SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 4 de março de 2012

Dança circular sagrada




Neste trabalho apresentamos um breve panorama das danças circulares sagradas através de tópicos como Origem das Danças Circulares, Conceito,   Classificação, Formação das Danças Circulares Sagradas, os benefícios por ela oferecidos, por que dançar em círculo?, as Danças da Paz Universal e dentro deste grupo a dança da Oração de São Francisco.

Breve resumo do trabalho apresentado na disciplina de danças circulares :

A dança está presente em todas as culturas, porque é parte essencial da vida dos povos. Possui em si mesmo uma força de manifestação de vida, capaz de fazer com que as danças antigas resistam ao tempo e cheguem aos nossos dias. São danças sentidas e realizadas em sua forma mais pura e que sintetizam de maneira perfeita corpo e espírito. Através das danças podemos irmanarmo-nos com povos distantes no tempo, bem como podemos entender o significado de seus rituais e celebrações.
            A dança como todas as artes, é fruto da necessidade de expressão do homem. É parte de sua natureza, é tão antiga quanto ele, ou até mesmo anterior à sua existência. Para Maria-Gabriele Wosien, a dança é a forma artística mais antiga, pois, mesmo antes de expressar sua experiência de vida através de materiais, o homem o fez com o próprio corpo.
            A dança encontra-se dentro das linguagens artísticas, as quais oportunizam a expressão positiva de angústias e medos, sentimentos que são expressados na maioria das vezes de forma inadequada. Gradativamente o ser humano adquire autocontrole, uma maior consciência corporal, e a responsabilidade por seus atos. A arte dá oportunidade ao ser humano para acessar e desenvolver aspectos de sua personalidade de forma prazerosa, ajustando emoções, organizando e educando pensamentos e sentimentos, auxiliando na formação de indivíduos mais equilibrados.
            Dentro das danças circulares a maior referência que temos é Bernhard Wosien, bailarino alemão, coreógrafo e professor de danças. Tudo começou quando ele interessou-se em pesquisar e coletar as danças étnicas, a partir de 1952. Foi em Findhorn, Escócia no ano de 1976 que ele, a pedido de Peter Caddy ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças para os residentes da comunidade. A partir daí, o movimento das danças circulares sagradas cresceu e se ampliou de tal maneira que hoje, suas danças acontecem pelo mundo.
            Em forma de roda, linha ou espiral, a dança adquire um poder indescritível para aproximar os homens. A roda demonstra que, independentemente de raça, credo, sexo ou idade, somos todos participantes de uma mesma condição humana. E pelo fato de ser realizada em conjunto, essa experiência torna-se muito mais intensa.
            “Ao dançar, o mundo é de novo circulado e passado de mão em mão. Cada ponto na periferia do círculo é ao mesmo tempo um ponto de retorno. Se dançarmos uma dança matinal, saudando o nascer da aurora dançando, perceberemos, quando nos movimentamos ao longo do círculo, como as nossas sombras, neste circular singular, também descrevem um círculo. Assim, nós percebemos que giramos 360 graus. Sentimos na caminhada uma mudança através da reviravolta conjunta”. (WOSIEN, 2000; p.120).
            Enfim, as danças circulares sagradas promovem uma experiência de aprendizado, através de uma profunda pedagogia que é o caminho para nos fazer sair da superficialidade e nos conduzir até o mais profundo das coisas. Na dança cabe o ser humano inteiro!

( O trabalho é extenso, postei aqui um breve resumo do mesmo, para que tenham um contato sobre o que são as danças circulares, podem pesquisar nas refências que posto logo abaixo )

TRABALHO APRESENTADO PELO GRUPO DO QUAL FAÇO PARTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
DISCIPLINA: Estágio supervisionado III (Danças circulares)
Professora: Profa. Dr. Maria do Amparo

Alunos: Emerson Coutinho do Nascimento, Jorcemar Bezerra de Albuquerque, Kilze Chaves Vasconcelos Rosenstock, Paulo Sérgio Pe Celestino,   Pedro Claudino  Soares, Rute Alves de Oliveira.

REFERÊNCIAS:

BARTON, Anna. Danças Circulares: Dançando o Caminho Sagrado. Org. Renata Carvalho Lima Ramos. Tradução: Márcia Schubert. São Paulo: Triom, 2006.
Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SACHS, Kurt. História Universal da Dança. Paris, 1938.
WOSIEN, Bernhard. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo: Triom, 2000.
WOSIEN, Maria-Gabriele. Dança Sagrada: Deuses, Mitos e Ciclos. São Paulo: Triom, 2002.
Disponível em <http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/sfco.htm> acesso em 27/11/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário