SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Começa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos



Nesta quarta-feira, 18, começa a semana de oração pela unidade dos cristãos, no hemisfério norte, com o tema “Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor”. A semana é promovida pelo Conselho Mundial das Igrejas (CMI), uma comunidade que reúne 349 igrejas de vários países que trabalham pela unidade e comum testemunho e serviço. A Igreja Católica não é membro de tal Conselho, mas participa desta iniciativa ecumênica.

A Semana é tradicionalmente celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro no hemisfério norte ou próximo ao Pentecostes, no hemisfério sul. A iniciativa envolve muitas congregações e paróquias em todo mundo. Os cristãos de diversas famílias confessionais se reúnem e oram juntos especialmente em celebrações ecumênicas.

Cada ano é pedido aos fiéis uma participação regional de reflexão sobre um tema bíblico. Um grupo internacional de participantes – protestantes, ortodoxos e católicos romanos – participam do Conselho Mundial das Igrejas, o revisam e asseguram o caminho para a unidade da Igreja.

O texto é publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial das Igrejas, por meio de sua Comissão de Fé e Constituição que explica todo seu processo de formação e contexto.

O resultado final é enviado às Igrejas participantes e às dioceses católicas romanas, que são convidadas a traduzir o texto e contextualizá-lo segundo suas próprias exigências.

O tema deste ano, “Todos seremos transformados pela vitória de Jesus Cristo, nosso Senhor”, se baseia sobre a Primeira Carta de São Paulo Apóstolo aos Coríntios, na qual se promete a transformação da vida humana, em todas as suas dimensões, a partir da vitória da ressurreição de Cristo.

Vale recordar que, depois da oração do Angelus do domingo, 15, o Papa Bento XVI pediu a todos os fiéis que participassem da Semana de Oração “a nível pessoal e comunitário”, e que se unissem “espiritualmente e, onde possível, também na prática, para pedir a Deus o dom da plena unidade entre os discípulos de Cristo”.



Da Redação, com Vatican Information Service (Tradução: equipe CN Notícias)

disponível em < http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284929>

Nenhum comentário:

Postar um comentário