UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
Equipe: Agnise Martins
Rita Francisco de Oliveira
Rivânia da Silva
Carneiro
Thalisson P. Lacerda
Verônica Maria Silva
INTRODUÇÃO:
1- Em busca do
significado do ser professor de Ensino
Religioso
- Da confessionalidade à diversidade
- Área de todos e área de ninguém
- Parâmetros Curriculares
- Modelos de ER
1.1 O MODELO
CATEQUÉTICO:
É
o modelo mais antigo, onde a religião gozava de hegemonia na sociedade.
-
Método:
Doutrinação;
-
Característica principal:
Proselitismo;
-
Consequências:
Preconceito, intolerância, violência.
Percurso histórico do Ensino Religioso
no Brasil
- Jesuítas: Predominância de uma confissão sobre as
outras;
- Período Pombalino: Gênese do conceito de
laicidade;
- Os dias atuais
1.2 O MODELO TEOLÓGICO:
É o modelo que constrói num esforço de diálogo com a
sociedade plural e secularizada e sobre as bases antropológicas.
-
Método:
Indução;
-
Característica
principal: Formação religiosa dos cidadãos;
-
Consequências:
Catequese disfarçada.
1.3 O MODELO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO:
Fornece referências teóricas e metodológicas para o
estudo e ensino da religião como disciplina autônoma e plenamente inserida nos
currículos escolares.
-
Método:
Indução;
-
Característica
principal: Educação do cidadão;
-
Consequências:
Neutralidade científica.
1.4 EM BUSCA DO FENÔMENO IDENTINTÁRIO SER
PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
- Desafio atual dos professores de ensino religioso: difícil superação
das concepções de modelo catequético e modelo teológico.
- A formação de professores de Ensino Religioso no contexto de João
Pessoa- PB: desafio nos dias atuais e em medida com seus pressupostos
epistemológicos e pedagógicos ainda em processo de construção
- “a identidade não é um dado
adquirido, não é uma propriedade, não é um produto a identidade é um lugar de
lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na
profissão” (NÓVOA, 1995, p. 34)
Referências:
NÓVOA, Antonio. Profissão
Professor. Porto Editora Ltda, Portugal, 1991
SILVA, Marinilson
Barbosa da. Em busca do significado do ser professor de ensino religioso. João
Pessoa: Editora Universitária UFPB, João Pessoa, 2011. p.17-24. (Coleção
Ciências das Religiões).
( O presente trabalho aqui públicado foi apresentado pelos alunos do curso de Ciências das Religiões para a disciplina de Gestão e Política da Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário