SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 23 de abril de 2014

FICHA DE RESUMO DE CONTEÚDO- FRC DO TEXTO : ESPIRITUALIDADE BASEADA EM EVIDÊNCIAS.




Prof. Thalisson Pinto Trindade de Lacerda*




1.    Identificação do texto:

SAAD, Marcelo; MASIERO, Danilo; BATTISTELLA, Linamara Rizzo. Espiritualidade baseada em evidências. HC FMUSP, Revista: Acta Fisiátrica. n. 3Vol 8.

2.  Idéia (s) principal (ais) do texto:
 Identificamos no texto: A espiritualidade e a saúde em evidências terapêuticas; o tratamento clínico e espiritual com pacientes e o crescente número de produções científicas e projetos desta natureza.  
3. Argumento (s) principal (ais) do texto:
Espitualidade pode ser entendida, como um sistema de crenças que enfoca elementos intangíveis, que transmite vitalidade e significado a eventos da vida. (SAAD; MASIERO; BATTISTELLA).
Os profissionais da saúde já contam com indicações científicas do beneficio da exploração da espiritualidade na programação terapêutica de virtualmente de qualquer doença. O presente artigo cita os trabalhos mais relevantes sobre o assunto. (SAAD; MASIERO; BATTISTELLA).
Exemplo: Carroll², 1993 100 alcoólatras em tratamento. (Aspectos espiritualistas foram associados a tempo de sobriedade e número de comparecimento de sessões).
Então é plenamente reconhecido que a saúde de indivíduos é determinada pela interação de fatores físicos, mentais, sociais e espirituais. (SAAD; MASIERO; BATTISTELLA).


4.  Seu Comentário pessoal sobre o conteúdo do texto:
 De acordo com a leitura do texto compreendemos que, nas ciências da saúde estão abordando o tema da espiritualidade com relevantes estudos. Sendo assim, os autores comprovam o significado desse conteúdo multidisciplinar baseado em experiências de vida e espiritual. . Sobretudo, ampliando este mesmo estudo para realização de projetos e artigos científicos para tal intento.
    
 _______________________________________________________________
*Prof. Thalisson Pinto Trindade de Lacerda é Licenciado em Ciências das religiões- UFPB.
Colaborador do nosso blog

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário