Jorcemar Bezerra de Albuquerque¹
Resumo
O
tema sobre Ensino Religioso nas escolas é um tema muito importante a ser
debatido, pesquisado e analisado. A teoria X a Prática dentro desta área do
conhecimento é um grande embate, pois muitas vezes os profissionais da área não
conseguem fazer uma junção entre o que se Foi teorizado e praticar dentro do
espaço escolar o que realmente aprendeu no espaço acadêmico. A importância do
ensino religioso para uma sociedade é de grande relevância, pois o mesmo gera
uma convivência de respeito e aproximação dos indivíduos de diferentes credos
ou mesmo os que não têm alguma crença.
Palavras- chave: Educação, Religião e Prática docente.
1. Introdução
Antes de qualquer afirmação
absolutizada ou de certos preconceitos, não podemos fazer uma generalização de
que todos os profissionais agem do mesmo jeito dentro do processo ensino
aprendizagem da disciplina de ensino religioso, o problema aqui vai consistir
em se fazer uma pequena análise do que muitas fezes se ver na teoria e não se
aplica na prática do ensino escolar. Cada vez mais deve-se procurar fazer uma
diferença entre Ensino Religioso Escolar, ensino de religião e o que é
catequese.
A reflexão abordando a problemática da
teoria e prática do ensino religioso na condição de disciplina é algo importante,
pois a sociedade brasileira sempre questiona, coloca em pauta o assunto e se
não tiver realmente uma boa reflexão podemos correr o risco de colocar esta
disciplina como algo inferior.
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2. Teoria
X Prática
Os nossos professores sejam eles do
ensino religioso ou não, passam anos estudando , aprofundando dentro de sua
área de conhecimento, o universo teórico e também metodológico é imenso,
percebe-se, então que possivelmente dentro do contexto em que nosso País está
ainda falta muito a ser desenvolvido no aspecto de teoria, pois ela deveria ser
como que um encaixe que levasse o aluno a colocar o que aprendeu em prática.
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Percebe-se, então, a partir deste autor
que a teoria deve estar entrelaçada com a prática docente.
3. Ensino
Religioso
Dentro do espaço do ensino religioso a
teoria versus a prática também é um grande desafio, pois muitos dos professores
não tem a devida formação para atuar dentro desta área do saber, muitos são
profissionais de outras áreas que assumem as salas de aula e assim fica uma
barreira enorme entre o que se deve ensinar realmente e o que se estar sendo
aplicado na prática. Os profissionais sem formação e informação competente tem
posto uma barreira e até trazendo dificuldades. Muitos aproveitam para fazer
proselitismo em sala de aula, ou seja, a prática fica aquém da teoria.
O Ensino Religioso não tem como
objetivo o ensino de uma determinada religião. Ele deve ter a preocupação em
transmitir os assuntos relacionados a todas as
expressões religiosas, abordando estes temas e fazendo com que os alunos possam
ter uma visão geral do fenômeno religioso presente na sociedade e aplicando a
teoria ensinada em sala em prática. Mas como estes alunos podem realmente
aplicar isto em seu dia a dia, se os próprios profissionais não fazem o mesmo?
É necessário que o educando possa realmente ter um aprofundamento verdadeiro
que o leve a prática de tolerância e respeito.
4. Considerações finais
Depois desta breve abordagem podemos
ter uma pequena visão da aplicação da teoria na prática, o embate entre estas
duas, especialmente dentro do Âmbito do ensino religioso que deve ser uma ponte
de elementos básicos para a compreensão da existência da religião como um
suporte de educação na vida do individuo. A humanização do individuo se dar
também através da religião e leva o ser
humano a vivenciar os seus valores religiosos, sem discriminar seus
semelhantes.
pudemos ter uma visão de que é muito importante a formação adequada dos educadores para que, isto realmente possa ser colocado em prática.
A educação deve ser um caminho de humanização e o individuo humaninado, possa transformar o mundo em que vive.
pudemos ter uma visão de que é muito importante a formação adequada dos educadores para que, isto realmente possa ser colocado em prática.
A educação deve ser um caminho de humanização e o individuo humaninado, possa transformar o mundo em que vive.
5. Referencias
BEHRENS,
M. A. Formação continuada dos
professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino
Religioso. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1997.
HAMZE, Amélia. As tendências pedagógicas e os movimentos
sócio-políticos e filosóficos. Disponível em: < http://pedagobioo.blogspot.com.br/2009/04/tendencias-tecnicistas.html> acessado em 17
de dezembro 2013.
PESSOA, Fernando. Teoria e pratica:disponível em: <http://www.citador.pt/textos/teoria-e-pratica-fernando-pessoa>
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 31 ed.
Campinas: Autores Associados, 1997.
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