Abaixo o resumo do
trabalho apresentado pelo aluno do Curso de Ciências das Religiões-UFPB : Thalisson
Pinto Trindade De Lacerda. O mesmo apresentou este trabalho Orientado pelo
Professor DRº Marinilson Barbosa Da Silva.
DILEMAS E DESAFIOS DO SER
PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
RESUMO
A
pesquisa em andamento faz parte de um projeto de iniciação científica com
término previsto para Dezembro de 2012, desenvolvido na Universidade Federal da
Paraíba – UFPB, através dos departamentos de Pedagogia e Ciências das
Religiões, e tem como objetivo central buscar compreender o que significa ser
professor de ensino religioso na cidade de João Pessoa PB. A partir de uma
análise inicial realizada, o nosso intuito é apresentarmos alguns resultados
parciais. Ser professor de Ensino Religioso nos dias atuais tem sido
desafiador, na medida em que os seus pressupostos epistemológicos e pedagógicos
ainda estão em processo de construção. É preciso que este profissional docente
esteja aberto a uma postura problematizadora, diante de um cenário que está em
constante movimento e que necessita de reflexões acerca da sua formação inicial
e continuada. Nesse sentido, trabalharemos o conceito de Identidade proposto
por Melluci (2004) e Ricoeur (1991), utilizando-se do método fenomenológico
proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (1992).
Palavras
–Chave: Ensino Religioso- Identidade – Ser professor - Fenomenologia
Thalisson P. Trindade é acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões-UFPB e bolsista no Projeto Prolicen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário