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quarta-feira, 23 de abril de 2014

TEORIAS E PRÁTICAS SOBRE AVALIAÇÃO: REFLEXÃO NA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM




Prof. Thalisson Pinto Trindade de Lacerda*



1.    Reflita sobre as situações de exame ou de avaliação pelas quais você já passou em sua vida acadêmica. Existe alguma semelhança com a situação apontada no texto acima?

Sim, durante minha formação na educação básica e acadêmica alguns professores se utilizaram de métodos tradicionais para indução de conteúdos sem contexto algum, sobretudo, esta avaliação como uma crença de acertos de contas. Esta insuficiência pedagógica e epistemológica a formação do professor permitiu que este “exame” realizado cobrasse do discente apenas o ‘ decoreba’ do conteúdo apresentado em sala.
Neste contexto, duas implicações podem ser um exemplo desse processo na educação básica e acadêmica apresentado no texto; decorar as 10 questões de história para avaliação e assistir um revisão para a prova e estudar o conteúdo para uma avaliação totalmente diferente do que foi apresentado em sala.
 Vejamos como podemos melhorar esse processo educacional e acadêmico, visando à responsabilidade e a crença cultural no contexto da avaliação e da auto avaliação entre professor – aluno- ensino – aprendizagem.

2.    Discuta com seus colegas sobre a importância das avaliações as quais vocês foram submetidos no ensino básico e as contribuições das mesmas para o atual processo de formação em que você se encontra. Faça os apontamentos e depois elabore um texto destacando as impressões positivas e as negativas sobre a avaliação.

Com os estudos realizados durante as aulas de avaliação da aprendizagem percebemos os diferentes modelos de avaliação, além das implicações positivas e negativas que este modelo causa com a avaliação. Sejam eles, a prática somente de um exame como avalição tradicional ou a perspectiva construtivista estabelecida na reflexão do dialogo, exposição das ideias que possam melhorar a participação de todos na avaliação flexível ao contexto sócio cultural.
É neste contexto como professor que precisamos transformar nossas impressões negativas da avaliação, desconsiderando o ‘exame’ como única técnica pedagógica a ser aplicada em sala de aula, sobretudo, como uma ‘camisa de força’.



3.    Neste momento você já tem elementos para refletir sobre a necessidade de mudanças nas práticas avaliativas no sentido de torná-las significativas para o atual contexto. Reflita sobre modelos de avaliação seguidos em algumas escolas nos quais a nota foi substituída por conceitos. Esta mudança é suficiente para atender os novos desafios educacionais? Por quê?

Não é uma técnica suficiente para atender a todos os novos desafios educacionais, mas pode trazer resultados satisfatórios, sobretudo para a educação. Por exemplo: esse uso do conceito em todas as disciplinas pode fortalecer as praticas para uma reflexão deste ensino e promover um debate entre esse processo educativo com a formação democrática deste sujeito consciente. Mas é preciso uma mudança significativa entre a prática do professor e um projeto nacional na legislação que assegure essa avaliação com a técnica a ser aplicada.

4.    Releia atentamente os modelos de avaliação e elabore um pequeno texto identificando também as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Em seguida, elabore questão para fins de avaliação sobre cada modelo na perspectiva dos mesmos.

Segundo os modelos de avaliação a prática do professor com a técnica na elaboração da avaliação é fundamental para o aprendizado do aluno, entretanto, precisamos fazer uma reflexão das vantagens e desvantagens de cada modelo com a prática educativa.
O primeiro é o modelo psicométrico que tem como paradigma fundamental o empirismo. Com o advento do século XX este modelo construiu uma prática de repetição estabelecida com base no comportamento do aluno e na valorização de testes, prova de múltipla escolha etc.
  A vantagem desse modelo é a produção repetitiva de conteúdo, ou seja, deixa o aluno apto para a experiência no processo de ensino – leitura e memória. A desvantagem é usar apenas esse modelo como única maneira de produção educativa e deixando as margens outros, inclusive o sistêmico.
               Este modelo apresenta-se na década de 1960 com a formação de nova teoria para aprendizagem, ou seja, a avaliação sistêmica preocupa-se com os instrumentos pedagógicos para o ensino, porém essa aprendizagem segundo o texto detecta as dificuldades e resolver os problemas do que a verificar os resultados da aprendizagem.
Mesmo com este progresso sistemático, interpretar o contexto da diversidade cultural e da aprendizagem, não ocorre como relação direta ao cotidiano e as condições que esta relação ocorre. Sendo assim a vantagem deste modelo esta na organização dos instrumentos pedagógicos para a aprendizagem com a seleção de critérios para avaliação, já a desvantagem é a ausência de solucionar os problemas do cotidiano escolar como os resultados da aprendizagem do aluno.
 Mais o último modelo comunicativo ou psicossocial corresponde à construção do ser social, facilita a qualidade na comunicação social entre professor – aluno. Segundo o texto, este modelo desenvolve no aluno o senso da auto avaliação e da produção autônoma da aprendizagem. Temos como vantagem, a orientação, o contato direto entre o professor- aluno e a valorização da avaliação como significativa a ser aplicada como esta finalidade.  Nas desvantagens existem a falta desse modelo nas escolas e as lacunas referentes à qualidade dos recursos pedagógicos que este modelo precisa para ser utilizados pelo professor na sala de aula.
Para reflexão da avaliação, vejamos três questões referentes aos modelos;
1)     O que é pré-história?
Comentário: essa pergunta é objetiva e requer apenas do aluno a ‘memorização’ deste conteúdo para ser apresentado nesta questão. (modelo psicométrico)
2)         Em 1824 no império brasileiro o Ensino Religioso (ER) foi considerado confessional nas escolas com a catequese, nos dias atuais essa prática ainda existe, porém sendo trabalhada para que o respeito à diversidade cultural e religiosa possam ser utilizados com os instrumentos pedagógicos para a formação de uma cultura tolerante.
De acordo com o texto, faça uma análise apenas da diferença entre a prática deste Ensino Religioso no passado e o presente do ER para a sua formação pedagógica.
Comentário: está pergunta exige apenas do discente uma análise entre a prática deste ER no passado e no presente.
3)         Observe a ilustração e Leia o texto abaixo:
 








 Há 200 anos como manda a tradição da nossa cidade, no último sábado do mês de novembro, romeiros da romaria da penha se reúnem no inicio da noite na Igreja nossa senhora de Lurdes no centro da cidade com direção à praia da penha percorrendo 14 km de trajeto. Esta festividade reúne mais de 300 mil pessoas na cidade de João Pessoa.
Baseado no texto apresente argumentos favoráveis ou contrários desta romaria para a nossa cidade.
Comentário: essa questão além de ser contextualizada apresenta implicações regionais, significativa para que o aluno responda com base no texto, mais com a opinião sobre essa religiosidade popular. Essa questão aproxima-se do modelo (comunicativo ou psicossocial)
   
1.    Até aqui foram apresentados modelos e critérios para a construção do processo avaliativo. Qual a importância de conhecer todos estes modelos para a qualidade na educação?
Neste contexto, conhecer todos os modelos garantir a oportunidade de pratica-los na avaliação além de estuda-los para alterna-los na técnica de ensino, é necessário que as escolas públicas ou privadas reproduzam esse conhecimento para a qualidade á educação para a cidadania com a formação do projeto politico pedagógico – (PPP) deste sistema de ensino.

2.    Releia o texto aqui apresentado, aponte suas possíveis dúvidas e em seguida faça um texto no qual você aponte as dificuldades e as facilidades para mudanças nos modelos tradicionais de avaliação.

Com a leitura do texto, ficou explícito a concepção das autoras sobre o processo de avaliação da aprendizagem e a perspectiva dos modelos para a construção de resultados significativos para a avaliação. Entretanto, neste contexto, precisamos estuda-los e aborda-los na formação acadêmica, e assegura-las neste novo tempo em que o processo educacional precisa atender as mudanças do conhecimento cultural da sociedade moderna.
Com as leituras desta natureza, podemos com o modelo psicométrico, sistemático, e comunicativo, ou psicossocial, e outras técnicas que possam existir, conduzir estratégias para que este processo seja acompanhado diariamente nas escolas e cobrar deste professor tradicional uma reciclagem técnica e metodológica da avaliação nesta nova dimensão pedagógica que ajudaram na reflexão.  
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1- Thalisson Pinto Trindade de Lacerda é Professor Licenciado em Ciências das Religiões
2-Atividade apresentada à Professora Drª Sonia Pimenta, docente da disciplina de Avaliação da Aprendizagem.
3-Questões e texto disponíveis em: <http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Didatica_Ensino_Geografia/Di_En_Geo_A09_VIZ_GR_291208.indd.pdf>




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