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domingo, 16 de fevereiro de 2014

MODELO DE AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: UMBANDA E CANDOMBLÉ



Avaliação de Ensino Religioso: Série: 9º ano
Conteúdo: Candomblé e Umbanda
Reflexão da avaliação
Critérios para avaliar aprendizagem¹


KILZE CHAVES VASCONÇELOS ROSENSTOCK
 RITA FRACISCO DE OLIVEIRA
THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA²




Com a declaração da  LDBnº 9394/96, o artigo 33º foi modificada com o novo registro da lei 9.475, De julho de 1997, efetivando legalmenteo Ensino Religioso nas escolas, contudo, as lacunas ainda são evidenciadas na LDB, na ausência dos PCNER.Sem osparâmentros regidos pelo Ministério da Educação, o Ensino religioso “ ainda” não tem  critérios para conteúdos  e para o processo de avaliação da aprendizagem. No entanto, com a aprovação do 1º curso de Ciências das Religiões na modalidade de Licenciatura, é possível que o Mec reconheça esse novo paradígma para discutir uma epistemologia conceituada e fortificada pelo “ fazer pedagogico” com estudos voltados a praxis do docente com critérios para alcançar avaliação dos conteúdos na disciplina de Ensino Religioso nas escolas do País.
Para construção da avaliação, utilizamos  nossas habilidades apreendidas no Curso de Ciências das Religiões, na disciplina de  Religiões de Matrizes Africanas, escolhemos como temática  o candomblé e a Umbanda. O Conteúdo pretende desmistificar o preconceito na promoção do respeito as tradições africanas, incentivando o indivíduo a reconhecer que;Os orixás e os alimentos sagrados, compreender  que a cultura afro em sua excelência faz parte da cultura brasileira. Para aplicação  utilizamos como referencial a música (MPB), Na análise apresentamos um contexto amplo do candomblé no Brasil, e especificando a história em Salvador - Bahia, Na síntese, que exige mais complexidade, o indivíduo precisa  elaborar um síntese sobre um dos orixás, reconhecidos na tradição afro, e na última operação que é julgamento, trazemos a figura sincretica de Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, pontuando critérios e parâmetros para o julgameto, vale salientar, que nessa questão, trazemos  uma festividade que ocorre todos os anos em João Pessoa-PB, ou seja, aspectos ligados ao contexto cultural da  nossa cidade. 

Critérios Para avaliação da aprendizagem na abordagem construtivista: foram elaboradas seis questões, que possibilitamo indivíduo  alcançar determinados objetivos MORETTO ( 2005, p. 123).  Essa prova operatória,  trabalha conteúdos significativos dentro do contexto social,  desenvolvendo assim  os seis níveis de operações metais:
(RE) conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Julgamento (avaliação).


1ª -  Nas nossas aulas, conhecemos os orixás mais cultuados no camdomblé  brasileiro e pontuamos os  orixás mais presentes em nosso Estado através dos brilhos das cores,bem como dos seus alimentos. De acordo com o que foi estudado e exposto em sala, relacione as colunas, identificando o nome do Orixá, com  sua cor e seu alimento.

(1) Iemanjá                            (   ) amarelo ouro – Molocum
(2) Oxalá(   ) azul claro – feijão preto
(3) Iansã                               (   ) azul claro – Angu
(4) Oxum                              (   ) branco – acaçá de arroz
(5) Oxossi                             (   ) marrom avermelhado - acarajé
                                                                          
Comentário:
Nível de (re) conhecimento de Habilidade mental de operações  de pouca complexidade basíca exigida do aluno no processo avaliativo. A questão requer apenas a identificação dos orixás brasileiros, suas cores e seus alimentos, apreendidos em aula, o que poderá ser alcançado apenas utilizando a memorização. Relação clara e precisa com  os objetos, associando as cores e os alimentos aos seus respectivos orixás. 

2ª -A umbanda é chamada de “ a religião brasileira por exelência”, ela juntou o catolicismo branco, a tradição dos orixás dos negros, e símbolos, espíritos e rituais dos índios, inspirando-se assim, nas três fontes básicas do Brasil mestiço. De acordo com o que estudamos em sala, apresente três características do catolicismo branco, dos orixás e dos índios presentes na Umbanda.
Comentário:
Habilidade Mental: Compreensão: Esta questão além da identificação proposta no reconhecimento, apresenta uma indicação de elementos que dão significado ao objeto de conhecimento: sua composição, finalidade, propriedades etc. Estrutura da questão: Há um enunciado relativo ao objeto de  conhecimento, há uma identificação do núcleo do objeto do conhecimento, há solicitação de descrição ou de demonstração de compreensão. O que se deseja avaliar é se o aluno compreendeu quais são as principais características de cada uma das três fontes responsáveis pela formação da umbanda, a religião tipicamente brasileira.

3ª - Observamos em aula, que algumas entidades da Umbanda  são popularmente conhecidas, quando são homenageadas com seus pontos cantados nas letras de algumas músicas da música popular brasileira (MPB), e também em algumas cantigas de rodas. Escreva dois trechos de músicas ou cantigas de rodas onde estes pontos e entidades daUmbanda são utilizados, e identifique a qual entidade pertencem.
Comentário:
 A habilidade mental  exigida aqui está no nível de aplicação: a transposição da compreensão dos pontos da Umbanda, que são utilizados na música popular brasileira e nas cantigas de roda.

4ª -  Estudamos que o candomblé  foi trazido para o Brasil pelos negros escravizados, em virtude de sua chegada a  religião passou a ser praticada em vários Estados brasileiros,  o nordeste também não ficou de fora, a Capital da Bahia – Salvador, ficou reconhecida por ser o berço do candomblé. Análise a influência religiosa do candomblé na cidade de Salvador, pontuando duas razões  que levaram Salvador aser  o berço do candomblé brasileiro.
Comentário:
Análise:  Partindo do “todo”,   essa questão operatória requer do indivíduo uma análise específica, na discussão em sala o tema foi abordado de forma geral, a história do candomblé no Brasil,  nesse caso a questão tem como parâmetro, a influência religiosa do candomblé, e  apresentar duas razões que fizeram de Salvador o berço do candomblé brasileiro..

5ª -  Observe a Ilustração e leia a questão abaixo.

 

A escola de samba Império Serrano, no carnaval 2013no Rio de Janeiro, homenageou no seu pequeno trecho do samba enredo o orixá oxum.  Faça uma síntese de dois ou três pontos, citando as razões que  levaram  o orixá oxum ser cultuado nos terreiros de candomblé no Brasil.
Comentário:
 Nesta questão o nível de habilidade mental a síntese,requer do aluno uma relação de maior complexidade inversa da análise. Esta operação é realizada  posterior a análise. A questão determina, citando  um exemplo ocorrido no carnaval,  no Rio de Janeiro, com a homenagem ao orixá Oxum, no trecho de um samba enredo. Após a análise da questão,  é solicitado ao aluno uma síntese do contexto do orixá Oxum  e das razões que levaram a ser cultuado nos terreiros de candomblé no Brasil.

6ª - Observe as ilustrações, e leia o texto abaixo.
 

Existe um sincretismo entre a santa católica nossa Senhora da Conceição e a orixá da mitologia Africana Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive as festas em homenagem as duas são comemoradas no mesmo dia. Em João Pessoa, tanto nossa Senhora da Conceição como Iemanjá tem sua data festiva no dia 8 de dezembro.  Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão que termina no busto de Tamandaré, na praia de Cabo Branco.
Baseado no texto, apresente argumentos contrários ou favoráveis com relação a este sincretismo exposto.
Comentário:
A habilidade mental exigida é o Julgamento ou avaliação : é o nível de maior complexidade. Nele há emissão de juízo de valor após análise/ ou sínteses efetuadas. Proposição da situação/ sentença! Fato/ discurso, a ser avaliado. Indicação dos parâmetros para julgamento.
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¹  Atividade apresentada à Professora Drª Sonia Pimenta, docente da disciplina de Avaliação da Aprendizagem, como requisito de avaliação.
² Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões-UFPB



REFERÊNCIAS: 

MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro: 6ª Ed. 2005. p. 123-149.
MORAES, Edgar. HOLLANDER, Dagomir. Os orixás. São Paulo: Nº 126-B. 1983. p. 47-57.










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