SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

domingo, 15 de setembro de 2013

FICHA DE RESUMO DE CONTEÚDO: A Personagem Cuca no Imaginário Infantil¹

Jorcemar B. ALbuquerque²


 

1. Identificação do texto:
RAMOS, D. S. A Personagem Cuca no Imaginário Infantil: de Monteiro Lobato â Rede Globo. In: Pereira, Kênia Maria de Almeida Pereira; Melo, Lucas Gilnei Pereira de; Soares, Kamilla da Silva. (Org.). O Livro das Bruxas: Transfigurações de Medeia na Literatura Brasileira. Uberlândia: Edibrás, 2011, v. , p. 73-99.
2. Idéia(s) principal(ais) do texto:
Imaginário, cultura popular, questões de gênero, símbolo, mito e arquétipo
3. Argumento(s) principal(ais) do texto:
“Os mitos, as estórias, as lendas, os contos de fada, entre outras formas de
narrativas (remanescentes da tradição oral), são frutos do imaginário de uma cultura em sua particularidade.”
“O imaginário é inerente ao ser humano”
“figura da bruxa ou feiticeira, é o símbolo do arquétipo da mãe terrível.”
“A fada e o seu duplo a bruxa, se complementam assim como o bem e o mal: ambos fazem parte da condição humana.”

4. Comentário pessoal sobre o conteúdo do texto:
Muito rico o texto e nos apresenta o imaginário popular dos contos de fadas, trazendo este para a nossa cultura, através da narrativa cuca. O texto nos dá uma visão da importância da cultura popular na vida do ser humano e que estes contos podem ajudar na educação para a tolerância e o respeito a diversidade cultural. 

_________________________________
1.Trabalho realizado para a disciplina de religiosidade popular
2.Acadêmico de Ciências das Religiões-UFPB
 
( Minha contribuição para todos que tem dificuldades em fazer um fichamento)

O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso¹.


Jorcemar B. Albuquerque²

Síntese

Neste texto o autor procurou mostrar que as religiões de matriz africana, tem uma variação de nomenclatura pelo Brasil a fora e que elas formavam uma espécie de força para resistir as investidas do jugo opressor no passado.
O autor destaca que as tradicionais formas de culto foram preservadas em alguns lugares, mas em outros foi se criando uma nova roupagem. Bem como as competições entre estas denominações. Ele evidencia a sincretização entre as religiões afro e o catolicismo e a tentativa também de afastamento entre elas.
O autor também traz uma abordagem sobre as questões entre a e religiosidade afro e o enfrentamento com pentecostais. Ele que demonstrar todo o percurso de resistência da religiosidade afro no mundo moderno .
Em fim o autor propõe com este trabalho mostrar toda a questão de mudanças sofridas pelos afros descendentes e sua religião fixada aqui em terras brasileiras. 
 síntese feita apartir da referencia:
 PRANDI, Reginaldo. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 51-66, 2004.
__________________________________
¹Síntese apresentada na disciplina: religiosidade popular 
²Acadêmico de Ciências das religiões-UFPB

COMENTÁRIOS DOS ARTIGOS: “OS RITUAIS NA FOLIA DE REIS: UMA DAS FESTAS POPULARES BRASILEIRAS”; AS TRAMAS SINCRÉTICAS DA HISTÓRIA SINCRETISMO E MODERNIDADE NO ESPAÇO LUSO-BRASILEIRO¹




Thalison Pinto Trindade de Lacerda²

 Partindo da literatura estudada, percebo que os referenciais teóricos são importantes na medida em que o espaço acadêmico admite diferentes interpretações criticas e reflexivas. É nesse sentido que busco pela leitura dos textos, uma reflexão acadêmica das festas religiosas populares e sua influencia na sociedade brasileira, seguindo pela interpretação de PERGO, na pesquisa realizada sobre “os rituais da Folia de Reis” tradicional festa que surgiu no século XVI, e o texto de SANCHIS (1995) sobre as tramas e conteúdos que são influenciados pelo sincretismo no contexto histórico brasileiro. Seguindo os textos, destaco duas implicações para breves considerações.
A primeira refere-se à tradição preservada e resignificada na história pelos grupos sociais e a importância do reconhecimento da festa de reis na sociedade, contudo em torno das representações dos reis magos como sentido de dramatizar a devoção dos portugueses, chegando ao Brasil e apresentando um novo modelo transformado pelos ritos, crenças, costumes locais. No entanto, é necessário analisar analiticamente pelo empirismo uma compreensão do fenômeno, quando entramos nas tramas sincréticas da realidade que ainda não é definida por um único modelo de formação cultural, pois há toda uma complexidade construída pela própria identidade étnica, política e social presente na experiência religiosa e nos valores existenciais da religiosidade, espiritualidade nas profundas da natureza do homem.
Então pelo reconhecimento da tradição, o segundo ponto, reflito os emblemas significativos diferenciados em vários países construídos pelos universos múltiplos implicados pelas diferentes formações adquiridas pela experiência sócio cultural, nesse sentido no texto de SANCHIS (1995) percebo realmente de forma didática;
·       O processo histórico da formação cultural da sociedade.
·       A influencia dos grupos na preservação da identidade.
·       Os conteúdos e os elementos presentes como valores socioculturais e morais da conduta do homem
·       A educação e literatura como instrumentos hábil na construção da família/escola/ sociedade.
·       A participação e a realização de projetos políticos e sociais que combatam a intolerância religiosa e reconheça o sincretismo como construtor da cultura e da realidade humana.

A partir dessa reflexão, concluo que, esses cinco pontos são essenciais para reconhecer, a cultura e o funcionamento dos sistemas políticos, econômicos e sociais na atual modernidade.  Por esse motivo os textos contribuíram para o amadurecimento critico e acadêmico. A análise não permitiu explicar apenas a importância da festa de reis, mas complementar com a leitura de SANCHIS (1995), novos paradigmas de transformação frente à globalização, entre outros avanços que também influenciam na formação cultural do homem e da sociedade de forma geral.

Referências:
PERGO, Vera Lucia. Os rituais na folia de reis: uma das festas populares brasileiras. In:1º Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades - ANPUH, Paraná, Anais
SANCHIS, Pierre. As Tramas Sincréticas da História: Sincretismo e modernidades no espaço luso- brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº28, p. 123-138, junho.1995.
___________________________________________________
¹ Trabalho apresntado a disciplina de religiosidade popular
² Acadêmico do curso de Ciências das Religiões-UFPB
Imagem disponível em:<www.mostrasescdeartes.com.br> 

CRISE ENTRE OS PASTORES TRADICIONAIS E O FENÔMENO MIDIÁTICO¹


Jorcemar B. Albuquerque²

Com o aumento da expansão do fenômeno midiático, podemos verificar hoje uma certa crise entre os pastores tradicionais e os modernos pastores que se utilizam dos meios de comunicação para levar sua mensagem e atrair os fiéis. Os pastores tradicionais vêem com certa preocupação o crescimento dos neopentecostais que tomam o espaço e se distanciam do ideal protestante original, tradicional. Em virtude das mudanças culturais em que a sociedade passa começa a provocar certa inquietação nos pastores tradicionais, as relações entre eles e os fiéis começa a ter uma certa distância, pois hoje muitos querem respostas rápidas para os seus sofrimentos, inquietações e etc. podemos notar os programas que são transmitidos pelas TV e rádio no qual os pastores pentecostais adentram as casas das pessoas e levam a mensagem num novo modelo de púlpito. Pois os pastores tradicionais ficam ainda na sua igreja fechado e sem ir diretamente as pessoas, se mostrando apenas meros administradores de igrejas. Este modelo parece que já ta ultrapassado, pois as pessoas num mundo globalizado e sem tempo, agora procuram acompanhar o que se passa nos meios de comunicação de massa, e assim os pastores “modernos” pentecostais e neopentecostais se aproveitam e entram nas casas das pessoas levando a mensagem que os mesmos querem ouvir.
Um verdadeiro show da fé, onde se apresenta um Jesus festivo e que fala a língua do povo simples e tem solução para as mazelas dos mesmos. Enquanto ocorre isto, os pastores tradicionais ainda continuam fechados no seu mundo e parece que não enxergam este fenômeno e vêem suas igrejas perderem espaço para esta nova moda.
Numa sociedade cada vez mais envolvida e utilitária das inovações tecnológicas, é praticamente impensável uma igreja não usufruir dos benefícios que os avançoes tecnológicos nos trouxeram. A mídia e suas ferramentas podem e devem ser utilizadas para a propagação rápida e eficaz da mensagem religiosa, claro que de nada ou quase nada valerá usar os meios midiáticos se não houver conteúdo adequado. E os mesmos devem ser usados como uma boa ferramenta e não para exploração da fé das pessoas.

Referencia
FONTELES, H. A. A ascensão da mídia evangélica: pelo uso do tripé político, econômico e tecnológico. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 02, p. 01-14, 2010.
________________________________
¹Trabalho apresentado na disciplina de religiosidade popular
² Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB

RELATO DE AULA DE CAMPO: O IMAGINÁRIO PORTUGUÊS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA ¹






Emerson Coutinho do Nascimento²


1° Ponto – Igreja de Nossa Senhora do Carmo da ordem 3°
Este percurso realizado no dia 25/08/2013, contou com a participação da grande maioria dos alunos do curso de Ciências das Religiões sob a responsabilidade do professor Dr. Carlos André Cavalcante. O encontro tem inicio por volta das 9:15 da manha do domingo na data citada acima, antes de darmos inicio aos trabalhos nos reunimos em frete a igreja onde o professor Carlos André nos chama a atenção para diversos pontos de grande  importância, em seguida demos início a aula de campo.
Com muita clareza e objetividade o professor ao nos reunir em frete a igreja de Nossa Senhora do Carmo, esclarece como é de suma importância às análises a serem observadas dentro da igreja, chamando nossa atenção para os cuidados tanto fora do ambiente de estudo e principalmente dentro, pois se trata de um lugar que além do respeito que deve ser mantido para com a entidade as pessoas que lá também se encontravam mereciam o maior respeito por parte de nós alunos. No geral a igreja deve receber uma atenção especial por se tratar de um ambiente histórico.
Observados os pontos importantes, logo vieram, anotações, fotos, dúvidas, perguntas e respostas. Foram observações que se modificavam, pois cada canto da Igreja tem pontos históricos que por vezes estão ligados uns aos outros, e por vezes possui seu próprio significado. Essas análises tiveram uma duração aproximada entre 20 e 25 minutos. Ao colhermos todas as informações nos reunirmos mais uma vez em frete a igreja para abordarmos todos os pontos observados internamente.
O professor Carlos André, e os Alunos Carlos e Jorcemar, trouxeram suas contribuições para o desenvolvimento da discussão. Diante de todas as abordagens apresentadas o professor Carlos André juntamente com todos nós alunos apresenta os componentes do mito encontrado na Igreja, são eles os mitos ou a narrativa: o triângulo, o olho existente dentro do triângulo, a espada flamejante de Elias e o manto, o cajado e o manto de Eliseu e o mito mais importante: o monte do Carmelo. Dados esses componentes do mito, fomos para o segundo ponto da aula de campo, a igreja de São Francisco.
2° Ponto – Igreja de São Francisco
Pois bem, seguimos em direção a igreja de São Francisco, hoje também muito conhecida como museu, logo na chegada nos deparamos com o cruzeiro belíssimo em frete a igreja, as imagens nas cerâmicas, que por sinal ressalta o professor Carlos André por estarem deterioradas irão passar por reforma, a prefeitura prometeu restaurar todas as imagens que lá se encontram.
Entramos e logo fomos recebidos pelos guias turísticos, com muito prazer fomos recebidos por uma aluna da UFPB, que nos contou um pouco do contexto histórico da igreja, em seguida fomos percorrendo vários lugares, observando algumas imagens e acompanhando todo contexto histórico e os componentes do mito com o professor Carlos André e o aluno Carlos.

Depois de percorrermos os cantos históricos da igreja, nos reunimos juntamente com o professor Carlos André em uma área da igreja para conversamos sobre fatos mitológico e principalmente histórico de alguns personagens da igreja católica. Esse debate durou em torno de 35 minutos e os relatos ficaram por conta do aluno Jorcemar e Wagner, Jorcemar abordou a história com fatos mitológicos de São Francisco de Assis e José do Egito e Wagner se encarregou por falar de Antônio. Feita toda essa análise tiramos fotos e seguimos para o próximo e ultimo destino, o ponto de numero 3, que será a vinda dos portugueses para Paraíba.
3° Ponto – Hotel Globo
O hotel globo foi o ultimo encontro da turma frente aos estudos mitológicos e históricos abordados ao longo de toda a trajetória, esse ultimo ponto marca a história do catolicismo aqui na Paraíba. Como se trata de um fato marcante, o professor Carlos André abordou diante dos fatos históricos a chega dos portugueses aqui no estado da Paraíba, mais precisamente em João Pessoa, essa descida para o hotel globo foi justamente para entendermos com mais profundidade como se deu essa chegada dos portugueses pelo rio sanhauá, e como essa influencia trazida por eles se tornou um fator de muita importância para o catolicismo.


Abordagem do Relato Mítico
São Francisco de Assi
Na história de São Francisco de Assim encontra-se quatro fatores fundamentais para uma análise mitológica, sua vida na juventude, o chamado a renúncia e a morte. Mas vamos à história e depois as análises.
São Francisco de Assis, tem uma infância considerada muito boa para época, na juventude, queria combater na guerra, mas devido há uma doença, não participou, e foi na enfermidade que Francisco começa a ouvir vozes, que sempre o tocava dizendo para ele servir ao amor, e cada vez mais o jovem Francisco se torna fervoroso em suas orações, é quando ele se depara com a pobreza, os leprosos,passa sentir a necessidade de ajudar trazer palavras de conforto.
O momento do chamado surge quando fazendo suas orações sente um crucifixo falar com ele, essa frase dizia: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". No primeiro momento Francisco não entendeu e achou que essa reparação estava relacionada ao lado material uma reconstrução de um templo, mas depois ele se deu conta de que foi escolhido para uma missão espiritual.
Seu pai não aceitava e não entendia o que estava acontecendo, pois Francisco apanhou do pai que lhe disse se caso não o obedecesse perderia toda herança, foi ai que Francisco abdica de tudo e diz a seu pai: "As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las". Em seguida tira todas as suas vestes e as solta aos pés do seu pai dizendo: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.
É a partir daí que surge uma renuncia total de Francisco com os bens materiais, ele toma consciência de que sua vida estava destinada em servir o próximo, passa a ignorar todo e qualquer tipo de conforto. E sua vida passa a ser dedicada aos doentes, enfermos, leprosos. Quando ele chega a conclusão de que sua igreja no sentido pessoal estava sendo reformada é que ele passa a dedicar-se a reforma do templo e esse templo foi a Igreja de São Pedro. Com o passar do tempo Francisco consegue trazer cada vez mais pessoas e mais pessoas para o seu lado, o seu rebanho cresce a cada a cada dia.
No momento de sua morte, Francisco morre na alegria, suas vestes são tiradas e ele é colocado no chão e cantando ele demonstra que sua missão espiritual havia sido cumprida longe de toda riqueza e poder.


Componentes da Vida de São Francisco visualizado nas pinturas da igreja visitada
Nascimento na manjedoura
O chamado do herói (Jornada)
Nudez despojada (A recusa dos bens materiais do mundo, tempo histórico, eclesiástica e o poder)
Morte

__________________________________________
¹Trabalho apresentado na disciplina de mitanálise do tempo religioso
² Acadêmico do curso de Ciências das Religiões-UFPB


O OUTRO LADO DA MOEDA: O CONTEXTO MIDIATICO E O CRESCIMENTO TELEVISIVO DOS PROGRAMAS RELIGIOSOS NA TV BRASILEIRA ¹




Thalison Pinto Trindade de Lacerda²

O Campo religioso brasileiro vem passando por uma serie de transformações na atual modernidade, nesse sentido, é possível encontrar diversos elementos históricos e culturais do fenômeno religioso construídos nas esferas midiáticas, desde a expansão mercantilista dos meios de comunicação e os avanços tecnológicos que foram sendo transformado no contexto socio-histórico político brasileiro.  Tendo como base a leitura dos textos de FONTELES (2010) e SILVEIRA, e como contribuição uma leitura complementar do texto de BELLOTTI (2004), foi possível pontuar elementos e princípios culturais expressivamente caracterizados na história da TV brasileira e a chegada da “indústria cultural” dos grupos religiosos na mídia.
Através de FONTELES (2010), foi possível observar na linha do tempo histórico os elementos significativos da religião no contexto midiático, segundo o autor, os meios de comunicação e a ascensão da mídia religiosa, passou por um processo de transformação favorecendo o desenvolvimento midiático dos sistemas de TV aberta do País, com vários programas citados na tabele que ele apresenta a partir de 1962 com o programa “fé para hoje” até 1998 com os movimentos pentecostais entre outros seguimentos religiosos. Nesse sentido, a mídia em geral e os grupos religiosos passaram a ser o que segundo BELLOTTI (2004) como um instrumento ideológico critico construído na interação mutua garantindo o livre acesso; liberdade, democracia e cidadania para todos com o reflexo da diversidade religiosa que vivemos no contexto atual.
Chegando a modernidade nas novas dimensões de 1988, é possível visualizar o novo olhar constitucional dos Direitos humanos e diversidade religiosa. Na declaração universal dos direitos humanos o artigo 18, expressa os princípios universais garantindo a todo cidadão, o direito e o dever de expressar seu culto como ato público e social, preservando a identidade étnica cultural, as diferenças, e superando a intolerância. A partir dessas concepções, a liberdade e a profissão de fé podem ser proferidas de todas as formas na sociedade seja pelos meios de comunicação, esse direito é o dever do País determinar e garantir a qualquer ato ofensivo, a punição necessária.
Destarte, finalizo o meu discurso trazendo as contribuições teorias de SILVEIRA, tema de atual importância para o campo de pesquisa das Ciências das Religiões, que é a crise dos pastores no contexto atual, no inicio do seu trabalho SILVEIRA, chama a atenção para os pesquisadores explorarem mais esse campo, principalmente na secularização do monopólio empresariais do mercantilismo religioso e da formação de novos grupos religiosos frente a esses instrumentos configurados nos dias atuais.
A partir dessa afirmação podemos construir novas concepções cientificas com o olhar holístico e alteritario, respeitando os limites do campo de estudo, ou seja, preservando o fenômeno religioso dentro da esfera política econômica e social. No entanto, podemos pontuar aspectos e implicações desses pressupostos a figura do “líder religioso”, então quais ações e preceitos o líder dever possuir?  
·       Espírito de liderança?
·       Os valores éticos e morais da Religião?
·       Transformador social?
A partir dessas três ações podemos construir um projeto de pesquisa? Sim, inclusive abordando três elementos a Mídia no contexto histórico e a influencia do discurso religioso na sociedade, nesse caso não poderia abarcar todos ficaria muito amplo, nesse sentido buscaria os elementos do líder e suas implicações pelo discurso midiático, nesse caso buscaria analisar o programa na rede Record nas madrugadas “fala que eu te escuto”, assim sendo, buscaria nesse programa os elementos que refletem na formação do que é o ser líder na modernidade e como esse “espírito de Liderança” pode ser construído dentro do processo político, econômico e social.
Referências:
BELLOTTI, Karina Kosichi. Mídia, Religião e História Cultural. Revista Rever Nº 4º. 2004. Disponível em< http://www.pucsp.br/rever/rv4_2004/p_bellotti.pdf> acesso 15 de Agosto 2013 às 14 horas. p. 96-115
FONTELES, H. A. A. ascensão da mídia evangélica: pelo uso do tripé político, econômico e tecnológico. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 02, p. 01-14, 2010.
JUNIOR, Nilson Nunes da Silva. Liberdade de crença religiosa na Constituição de 1988. Rio Grande: 2013 Disponível em< www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista...id...‎> acesso 18 Agosto 2013 às 13 horas
SILVEIRA, Pastores em Crise: os efeitos da secularização e do neopentecostalismo  sobre o clero protestante. Âncora. p. 106 -127 

______________________________________________
¹Trabalho apresentado na disciplina: Reformas na cristandade.
²Acadêmico do Curso de Ciências das Religiões-UFPB