SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

sábado, 10 de dezembro de 2011

I SEMINÁRIO VIDELICET RELIGIÕES – CIÊNCIAS E HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NOS 5 ANOS DO VIDELICET


Breve relato do I Seminário Videlicet Religiões

O seminário iniciou suas atividades na segunda-feira (5/12/11) e encerrou-se na quarta-feira(7/12/11). Durante estes três dias, tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos através das palestras ministradas por professores, entre outros, que abordaram diversos assuntos ligados a história das religiões, os quais serviram para enriquecer o saber de todos os participantes.
Entre os palestrantes tivemos o prazer de ouvir o professor Carlos André Cavalcante, que abriu o evento relatando um breve histórico do Grupo Videlicet, para em seguida nos brindar com uma maravilhosa conferência, falando sobre “Quando o nosso mundo se tornou cristão”, tema que abordou o advento do cristianismo no Ocidente, baseado no livro do Paul Veyne.
No segundo dia, terça-feira (06/12/11), contamos com a presença de dois mestres formados no próprio grupo. O primeiro, o professor Daniel Simões (mestre em História UFPB), apresentou o tema “Católicos x Protestantes na Romanização”, onde falou sobre a romanização do século IX e da implantação do protestantismo, mostrando a intolerância do catolicismo neste processo, a qual teve como seu maior representante a figura do Padre Júlio Maria, grande perseguidor dos hereges. No segundo momento tivemos o professor Luciano Vieira Rocha (mestre em Ciências das Religiões UFPB), com o tema “Da História para as Ciências das Religiões: o fenômeno religioso como objeto de estudo”, no qual relatou que as ciências das religiões teve início no Brasil quase que simultaneamente com a chegada dos portugueses e que a historia produzida pelos jesuítas é tratada como precursora das ciências das religiões, a qual está diretamente ligada a História das religiões. Dentro do contexto, ele cita os sociólogos Marx, Durkheim e weber, e afirma que este último, Weber, é o que tem mais influência no estudo do fenômeno religioso na atualidade.
Na sequência, o professor Carlos André Cavalcante apresentou o Projeto Acervo Sonia Siqueira de Documentos da Santa Inquisição no Brasil – Digitalização e análise. Este acervo conta com inúmeros filmes, microfilmes, processos inquisitoriais, etc., e tem como coordenadores o próprio professor Carlos André, Sonia Siqueira, entre outros, e oferece aos alunos interessados no assunto, cursos de formação em Paleografia e Conteúdo historiográfico e para abrilhantar o evento, estiveram presentes as professoras Vitória e Joana.
Finalizando as atividades do dia, assistimos à conferência da professora Ana Paula Cavalcante, que falou sobre “O Imaginário da Cabala e da Alta Magia Cristã”, tema que nos transportou numa viagem realmente mágica, passando pela magia dos magos, magia grega, alta magia, média magia, baixa magia, cabala, livro de Thoth, Tarô, misticismo gnose, esoterismo, ciências ocultas, magia x civilização cristã, para encerrar fazendo uma análise do momento atual, onde a sociedade vive um novo ciclo de interesses, buscando culturas diferentes e exóticas, que valorizam o princípio vital.
No último dia, a palestrante inicial foi a Mãe Lúcia de Omidewa com o tema “O poder feminino dentro das religiões de matriz africana”. Na sua exposição, carregada de emoção, a Mãe lúcia relatou vários casos de intolerância religiosa, os quais marcaram profundamente a sua vida, levando-nos a refletir a respeito deste comportamento nefasto que ainda é tão presente nos dias atuais.
Em seguida passamos para o lançamento do novo livro do Grupo (um e-book disponível em www.amazon.com) comemorativo dos 5 anos do Videlicet: O que se pode ver nas Religiões – Textos do Videlicet vol. 1 – Ed. UFPB, 2011, 303 páginas.
E finalmente, para encerrar o evento, contamos com o Frater Edigley de Brito Bastos, representando a Ordem Rosacruz Amorc ( Antiga Mística Ordem Rosacruz), que segundo ele, tem como objetivo promover a evolução da humanidade e o seu equilíbrio em todos os aspectos e surgiu no antigo Egito 1503 a.C, tendo iniciado sábios gregos como Teles e Pitágoras.
Concluímos, diante da diversidade e riqueza dos temas abordados durante o evento, que acontecimentos desse nível são de fundamental importância para os alunos de todas as áreas da academia e especialmente para os de Ciências das Religiões. Infelizmente, aqueles que não puderam participar, perderam a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos, o que não os impede de conhecer o Videlicet, grupo que traz uma grande contribuição para a vida acadêmica dos seus participantes.
Parabenizamos toda a equipe do Videlicet pela excelente qualidade do evento, pela impecável organização e agradecemos pela oportunidade impar que nos foi proporcionada.

Relatório exclusivo para  o blog  enviado por Verônica Maria Silva (graduanda do curso de Ciências das Religiões – 4º período)
         
ALGUMAS FOTOS DO SEMINÁRIO




 Representante das religiões de matriz africana com suas vestes religiosas

 Profa. Ms.Ana Paula proferindo sua palestra

 Turma de Ciências das Religiões prestigiando o envento

 Foi uma honrra conhecer   pessoalmente o Prof. Dr. Carlos André



 VIDEO  DO SEMINÁRIO





2 comentários:

  1. Muito legal, Jorcemar! Trabalho de jornalista profissional, mesmo. E as fotos? A-ba-phan-tes! Aguardo o comentário dos que assistiram às palestras. Acho que deu pra satisfazer à curiosidade e necessidade de um público bem variado.

    Abraços da Prof Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito o comentário da Profa. Ana Paula. este blog é fruto da dedicação e incentivo de todos os que fazem o curso de ciências das Religiões-UFPB, que colaboram na divulgação e também com materiais. aos docentes e discentes do curso um munto obrigado de coração.

    ResponderExcluir