SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 27 de julho de 2014

Resenha do filme documentário de Darcy Ribeiro : O povo brasileiro, Brasil caboclo.




O filme de Darcy ribeiro, fala da Amazônia como uma beleza incomparável, a história do reino das mulheres guerreiras.  Aziz , ab saber, participa falando dos maiores domínios da natureza existente, rios de grandes volumes d `agua, assim chamados pelos índios, e caboclos e os pequenos  igarapés pequenos trechos d`agua.
Varias doenças foram introduzidas pelos brancos, colonos, portugueses etc. Os índios foram dizimados, é apresentado no filme um texto do Pe.  Antônio vieira falando da devastação dos índios.
Chico Buarque aparece no filme falando do surgimento do caboclo. A língua tupi – guarani era a língua falada, o português era falado como segunda língua introduzida por d. Pedro II, é introduzido um o novo contexto econômico baseado na exploração.
Paulo Vanzolini participa falando do surgimento dos seringueiros, a Amazônia, foi ocupada no fim do séc. XVIII.
Em 1955 começa a penetração do homem através da transamazônica, começa a degradação e o contato com os índios, prejudicando a cultura e o meio ambiente, durante o filme aparece a fala de Chico Mendes e sua luta.
O filme mostra a festa do círio de Nazaré, as danças, Amazônia que tinham que sair do sistema antigo para o sistema moderno, mostra também a diversidade de frutos, peixes e que podia ser um grande pode econômico. Enfim mostra a Amazônia como um grande jardim, um potencial, que pode ser usado com consciência.




 Jorcemar Bezerra de Albuquerque

Um comentário:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir