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sábado, 6 de julho de 2013

Reflexão Currículo, Conhecimento e Cultura.



 ¹THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA




                                                      
²O Currículo além do espaço escola: Construindo o conhecimento através da cultura, cidadania e diversidade.



 Estamos entendendo currículo como as experiências escolares que se desdobram em trono do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. (MOREIRA, CANDAU. 2007. P. 18)


Quando trata-se do currículo na escolar, percebe-se que existem variados fatores para construção desse componente, todavia, é necessário questionar qual o modelo de currículo e quem queremos formar? São questões que podem servir como base para uma reflexão acerca da construção do conhecimento e a importância do currículo não apenas no espaço escolar, mais um currículo que tenha uma roupagem ideológica múltipla e como instrumento de transformação humana do individuo e seus diferentes contextos sociais. Por isso é primordial que elencar três características essenciais  na construção de um currículo além do espaço escolar.
Vejamos:
1º Formação familiar (educação inicial transmitida pela família)
2º Acesso à escola (Formação pedagógica, e construção do conhecimento)
3º formação social (interação e socialização do homem para com a natureza e construção do conhecimento)
De acordo com os tópicos acima, é possível demarcar, através dos subtemas, tais como partindo da realidade a influência do homem na sociedade, através da sua formação familiar, ética, pedagógica e social.  Estratégias da experiência do homem, como sujeito protagonista da ação e da reação, lógica usada pela química, exemplo: quando pegamos um copo com acido sulfúrico e colocamos uma garrafa plástica, qual a reação do produto?  O ácido danificar completamente a garrafa plástica, em fim usei esse exemplo para mostra que o sujeito (o homem) é o agente da ação e que se manifesta socialmente porque só ele é capaz de construir seu espaço, que por fim é reproduzido pela reação através da sua formação e amadurecimento do conhecimento como base solida na constituição da chamada reprodução do seu comportamento, reflexo da ação: humana e social etc.
         Através dessas concepções, percebemos que o currículo precisa ser reelaborado   dentro desses espaços com a finalidade de propor alternativas com propostas que alcancem resultados favoráveis  na promoção a cidadania e diversidade cultural do nosso país, pois precisamos construir um componente curricular respeitando as diferentes realidades, pois o currículo deve “respeitar aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” de fato essa lei proferida do MEC, torna-se fundamental para que os Estados e Municípios preservem suas origens, cultura e identidade.
Passamos a outra discussão, compreender o currículo dentro do contexto escolar, interligando nesse espaço a troca do conhecimento, de possibilidades de integração com a diferença de gênero, etnias, classe social e religião. É o ambiente que marca a formação do individuo, aprimorando os valores éticos, e os costumes atribuídos pelos ensinamentos da educação domestica proferida nos seios familiares. Todavia é necessário que esse ambiente promova ações participativas da escola e sociedade, construindo um cenário no qual inserimos como personagens da ação professores, alunos, funcionários e direção geral da escola com o compromisso de criar uma nova realidade a partir de um currículo participativo.
                 Partindo dessa reflexão, é possível construir um conhecimento holístico e alteritario, a partir de um componente curricular que tenha como foco, promover a cidadania e diversidade respeitando os diferentes contextos sociais, assim construindo um conhecimento que pressa o multiculturalismo brasileiro e garanta a todos os povos direito e deveres igualitários e democráticos, pois com essa nova concepção podemos construir não currículo mais currículo (s) que transforme a realidade e fecunde  novos paradigmas teóricos e práticos como instrumento hábil  na construção de um pais com mais educação.

Referências:
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre Currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação. 2007.   

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 ¹ Acadêmico da Licenciatura em Ciências das Religiões

² Trabalho apresentado a disciplina : Currículo e trabalho pedagógico ministrada pela professora Rita De Cássia.



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