Eixo Temático 7: Educação, Cultura e Religião
RESUMO
Na tentativa de compreender as vivências mais significativas na trajetória de vida de
professores, evidenciando como aconteceu a escolha profissional e a construção desse
processo de ser professor de ensino religioso no contexto da cidade de João Pessoa PB, neste
artigo, procurar-se-á apresentar uma pesquisa em andamento, com iniciativas levantadas pelo
Coordenado do projeto o Profº. Dr. Marinilson Barbosa da Silva. O trabalho está sendo
realizado tomando como base investigações bibliográficas e análise de vivências. Utilizando
como principal meio a fenomenologia que ajudará na compreensão de uma identidade
especifica para construir uma identidade e um significado de ser professor de ER. Assim,
confrontaremos o conhecimento teórico com o prático e buscaremos analisar essas vivências e
assim encontrar o significado do ser professor de ensino religioso.
professores, evidenciando como aconteceu a escolha profissional e a construção desse
processo de ser professor de ensino religioso no contexto da cidade de João Pessoa PB, neste
artigo, procurar-se-á apresentar uma pesquisa em andamento, com iniciativas levantadas pelo
Coordenado do projeto o Profº. Dr. Marinilson Barbosa da Silva. O trabalho está sendo
realizado tomando como base investigações bibliográficas e análise de vivências. Utilizando
como principal meio a fenomenologia que ajudará na compreensão de uma identidade
especifica para construir uma identidade e um significado de ser professor de ER. Assim,
confrontaremos o conhecimento teórico com o prático e buscaremos analisar essas vivências e
assim encontrar o significado do ser professor de ensino religioso.
Palavras- chave: Ensino Religioso, Formação de Professores, Fenomenologia
Este artigo foi apresentado no V colóquio internacional " educação e contemporâneidade" realizado em São Cristovão/ SE- 21 a 23 de setembro
o mesmo pode ser visualizado completo em : http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%207/PDF/Microsoft%20Word%20-%20A%20BUSCA%20DO%20SIGNIFICADO%20DO%20SER%20PROFESSOR%20DE%20ENSINO%20RELIGIOSO%20EM%20JOaO%20PESSOA.pdf
Os graduandos da -UFPB -responsáveis pelo artigo :
Neusiana Vieira Fernandes - Graduanda do Curso de Pedagogia da UFPB e participante do
Grupo de Pesquisa FIDELID, do programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do PROLICEN também vinculado ao Programa de
Ciências das Religiões da UFPB. E-mail: neusianavf@hotmail.com.
Grupo de Pesquisa FIDELID, do programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do PROLICEN também vinculado ao Programa de
Ciências das Religiões da UFPB. E-mail: neusianavf@hotmail.com.
Lidiane Nayara Nascimento dos Santos - Graduanda do Curso de Pedagogia da UFPB e
participante do Grupo de Pesquisa FIDELID, do programa de Pós-Graduação em Ciências das
Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do PROLICEN também vinculado ao
Programa de Ciências das Religiões da UFPB. E-mail: liddynaysp@hotmail.com.
Thalisson Pinto Trindade de Lacerda - Graduando do Curso de Ciências das Religiões e
participante do Grupo de Pesquisa FIDELID, do programa de Pós-Graduação em Ciências das
Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do PROLICEN também vinculado ao
Programa de Ciências das Religiões da UFPB. E-mail: thalisson_pinto@hotmail.com.
OS NOSSOS PARABÉNS A TODOS, EM ESPECIAL QUERO DESTACAR THALISSON NOSSO COLEGA DO CURSO DE CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.
Exemplo de quem veio de longe, lá do interior da Paraíba e esta se esforçando, batalhando, lutando e estudando muito para ser um futuro professor
Exemplo de quem veio de longe, lá do interior da Paraíba e esta se esforçando, batalhando, lutando e estudando muito para ser um futuro professor
O blog tá ótimo, Jorcemar! enriquecido, beeeeelo, parabéns!
ResponderExcluirProf Ana Paula