SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 21 de agosto de 2011

Ficha resumo do texto de Wagner Gonçalves da Silva, sobre arte religiosa afro-brasileira




SILVA, Vagner Gonçalves da.Arte religiosa afro-brasileira: As múltiplas estéticas da devoção brasileira.Debates do NER, Porto Alegre, Ano 9, n. 13, p. 97-113, Jan-Jun. 2008

 
Idéia (s) principal (ais) do autor 

      A ideia do autor é mostrar a pluralidade da arte negra e a influência da arte europeia utilizadas na igreja que entram na cultura afro brasileira, mostrando que é uma arte conceitual e coletiva que mostra a natureza como divina. Mostra também a valorização do corpo que ocupa um lugar central. Mostra a influência do catolicismo e do kardecismo na umbanda, bem como a importância dos artesãos e comerciantes na divulgação dos materiais dedicados aos orixás na qual os mesmos são já carregados de uma força divina por trabalhar com a arte afro. Ressalta também as obras confeccionadas por artistas que podem estar exposta também nas galerias e museus, eles podem ter uma ligação direta com a cultura afro brasileira ou apenas simpatizantes.

Argumento (s) principal (ais) do autor.

      O autor argumenta sobre a influência das tradições religiosas europeias que entram na tradição afro e se fundem, trazendo uma nova roupagem para o sagrado afro.

Observações principais :
      Muito grandiosas as colocações do autor que mostra a cultura afro, que penetrou no Brasil e que se misturou também com a europeia e a contribuição artística deixada aqui e que estão no dia a dia do brasileiro, ressalto as obras de arte que são um grande legado desta influência afro na cultura do nosso país, com suas expressões e traços negros que visualizamos no cotidiano seja no devocional ou nas obras expostas, sejam em museus, praças ou na dança e na música.

Ficha resumo feita por : Jorcemar B.Albuquerque, acadêmico do curso de ciências das religiões-UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário