SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 14 de maio de 2017




ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO RELIGIOSO: SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA.

AUTOR
Prof. Jorcemar Bezerra de Albuquerque




INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades realizadas na disciplina de ensino religioso nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago e Padre Pedro Serrão, na Cidade de João Pessoa.
A disciplina de Ensino Religioso não é um lugar de se ensinar catequese, mas buscar apresentar um ensino que se respeite a pluralidade cultural e a diversidade religiosa inerente a maior parte da nossa população. Não é função do professor de ensino religioso e nem da própria Escola realizar uma educação para a fé. O professor deve apresentar atividades pedagógicas que apresente o sagrado tal como ele é concebido, nas mais variadas culturas e tradições religiosas. O profissional desta disciplina deve ser um educador sensível, a proposta do Ensino religioso que visa respeitar as diferentes religiões, transmitindo aos seus educandos atitudes de respeito, alteridade e banindo toda forma de preconceito e discriminação para com qualquer expressão religiosa.

METODOLOGIA                                                             
O encaminhamento teórico-metodológico da disciplina buscou focar sempre o respeito às diversas manifestações religiosas, com o objetivo de valorizar o universo cultural religioso dos alunos. Todo o conteúdo trabalhado nas aulas de Ensino Religioso teve a intenção de contribuir para a superação do preconceito religioso em sala de aula. Os alunos realizaram pesquisas sobre várias temáticas religiosas, produziram maquetes, textos, pinturas, colagem e etc. As produções foram muito ricas e através destas atividades os alunos assimilaram os mais diversos conteúdos transmitidos pelo professor em sala de aula.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho realizado levou os alunos a Conhecerem as mais diversas culturas religiosas, suas crenças, e valores, tais como: mitos, costumes, músicas, danças, artes visuais e o que representa estas culturas para a humanidade e Como vivem as comunidades religiosas. Trabalhamos os valores humanos nestas religiões e ao termino de cada atividade cada aluno demonstrou a sua capacidade de vivenciar o respeito pela diversidade religiosa e cultural, levando isto para sua vida pessoal e comunitária.


IMAGENS DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS

Atividade: confecção de mandalas encerrando as aulas sobre religiões orientais







atividade: confeccionando o livro da diversidade religiosa








Referências
1.      Apostilas Grupos de Estudos de Ensino Religioso BIACA, Valmir et al. Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba: SEED, 2006. PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ensino Religioso. Curitiba: SEED, 2008. Paraná. Conselho Estadual de Educação. Deliberação nº 03/02. Ensino religioso nas redes Publicas do Estado do Paraná.

2.      Orientações para a disciplina de ensino religioso.  Disponível em: <http://wwww.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/> acesso em 20 de outubro de 2016.

 ________________________________________________________________________________
Jorcemar Bezerra de Albuquerque. Professor licenciado em Ciências das Religiões-UFPB. Leciona na rede pública de ensino a disciplina de ensino religioso.


OBSERVAÇÃO : ESTE TRABALHO FOI APRESENTADO NA UFPB POR OCASIÃO DO FECHAMENTO DO CURSO DE EXTENSÃO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA.


                                                                                                                           










Nenhum comentário:

Postar um comentário