Avaliação de Ensino Religioso:
Série: 9º ano
Conteúdo: Candomblé e Umbanda
Reflexão da avaliação
Critérios para avaliar
aprendizagem¹
KILZE CHAVES VASCONÇELOS ROSENSTOCK
RITA FRACISCO DE OLIVEIRA
THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA²
Com a declaração da LDBnº 9394/96,
o artigo 33º foi modificada com o novo registro da lei
9.475, De julho de 1997, efetivando legalmenteo Ensino Religioso nas
escolas, contudo, as lacunas ainda são evidenciadas na LDB, na ausência dos
PCNER.Sem osparâmentros regidos pelo Ministério
da Educação, o Ensino religioso “ ainda” não tem critérios para conteúdos
e para o processo de avaliação da aprendizagem. No entanto, com a aprovação do
1º curso de Ciências das Religiões na modalidade de Licenciatura, é possível
que o Mec reconheça esse novo paradígma para discutir uma epistemologia
conceituada e fortificada pelo “ fazer pedagogico” com estudos voltados a
praxis do docente com critérios para alcançar avaliação dos conteúdos na
disciplina de Ensino Religioso nas escolas do País.
Para construção da avaliação,
utilizamos nossas habilidades apreendidas no Curso de Ciências das
Religiões, na disciplina de Religiões de Matrizes Africanas, escolhemos
como temática o candomblé e a Umbanda. O Conteúdo pretende desmistificar
o preconceito na promoção do respeito as tradições africanas, incentivando o
indivíduo a reconhecer que;Os orixás e os alimentos sagrados, compreender
que a cultura afro em sua excelência faz parte da cultura brasileira. Para
aplicação utilizamos como referencial a música (MPB), Na análise
apresentamos um contexto amplo do candomblé no Brasil, e especificando a
história em Salvador - Bahia, Na síntese, que exige mais complexidade, o
indivíduo precisa elaborar um síntese sobre um dos orixás, reconhecidos
na tradição afro, e na última operação que é julgamento, trazemos a figura
sincretica de Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, pontuando critérios e
parâmetros para o julgameto, vale salientar, que nessa questão, trazemos
uma festividade que ocorre todos os anos em João Pessoa-PB, ou seja, aspectos
ligados ao contexto cultural da nossa cidade.
Critérios Para avaliação da aprendizagem na abordagem construtivista:
foram elaboradas seis questões, que possibilitamo indivíduo alcançar
determinados objetivos MORETTO ( 2005, p. 123). Essa prova
operatória, trabalha conteúdos significativos dentro do contexto
social, desenvolvendo assim os seis níveis de operações metais:
(RE)
conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Julgamento (avaliação).
1ª - Nas nossas aulas,
conhecemos os orixás mais cultuados no camdomblé brasileiro e pontuamos
os orixás mais presentes em nosso Estado através dos brilhos das
cores,bem como dos seus alimentos. De acordo com o que foi estudado e exposto
em sala, relacione as colunas, identificando o nome do Orixá, com sua cor
e seu alimento.
(1) Iemanjá
(
) amarelo ouro – Molocum
(2) Oxalá( ) azul
claro – feijão preto
(3)
Iansã
( ) azul claro – Angu
(4)
Oxum
( ) branco – acaçá de arroz
(5) Oxossi
(
) marrom avermelhado - acarajé
Comentário:
Nível de (re) conhecimento de
Habilidade mental de operações de pouca complexidade basíca exigida do
aluno no processo avaliativo. A questão requer apenas a identificação dos
orixás brasileiros, suas cores e seus alimentos, apreendidos em aula, o que
poderá ser alcançado apenas utilizando a memorização. Relação clara e precisa
com os objetos, associando as cores e os alimentos aos seus respectivos
orixás.
2ª -A umbanda é chamada de “ a
religião brasileira por exelência”, ela juntou o catolicismo branco, a tradição
dos orixás dos negros, e símbolos, espíritos e rituais dos índios,
inspirando-se assim, nas três fontes básicas do Brasil mestiço. De acordo com o
que estudamos em sala, apresente três características do catolicismo branco,
dos orixás e dos índios presentes na Umbanda.
Comentário:
Habilidade Mental: Compreensão:
Esta questão além da identificação proposta no reconhecimento, apresenta uma
indicação de elementos que dão significado ao objeto de conhecimento: sua
composição, finalidade, propriedades etc. Estrutura da questão: Há um enunciado relativo ao objeto
de conhecimento, há uma identificação do núcleo do objeto do
conhecimento, há solicitação de descrição ou de demonstração de compreensão. O
que se deseja avaliar é se o aluno compreendeu quais são as principais
características de cada uma das três fontes responsáveis pela formação da
umbanda, a religião tipicamente brasileira.
3ª - Observamos em aula, que
algumas entidades da Umbanda são popularmente conhecidas, quando são
homenageadas com seus pontos cantados nas letras de algumas músicas da música
popular brasileira (MPB), e também em algumas cantigas de rodas. Escreva dois
trechos de músicas ou cantigas de rodas onde estes pontos e entidades daUmbanda
são utilizados, e identifique a qual entidade pertencem.
Comentário:
A habilidade mental
exigida aqui está no nível de aplicação: a transposição da compreensão dos
pontos da Umbanda, que são utilizados na música popular brasileira e nas
cantigas de roda.
4ª - Estudamos que o
candomblé foi trazido para o Brasil pelos negros escravizados, em virtude
de sua chegada a religião passou a ser praticada em vários Estados
brasileiros, o nordeste também não ficou de fora, a Capital da Bahia –
Salvador, ficou reconhecida por ser o berço do candomblé. Análise a influência
religiosa do candomblé na cidade de Salvador, pontuando duas razões que
levaram Salvador aser o berço do candomblé brasileiro.
Comentário:
Análise: Partindo do “todo”, essa questão
operatória requer do indivíduo uma análise específica, na discussão em sala o
tema foi abordado de forma geral, a história do candomblé no Brasil,
nesse caso a questão tem como parâmetro, a influência religiosa do candomblé,
e apresentar duas razões que fizeram de Salvador o berço do candomblé
brasileiro..
5ª - Observe a Ilustração e
leia a questão abaixo.
A escola de samba Império Serrano,
no carnaval 2013no Rio de Janeiro, homenageou no seu pequeno trecho do samba
enredo o orixá oxum. Faça uma síntese de dois ou três pontos, citando as
razões que levaram o orixá oxum ser cultuado nos terreiros de
candomblé no Brasil.
Comentário:
Nesta questão o nível de
habilidade mental a síntese,requer do aluno uma relação de maior complexidade
inversa da análise. Esta operação é realizada posterior a análise. A questão determina, citando um
exemplo ocorrido no carnaval, no Rio de Janeiro, com a homenagem ao orixá
Oxum, no trecho de um samba enredo. Após a análise da questão, é
solicitado ao aluno uma síntese do contexto do orixá Oxum e das razões
que levaram a ser cultuado nos terreiros de candomblé no Brasil.
6ª - Observe as ilustrações, e
leia o texto abaixo.
Existe um sincretismo entre a
santa católica nossa Senhora da Conceição e a orixá da mitologia Africana
Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive as festas em homenagem as duas são
comemoradas no mesmo dia. Em João Pessoa, tanto nossa Senhora da Conceição como
Iemanjá tem sua data festiva no dia 8 de dezembro. Costuma-se festejar o
dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão que termina no busto de
Tamandaré, na praia de Cabo Branco.
Baseado no texto, apresente argumentos
contrários ou favoráveis com relação a este sincretismo exposto.
Comentário:
A habilidade mental exigida é o
Julgamento ou avaliação : é o nível de maior complexidade. Nele há emissão de
juízo de valor após análise/ ou sínteses efetuadas. Proposição da situação/
sentença! Fato/ discurso, a ser avaliado. Indicação dos parâmetros para
julgamento.
_____________________________________________________
¹ Atividade
apresentada à Professora Drª Sonia Pimenta, docente da disciplina de Avaliação
da Aprendizagem, como requisito de avaliação.
² Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências das
Religiões-UFPB
REFERÊNCIAS:
MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo não um
acerto de contas. Rio de Janeiro: 6ª Ed. 2005. p. 123-149.
MORAES, Edgar. HOLLANDER, Dagomir. Os orixás. São Paulo: Nº 126-B. 1983.
p. 47-57.
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