Prof. Thalisson Pinto Trindade de Lacerda*
1.
Reflita sobre as situações de exame ou
de avaliação pelas quais você já passou em sua vida acadêmica. Existe alguma
semelhança com a situação apontada no texto acima?
Sim,
durante minha formação na educação básica e acadêmica alguns professores se
utilizaram de métodos tradicionais para indução de conteúdos sem contexto
algum, sobretudo, esta avaliação como uma crença de acertos de contas. Esta
insuficiência pedagógica e epistemológica a formação do professor permitiu que
este “exame” realizado cobrasse do discente apenas o ‘ decoreba’ do conteúdo
apresentado em sala.
Neste contexto,
duas implicações podem ser um exemplo desse processo na
educação básica e acadêmica apresentado no texto; decorar as 10 questões de
história para avaliação e assistir um revisão para a prova e estudar o conteúdo
para uma avaliação totalmente diferente do que foi apresentado em sala.
Vejamos como podemos melhorar esse processo
educacional e acadêmico, visando à responsabilidade e a crença cultural no
contexto da avaliação e da auto avaliação entre professor – aluno- ensino –
aprendizagem.
2.
Discuta com seus colegas sobre a
importância das avaliações as quais vocês foram submetidos no ensino básico e
as contribuições das mesmas para o atual processo de formação em que você se encontra.
Faça os apontamentos e depois elabore um texto destacando as impressões
positivas e as negativas sobre a avaliação.
Com
os estudos realizados durante as aulas de avaliação da aprendizagem percebemos os
diferentes modelos de avaliação, além das implicações positivas e negativas que
este modelo causa com a avaliação. Sejam eles, a prática somente de um exame
como avalição tradicional ou a perspectiva construtivista estabelecida na
reflexão do dialogo, exposição das ideias que possam melhorar a participação de
todos na avaliação flexível ao contexto sócio cultural.
É
neste contexto como professor que precisamos transformar nossas impressões
negativas da avaliação, desconsiderando o ‘exame’ como única técnica pedagógica
a ser aplicada em sala de aula, sobretudo, como uma ‘camisa de força’.
3.
Neste momento você já tem elementos para
refletir sobre a necessidade de mudanças nas práticas avaliativas no sentido de
torná-las significativas para o atual contexto. Reflita sobre modelos de
avaliação seguidos em algumas escolas nos quais a nota foi substituída por
conceitos. Esta mudança é suficiente para atender os novos desafios
educacionais? Por quê?
Não
é uma técnica suficiente para atender a todos os novos desafios educacionais,
mas pode trazer resultados satisfatórios, sobretudo para a educação. Por
exemplo: esse uso do conceito em todas as disciplinas pode fortalecer as
praticas para uma reflexão deste ensino e promover um debate entre esse
processo educativo com a formação democrática deste sujeito consciente. Mas é
preciso uma mudança significativa entre a prática do professor e um projeto
nacional na legislação que assegure essa avaliação com a técnica a ser
aplicada.
4.
Releia atentamente os modelos de
avaliação e elabore um pequeno texto identificando também as vantagens e as
desvantagens de cada um deles. Em seguida, elabore questão para fins de
avaliação sobre cada modelo na perspectiva dos mesmos.
Segundo
os modelos de avaliação a prática do professor com a técnica na elaboração da
avaliação é fundamental para o aprendizado do aluno, entretanto, precisamos
fazer uma reflexão das vantagens e desvantagens de cada modelo com a prática
educativa.
O
primeiro é o modelo psicométrico que tem como paradigma fundamental o
empirismo. Com o advento do século XX este modelo construiu uma prática de
repetição estabelecida com base no comportamento do aluno e na valorização de
testes, prova de múltipla escolha etc.
A vantagem desse modelo é a produção
repetitiva de conteúdo, ou seja, deixa o aluno apto para a experiência no
processo de ensino – leitura e memória. A desvantagem é usar apenas esse modelo
como única maneira de produção educativa e deixando as margens outros,
inclusive o sistêmico.
Este modelo apresenta-se na
década de 1960 com a formação de nova teoria para aprendizagem, ou seja, a
avaliação sistêmica preocupa-se com os instrumentos pedagógicos para o ensino,
porém essa aprendizagem segundo o texto detecta
as dificuldades e resolver os problemas do que a verificar os resultados da
aprendizagem.
Mesmo
com este progresso sistemático, interpretar o contexto da diversidade cultural
e da aprendizagem, não ocorre como relação direta ao cotidiano e as condições que esta relação ocorre. Sendo
assim a vantagem deste modelo esta na organização dos instrumentos pedagógicos
para a aprendizagem com a seleção de critérios para avaliação, já a desvantagem
é a ausência de solucionar os problemas do cotidiano escolar como os resultados
da aprendizagem do aluno.
Mais o último modelo comunicativo ou
psicossocial corresponde à construção do ser social, facilita a qualidade na
comunicação social entre professor – aluno. Segundo o texto, este modelo
desenvolve no aluno o senso da auto avaliação e da produção autônoma da
aprendizagem. Temos como vantagem, a orientação, o contato direto entre o
professor- aluno e a valorização da avaliação como significativa a ser aplicada
como esta finalidade. Nas desvantagens
existem a falta desse modelo nas escolas e as lacunas referentes à qualidade
dos recursos pedagógicos que este modelo precisa para ser utilizados pelo
professor na sala de aula.
Para
reflexão da avaliação, vejamos três questões referentes aos modelos;
1)
O que é pré-história?
Comentário: essa
pergunta é objetiva e requer apenas do aluno a ‘memorização’ deste conteúdo
para ser apresentado nesta questão. (modelo psicométrico)
2)
Em
1824 no império brasileiro o Ensino Religioso (ER) foi considerado confessional
nas escolas com a catequese, nos dias atuais essa prática ainda existe, porém
sendo trabalhada para que o respeito à diversidade cultural e religiosa possam
ser utilizados com os instrumentos pedagógicos para a formação de uma cultura
tolerante.
De
acordo com o texto, faça uma análise apenas da diferença entre a prática deste
Ensino Religioso no passado e o presente do ER para a sua formação pedagógica.
Comentário:
está pergunta exige apenas do discente uma análise entre a prática deste ER no
passado e no presente.
3)
Observe
a ilustração e Leia o texto abaixo:
Há 200 anos como manda a tradição da nossa
cidade, no último sábado do mês de novembro, romeiros da romaria da penha se
reúnem no inicio da noite na Igreja nossa senhora de Lurdes no centro da cidade
com direção à praia da penha percorrendo 14 km de trajeto. Esta festividade
reúne mais de 300 mil pessoas na cidade de João Pessoa.
Baseado no texto
apresente argumentos favoráveis ou contrários desta romaria para a nossa
cidade.
Comentário: essa
questão além de ser contextualizada apresenta implicações regionais,
significativa para que o aluno responda com base no texto, mais com a opinião
sobre essa religiosidade popular. Essa questão aproxima-se do modelo
(comunicativo ou psicossocial)
1.
Até aqui foram apresentados modelos e
critérios para a construção do processo avaliativo. Qual a importância de
conhecer todos estes modelos para a qualidade na educação?
Neste
contexto, conhecer todos os modelos garantir a oportunidade de pratica-los na
avaliação além de estuda-los para alterna-los na técnica de ensino, é
necessário que as escolas públicas ou privadas reproduzam esse conhecimento
para a qualidade á educação para a cidadania com a formação do projeto politico
pedagógico – (PPP) deste sistema de ensino.
2.
Releia o texto aqui apresentado, aponte
suas possíveis dúvidas e em seguida faça um texto no qual você aponte as
dificuldades e as facilidades para mudanças nos modelos tradicionais de
avaliação.
Com
a leitura do texto, ficou explícito a concepção das autoras sobre o processo de
avaliação da aprendizagem e a perspectiva dos modelos para a construção de
resultados significativos para a avaliação. Entretanto, neste contexto,
precisamos estuda-los e aborda-los na formação acadêmica, e assegura-las neste
novo tempo em que o processo educacional precisa atender as mudanças do
conhecimento cultural da sociedade moderna.
Com
as leituras desta natureza, podemos com o modelo psicométrico, sistemático, e
comunicativo, ou psicossocial, e outras técnicas que possam existir, conduzir estratégias
para que este processo seja acompanhado diariamente nas escolas e cobrar deste
professor tradicional uma reciclagem técnica e metodológica da
avaliação nesta nova dimensão pedagógica que ajudaram na reflexão.
_______________________________________________________
1- Thalisson Pinto Trindade de Lacerda é Professor Licenciado em Ciências das Religiões
2-Atividade
apresentada à Professora Drª Sonia Pimenta, docente da disciplina de Avaliação
da Aprendizagem.
3-Questões e texto disponíveis em: <http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Didatica_Ensino_Geografia/Di_En_Geo_A09_VIZ_GR_291208.indd.pdf>
3-Questões e texto disponíveis em: <http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Didatica_Ensino_Geografia/Di_En_Geo_A09_VIZ_GR_291208.indd.pdf>
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