SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Trabalho Dissertativo e comparativo de duas realidades do ensino religioso no mundo



Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Graduação em Ciências das Religiões
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Profº.: Drº. Deyve Redyson Melo dos Santos
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque



           O ensino religioso tem uma diferença enorme no mundo, cada país com sua particularidade em implanta-lo e até país que não se tem ensino de religião na escola, pois o ser religioso já esta inserido na vida do povo.
            Na Alemanha o ensino religioso é obrigatório nas escolas públicas, segundo a constituição vigente no país, mas abre espaço para os mulçumanos poderem estudar sobre sua religião em sala separada, estas aulas são ministradas por professores mulçumanos e pagos pelo estado, as mulheres podem usar o véu, mas os professores não podem usar (no caso professoras, mas são contratados homens para desempenhar esta função, para evitar o constrangimento).
            Vale ressaltar que o ensino religioso na Alemanha é feito sob controle de um conselho de especialistas ou autoridades no assunto composto por membros das igrejas: católica, protestantes, ortodoxos e judeus, ou seja, o ensino é voltado para o cristianismo e o judaísmo.                                     
             Na Inglaterra o ensino religioso é obrigatório mas que tem uma grande diferença da Alemanha como em  outros países. Na Inglaterra não se tem restrição quanto a professores usarem vestes com se verifica na Alemanha, e o ensino é voltado para as ciências da religião e os estudantes das diversas confissões convivem em harmonia, estudando  lado a lado sobre todas as religiões.
             O ensino É tão bem organizado que as escolas possuem cardápios diversificados para a alimentação dos alunos que possuem algum tipo de interdição alimentar por causa de sua confissão religiosa assim a escola contempla a diversidade. Na inglaterra o ensino não esta voltado apenas para duas grandes religiões como vemos na Alemanha, por causa deste cuidado se tem elogios por parte dos membros responsáveis das religiões existentes e demais pessoas das denominações.
            O estudo das ciências da religião na Inglaterra é um exemplo para outros países. Mostra como se pode ter uma boa convivência com a diversidade e a seriedade de tratar o ensino religioso como ele deve ser.





Nenhum comentário:

Postar um comentário