhar geral sobre este individuo que é o agente de transformação social deve ser o de auxilio para seu crescimento, pois uma pessoa que não tem ajuda, auxilio necessário para crescer como pessoa, pode ser fadado a morrer na ignorância. Muitas vezes ele deseja sair da sua realidade, mas a própria sociedade o faz submergir, pois as concorrências são muitas e ele é forçado a viver na base da pirâmide social.
         O processo da formação do homem enquanto sujeito dentro de uma sociedade é muito importante.  Sabemos que o homem, para conviver socialmente precisa aprender a viver com seus semelhantes, necessita de ser educado, aprender a ter comportamentos.
         Valores fundamentais são relevantes, para a vida em sociedade. O individuo que adquire conhecimentos é mais organizado e não se deixa levar por aqueles que desde os tempos remotos escravizavam o ser humano, seja no aspecto, moral ou corporal.
          A canção de Jorge de altinho espelha muito bem estas colocações. Doutor eu não aceito moeda. Desculpe mas não vivo de esmola. Nem quero esta comida duvidosa. Sem validade dentro da minha escola... Eu quero escola para ler e escrever. Também quero me sentir um cidadão... Esta canção retrata muito bem a realidade histórica do ser humano que durante muito tempo passou por dificuldades, podemos assim dizer, por falta de esclarecimento viveu sob o jugo de indivíduos aproveitadores das mentes carentes de uma educação de respeito.
         Através de uma visão histórica, podemos ver que a educação é a saída para a mudança de vida dos indivíduos inseridos dentro de uma sociedade.  Para que a educação se torne fundamental na transformação, é necessário que o indivíduo possa ter uma sensibilidade do seu papel no mundo, e que possa exercer suas responsabilidades.
         Enfim, para terminar esta reflexão, podemos ver que a educação ainda está muito longe do ideal. A muito que ser superado Há inúmeras barreiras a serem transpostas. A Educação tem que ser levada a sério por todos, pois temos uma grande divida social histórica, devido ao não investimento adequado para com a educação que vem de muitos séculos, no qual os detentores do poder utilizavam e ainda hoje utilizam da baixa instrução do povo, para poderem estar no topo da pirâmide social. Tudo isto tem que mudar e só mudará quando o próprio povo se der conta da sua situação e lutar por mudanças sérias. “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire).



 REFERÊNCIA
 < http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/33798/a-influencia-da-sociedade-na-de-formacao-do-individuo-em-face-da-violencia> acessado em 24 de janeiro 2013.

domingo, 2 de dezembro de 2012

II Seminario Vedelicet de Ciências e histórias das Religiões










O grupo de Pesquisa Videlicet, realizou o II seminário de Ciências e Historias das Religiões, nos dias 26 a 28 de novembro, trazendo como tema as hermenêuticas instauradoras no estudo das religiões. Participaram do seminário professores renomados a exemplo de:

Valmor da Silva, professor da PUC-GO, Presidente de SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), [
Gilbraz Aragão, Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Vice-Presidente da Associação Nacional das Pós-Graduações em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE),

Marga Stroher, Coordenadora do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da SDH/Presidência da República,
Danielle Pitta, Professora do Núcleo de Estudos do Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Ylê Setí do Imaginário,

Sonia Siqueira, Professora da Universidade de São Paulo (USP), fundadora dos modernos estudos inquisitoriais no Brasil

Sylvana Brandão, Professora do Doutorado em História da Universidade Federal de Pernambuco, ex-presidente da Comissão de Estudos de História da Igreja da América Latina (CEHILA).




Participação de alunos no evento, alguns falaram para o blog. 

Verônica (acadêmica da licenciatura em Ciências das Religiões - UFPB): 


O videlicit é um evento de fundamental importância para todos nós, alunos de Ciências das religiões em especial, pois sua abordagem é focada, de um modo geral, nas disciplinas oferecidas a esta licenciatura. Aproveito para parabenizar os organizadores, voluntários e participantes de tão brilhante evento. 

Rivânia (acadêmica da licenciatura em Ciências das Religiões - UFPB):


O seminário Videlicit foi de uma riqueza impar na escolha de suas conferências, pude participar apenas no horário da noite, mesmo assim, posso dizer que foi de grande contribuição para nossa visão ampliar-se e estar atualizada. Gostaria de destacar as palestras de Valmor da Silva PUC-GO e de Jonatas Meneses UFS, que foram fundamentais em compreensão e de conteúdo.






O seminário foi um sucesso tanto pela presença dos palestrantes e de todos que se empenharam, como voluntários, para que todos os trabalhos fossem realizados, vai aqui de nosso blog de Ciências das Religiões,nossos votos de aplausos a todos eles e ao Prof° Dr° Carlos André, pela sua iniciativa de trazer um evento deste porte para nossa UFPB.