Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Graduação em Ciências das Religiões
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Profº.: Drº. Deyve Redyson Melo dos Santos
Aluno: Jorcemar Bezerra de Albuquerque
O ensino religioso tem uma diferença enorme no mundo, cada país com sua particularidade em implanta-lo e até país que não se tem ensino de religião na escola, pois o ser religioso já esta inserido na vida do povo.
Na Alemanha o ensino religioso é obrigatório nas escolas públicas, segundo a constituição vigente no país, mas abre espaço para os mulçumanos poderem estudar sobre sua religião em sala separada, estas aulas são ministradas por professores mulçumanos e pagos pelo estado, as mulheres podem usar o véu, mas os professores não podem usar (no caso professoras, mas são contratados homens para desempenhar esta função, para evitar o constrangimento).
Vale ressaltar que o ensino religioso na Alemanha é feito sob controle de um conselho de especialistas ou autoridades no assunto composto por membros das igrejas: católica, protestantes, ortodoxos e judeus, ou seja, o ensino é voltado para o cristianismo e o judaísmo.
Na Inglaterra o ensino religioso é obrigatório mas que tem uma grande diferença da Alemanha como em outros países. Na Inglaterra não se tem restrição quanto a professores usarem vestes com se verifica na Alemanha, e o ensino é voltado para as ciências da religião e os estudantes das diversas confissões convivem em harmonia, estudando lado a lado sobre todas as religiões.
O ensino É tão bem organizado que as escolas possuem cardápios diversificados para a alimentação dos alunos que possuem algum tipo de interdição alimentar por causa de sua confissão religiosa assim a escola contempla a diversidade. Na inglaterra o ensino não esta voltado apenas para duas grandes religiões como vemos na Alemanha, por causa deste cuidado se tem elogios por parte dos membros responsáveis das religiões existentes e demais pessoas das denominações.
O estudo das ciências da religião na Inglaterra é um exemplo para outros países. Mostra como se pode ter uma boa convivência com a diversidade e a seriedade de tratar o ensino religioso como ele deve ser.
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