SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

sábado, 19 de outubro de 2013

A BUSCA PELO SAGRADO






         Para muitos a religião se resume apenas na palavra ‘religare’, ligar o homem a Deus e param por ai. Devemos fazer uma abordagem no tempo e no espaço, buscando as diversas formas de se pensar a religião que é algo muito mais profundo do que um simples religar. Assim vários conceitos e definições vão surgindo e  que não se esgotam, cada um ao refletir, pode buscar também a sua resposta sobre o que é religião.
         A compreensão do fenômeno religioso ajuda a refletir sobre esta busca do homem pelo sagrado, pois dentro de cada ser, parece que há este grito oculto desta busca pelo transcendente. Os homens sempre procuraram uma resposta para seus questionamentos, suas inquietudes neste mundo, procurando respostas para sua vida existencial. O ser humano é religioso por natureza, mesmo os que não confessam fazer parte ou até mesmo acreditar, procuram respostas para suas dúvidas.
         Ao se aprofundar nos estudos das ciências das religiões o professor como pesquisador ajuda os seus alunos nesta reflexão sobre o sagrado, mesmo não dando a última palavra no assunto, mas leva o outro a uma reflexão e a também procurar se aprofundar no assunto e da continuidade neste processo de construção das ciências das religiões e na maneira de ver a diversidade religiosa e que a religião não é algo morto, mas que ela está aí e deve ser estudada.

Jorcemar Bezerra de Albuquerque

Acadêmico de Ciências das Religiões-UFPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário