SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 13 de outubro de 2013

Construção do conhecimento: o dar e o receber no processo pedagógico






         A escola deve ser um espaço onde as ações conjuntas entre todos os setores responsáveis pela educação estejam intimamente interligadas entre si, para uma melhor interação com aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos para a vida pessoal e profissional.
         O conjunto de profissionais treinados e capacitados em prol de um só objetivo, poderão colaborar para o êxito na transmissão das disciplinas ou aquilo que podemos chamar de interdisciplinaridade. A unidade entre os profissionais é muito importante dentro do processo educacional. Os debates, as trocas de idéias, a participação ativa e plena de todos os que fazem parte no processo educacional é de suma importância para o bom êxito do trabalho. O profissional da educação deve ter em mente que aqueles que estão adentrando os portões do espaço escolar trazem consigo uma bagagem de conhecimentos prévios e que devem ser aproveitado dentro deste espaço, que deve ser um local aberto as discussões e tendo em vista a participação ativa e plena de todos. No jogo da educação o aluno esta inserido no mesmo e não deve ser colocado no banco de reserva, mas deve ser colocado para jogar até o último minuto, pois o mesmo faz parte do processo educacional e deve ser  orientado a ser o mais interessado em ganhar este jogo. Cada qual usando do direito de falar e de expressar suas idéias, irão contribuir no processo educacional.
         Todos os que estão envolvidos sejam os professores, pais, alunos, direção e todos os outros profissionais da educação, devem ter a clareza que: o diálogo parte de um emissor e vai até um receptor e que o mesmo receberá uma resposta de volta, ou seja, alguém que vai transmitir algo, mas que esta aberta a receber também o sinal de respostas da outra fonte e ser o mediador, para que no final se tenha uma conexão do saber recíproco. 
         Educação se faz em conjunto, parte de ambos os lados, todos tem os mesmos direitos e também deveres, é assim que se pode construir uma verdadeira sociedade, onde reine a verdadeira democracia do respeito, onde todos possam crescer juntos.
         O processo educacional não pode ser um monologo, mas deve ser um diálogo e dialogando é que se constroem as coisas e se cresce. Quem fica só no monologo, não vai alcançar metas, ficara sozinho e isolado, e quem se isola no seu mundo não é capaz de se abrir para o novo, como diz na canção: “viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. (Gonzaguinha). Aprende-se ensinando e se aprende mais ainda construindo juntos.



 Jorcemar Bezerra de Albuquerque
Acadêmico de Ciências das Religiões-UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário