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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Seminário: Em busca do significado do ser professor de Ensino Religioso




UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES


Equipe: Agnise Martins
              Rita Francisco de Oliveira
              Rivânia da Silva Carneiro
              Thalisson P. Lacerda
              Verônica Maria Silva

INTRODUÇÃO:
1- Em busca do significado do ser professor  de Ensino Religioso
- Da confessionalidade à diversidade
- Área de todos e área de ninguém
- Parâmetros Curriculares
- Modelos de ER
   
1.1 O MODELO CATEQUÉTICO:
É o modelo mais antigo, onde a religião gozava de hegemonia na sociedade.

-          Método: Doutrinação;

-          Característica principal: Proselitismo;

-          Consequências: Preconceito, intolerância, violência.


Percurso histórico do Ensino Religioso no Brasil
     - Jesuítas: Predominância de uma confissão sobre as outras;
     - Período Pombalino: Gênese do conceito de laicidade;
     - Os dias atuais

1.2 O MODELO TEOLÓGICO:
É o modelo que constrói num esforço de diálogo com a sociedade plural e secularizada e sobre as bases antropológicas.
-          Método: Indução;
-           Característica principal: Formação religiosa dos cidadãos;
-           Consequências: Catequese disfarçada.

1.3 O MODELO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO:
Fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e ensino da religião como disciplina autônoma e plenamente inserida nos currículos escolares.
-          Método: Indução;
-           Característica principal: Educação do cidadão;
-           Consequências: Neutralidade científica.

1.4 EM BUSCA DO FENÔMENO IDENTINTÁRIO SER PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
- Desafio atual dos professores de ensino religioso: difícil superação das concepções de modelo catequético e modelo teológico.
- A formação de professores de Ensino Religioso no contexto de João Pessoa- PB: desafio nos dias atuais e em medida com seus pressupostos epistemológicos e pedagógicos ainda em processo de construção
 - “a identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto a identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão” (NÓVOA, 1995, p. 34)

Referências:
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto Editora Ltda, Portugal, 1991
SILVA, Marinilson Barbosa da. Em busca do significado do ser professor de ensino religioso. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, João Pessoa, 2011. p.17-24. (Coleção Ciências das Religiões). 


( O presente trabalho aqui públicado foi apresentado pelos alunos do curso de Ciências das Religiões para a disciplina de Gestão e Política da Educação)

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