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sábado, 19 de outubro de 2013

RELATO DA ENTREVISTA: IMPLICAÇÕES DA HISTÓRIA DE VIDA E TRAJETÓRIA DE UM LÍDER RELIGIOSO






Considerações

A partir do texto de Silva (2011), consideramos que, existem diferentes concepções construídas sobre o significado do ser líder na modernidade, são implicações relacionadas aos valores existenciais do “si mesmo” nas relações interpessoais, refletidos através dos princípios éticos, morais do próprio grupo e pelas experiências individuais e coletivas, assim sendo, podemos pensar, quais perfis de líder podemos encontrar nas comunidades:
·       Democrático                                       
·       Tradicional – conservador
·       Autoritário
Repensando a ideia de Minicucci, (1983), podemos encontrar em diferentes realidades sócio culturais, lideres com distintos comportamentos, seja  aquele que tem uma visão mais holística da realidade, aberto a novos projetos comunitários um líder democrático ou um líder mais tradicional, conservador, limitado a novos horizontes e pensamentos modernos. E temos também o perfil de líder autoritário, aquele que exige que o grupo obedeça-o, ou seja, o superior do grupo.  Nesse caso, é notório observar que o processo de formação humana e social acerca da liderança requer, um estudo mais profundo de uma realidade especifica de um modelo para aprofundar claramente a função de um líder no próprio contexto religioso. Dessa forma pensamos em fazer uma entrevista com o pastor da primeira Igreja Batista de João Pessoa/PB. Buscamos  pontuar: O que significa ser líder dentro de um contexto religioso? Como a história de vida e a educação inicial podem ser elementos significativos para a vocação da liderança? E partindo dessas perguntas norteadoras, compreender a essência da fenomenologia da liderança e o passo a passo do processo que estabelece o “espírito de liderança” nos contextos da nossa sociedade.
Diante do que foi analisado com relação ao perfil do líder entrevistado pelo grupo, podemos dizer que este mostra características de um líder democrático, relativamente aberto a mudanças e acessível. Entretanto, com base no que observamos na leitura do livro sobre liderança, chegamos a conclusão que o modelo ideal de liderança seria aquela que reunisse mais de um modelo, tais como o democrático, autocrático, permissivo, instrumental, expressivo, etc., pois o líder que consegue mesclar os modelos lidera com mais clareza e consegue dar melhor direção ao seu grupo, como também  abrir espaço para a participação de seus colaboradores criando um ambiente e um convívio mais harmônico.
Aquele líder que prioriza apenas um estilo/modelo não é o suficiente para gerar impacto no grupo. Qualquer um dos modelos sozinho é pobre e torna mais difícil para o líder a utilização, ou introdução de estilos diferentes.
Outra questão são os atributos psicológicos, ou as características pessoais de um líder que também podem influenciar sua maneira de liderar, pois,  se ele tem um traço mais autoritário, por uma questão de educação familiar, é possível que ele reproduza isso no ambiente em que se encontra e se torne um líder mais coercitivo e modelador.
Cada um de nós possui uma personalidade que é expressa pela forma como interatuamos com o mundo, pelo modo que nos comunicamos e também como tomamos as nossas decisões. Assim como o corpo humano depende da espinha dorsal para adquirir uma estrutura, a psique necessita do temperamento para definir suas particularidades. Nascemos com um determinado temperamento e o mantemos durante toda a vida. O temperamento é a essência de nossa personalidade. Entretanto, um líder nunca deve impor sua personalidade aos demais membros de um grupo, evitando assim exercer uma liderança dominadora, que impõe ordens e que foge do padrão do líder educador, que deve promover um diálogo aberto e interagir com o grupo, priorizando o contexto sociocomunitário e procurando compreender juntamente com a comunidade que se encontra arraigado, o seu mundo e o mundo do outro, desenvolvendo uma vivência interpessoal satisfatória e buscando a harmonia e o bem comum do grupo.

Referencia
SILVA, Marinilson Barbosa da. Em busca do significado do ser professor de Ensino Religioso. João Pessoa: Editora Universitária. UFPB, 2011.

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Trabalho apresentado  na disciplina reformas na cristandade, pelos acadêmicos em Ciências das Religiões: 

Agnise Martins, Rivânia da Silva Carneiro, Thalisson P. T. de Lacerda, Verônica Maria Silva


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