¹THALISSON
PINTO TRINDADE DE LACERDA
²O
Currículo além do espaço escola: Construindo o conhecimento através da cultura,
cidadania e diversidade.
Estamos entendendo currículo como as
experiências escolares que se desdobram em trono do conhecimento, em meio a
relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de
nossos/as estudantes. (MOREIRA, CANDAU. 2007. P. 18)
Quando
trata-se do currículo na escolar, percebe-se que existem variados fatores para
construção desse componente, todavia, é necessário questionar qual o modelo de
currículo e quem queremos formar? São questões que podem servir como base para
uma reflexão acerca da construção do conhecimento e a importância do currículo
não apenas no espaço escolar, mais um currículo que tenha uma roupagem
ideológica múltipla e como instrumento de transformação humana do individuo e
seus diferentes contextos sociais. Por isso é primordial que elencar três
características essenciais na construção
de um currículo além do espaço escolar.
Vejamos:
1º
Formação familiar (educação inicial transmitida pela família)
2º
Acesso à escola (Formação pedagógica, e construção do conhecimento)
3º
formação social (interação e socialização do homem para com a natureza e
construção do conhecimento)
De
acordo com os tópicos acima, é possível demarcar, através dos subtemas, tais
como partindo da realidade a influência do homem na sociedade, através da sua
formação familiar, ética, pedagógica e social.
Estratégias da experiência do homem, como sujeito protagonista da ação e
da reação, lógica usada pela química, exemplo: quando pegamos um copo com acido
sulfúrico e colocamos uma garrafa plástica, qual a reação do produto? O ácido danificar completamente a garrafa
plástica, em fim usei esse exemplo para mostra que o sujeito (o homem) é o
agente da ação e que se manifesta socialmente porque só ele é capaz de
construir seu espaço, que por fim é reproduzido pela reação através da sua
formação e amadurecimento do conhecimento como base solida na constituição da
chamada reprodução do seu comportamento, reflexo da ação: humana e social etc.
Através dessas concepções, percebemos
que o currículo precisa ser reelaborado
dentro desses espaços com a finalidade de propor alternativas com propostas
que alcancem resultados favoráveis na
promoção a cidadania e diversidade cultural do nosso país, pois precisamos construir
um componente curricular respeitando as diferentes realidades, pois o currículo
deve “respeitar aos valores culturais e
artísticos, nacionais e regionais” de fato essa lei proferida do MEC,
torna-se fundamental para que os Estados e Municípios preservem suas origens,
cultura e identidade.
Passamos
a outra discussão, compreender o currículo dentro do contexto escolar, interligando
nesse espaço a troca do conhecimento, de possibilidades de integração com a
diferença de gênero, etnias, classe social e religião. É o ambiente que marca a
formação do individuo, aprimorando os valores éticos, e os costumes atribuídos
pelos ensinamentos da educação domestica proferida nos seios familiares. Todavia
é necessário que esse ambiente promova ações participativas da escola e sociedade,
construindo um cenário no qual inserimos como personagens da ação professores,
alunos, funcionários e direção geral da escola com o compromisso de criar uma
nova realidade a partir de um currículo participativo.
Partindo dessa reflexão,
é possível construir um conhecimento holístico e alteritario, a partir de um componente
curricular que tenha como foco, promover a cidadania e diversidade respeitando
os diferentes contextos sociais, assim construindo um conhecimento que pressa o
multiculturalismo brasileiro e garanta a todos os povos direito e deveres
igualitários e democráticos, pois com essa nova concepção podemos construir não
currículo mais currículo (s) que transforme a realidade e fecunde novos paradigmas teóricos e práticos como
instrumento hábil na construção de um
pais com mais educação.
Referências:
MOREIRA,
Antonio Flavio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre Currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília:
Ministério da Educação. 2007.
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¹ Acadêmico da Licenciatura em Ciências das Religiões
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