SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ARTE SACRA ORIENTAL- JANTAR INDIANO


    A comida é uma forma de arte em todas as civilizações, elas fazem todo um trabalho de reverencia ao alimento. Comer por se só já é uma atividade que exige todo um ritual desde a preparação até o momento da partilha.
    Tivemos a oportunidade na disciplina de arte sacra oriental participar de um jantar indiano onde podemos experimentar o sabor da culinária indiana, bem como o ritual antes do momento de se partilhar os alimentos. Foi um momento marcante na v ida dos alunos da disciplina. A nossa Profa. Dra. Lúcia do departamento de ciências das religiões, está de parabéns em mostrar a cultura das religiões orientais e por nos ter proporcionado este momento marcante na nossa vida acadêmica.
    Estiveram presentes no jantar os alunos da graduação em ciências das religiões, bem como outros convidados, dentre eles o Prof. Dr. Fabricio. O jantar foi realizado no restaurante Gouvinda no bairro do cabo branco.

ABAIXO POSTO UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA ALIMENTAR INDIANA, BEM COMO AS FOTOS E O VIDEO DO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO DO RITUAL REALIZADO PELOS PRÓPRIETÁRIOS DO RESTAURANTE.
   A culinária indiana é caracterizada pelo seu uso sofisticado e sutil de muitas ervas e especiarias. Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana é caracterizada pelo uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias. Embora uma significativa porção da comida indiana seja vegetariana, muito pratos indianos tradicionais incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes. Bife não é comido pela maioria dos hindus.
     A comida é uma parte importante da cultura indiana, desempenhando papel tanto na vida diária quanto nos festivais. Muitas vezes a comida indiana cotidiana consiste de 2 ou 3 pratos principais com acompanhamentos variados como chutney (condimento agridoce, picante ou uma mistura dos dois) e picles, alimentos ricos em carboidratos como arroz e roti (pão), assim como sobremesas.

A diversidade é uma característica marcante na geografia, cultura e comida indiana. A culinária indiana varia conforme a região, refletindo a demografia variada e diversidade étnica do subcontinente. Em termos gerais, a culinária indiana pode ser dividida em 4 categorias: norte, sul, leste e oeste da Índia. Apesar da diversidade, alguns aspectos únicos fazem parte da culinária indiana. O uso de grande variedades de especiarias é parte integral da preparação das comidas e utilizado para acentuar o sabor e criar aromas únicos.
  Os pontos comuns da culiária indiana são arroz, atta (farinha de trigo integral), e uma variedade de legumes sendo que os mais importantes são masoor (tipo de lentilha), chana (grão-de-bico), toor (guandu), urad (tipo de feijão) e mung (semente da vigna radiata). A maioria dos curries indianos são fritos em óleo vegetal. No norte e oeste da Índia óleo de amendoin é tradicionalmente mais popular para fritar, enquanto que no leste óleo de mostarda é mais comumente usado. No sul da índia óleo de coco e de gergelim são comuns.

Especiarias e comida indiana
As especiarias mais importantes na culinária indiana são pimentas, semente de mostarda preta, cominho, cúrcuma, feno-grego, gengibre e alho. Misturas de especiarias populares são Garam Masala que é um pó com geralmente 5 ou mais especiarias secas; e Goda Masala. Algumas folhas são comumente usadas na culinária indiana, como tejpat (folha da cassia), coentro, feno-grego e menta. O uso das folhas do caril é típico de toda culinária indiana. Nos pratos doces são usados cardamomo, noz moscada, açafrão, e essência de pétalas de rosa.

Bebidas na culinária indiana

Chá é a bebida típica mais comum por toda a Índia, o qual é geralmente preparado como masala chai com uma mistura de especiarias fervidas no leite. O café é a segunda bebida mais popular. Outras bebidas incluem nimbu pani (limonada), lassi (feita com mistura de iogurte com água, sal e especiarias), badam dood (leite com nozes e cardamomo), chaach (feito com coalhada/iogurte) e sharbat (suco de frutas e pétalas de flores). Os indianos também têm muitas bebidas alcoólicas nativas como vinho de palma, fenny (tipo de licor), bhang e cerveja indiana. Porém, a prática de consumir bebida junto com comidas não é comum na Índia.

( disponível em <http://www.copacabanarunners.net/culinaria-indiana.html>) 

FOTOS DURANTE O JANTAR









video do momento da celebração antes do jantar

DEPOIMENTOS COLHIDOS DE ALGUNS ALUNOS DO CURSO

KILZE:

“É UM MOMENTO INTERESSANTE, POIS VAMOS ENTRAR EM CONTATO DIRETO COM UMA CULTURA DIFERENTE AONDE VAMOS PARTICIPAR JUNTO COM ELES DAS TRADIÇÕES ALIMENTARES E TABÉM RELIGIOSOS COMO PARTICIPAMOS AINDA POUCO ATRÁS COMO PODEMOS PRESENCIAR ELES FAZENDO SUAS OFERENDAS. É UM MOMENTO ÚNICO COMO ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES”.

REGINALDO:

“ESTE MOMENTO FOI IMPORTANTE PARA NÓS, POIS É UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA UMA PROPOSTA DA PROFESSORA, PARA QUE SE QUEBREM PARADIGMAS DE PRECONCEITOS PARA COM OUTRAS RELIGIÕES E CULTURAS, NÓS COMO PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES TEMOS QUE PROCURAR A CADA DIA APROFUNDAR ACERCA DE OUTRAS CULTURAS RELIGIOSAS. TENHO CERTEZA QUE TODOS AQUI ESTÃO FELIZES EM PODER CONHECER O RITUAL E A ALIMENTAÇÃO DESTA CULTURA INDIANA. A PROFESSORA ESTA DE PARABÉNS EM NOS TER PROPOCIONADO ESTE MOMENTO IMPAR”.









2 comentários:

  1. Esse blog também está de parabéns pela excelente cobertura do evento ! Abs, Lucia

    ResponderExcluir
  2. Lúcia tá de pa-ra-béns! viram só a idumentária dela? irrepreensível! E você, Jocemar, fez um registro muito legal, incluindo vídeo, cara! Parabéns a todos! pena que eu não pude ir... mas da próxima, vou!
    Prof Ana Paula

    ResponderExcluir