SEJA BEM VINDO !

Este blog é para troca de informações, idéias e experiências na área da educação, conhecimento religioso e teológico.

"A PAZ DEVE SER O ALIMENTO DIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO !" (Jorcemar)



(Algumas imagens usadas no blog são retiradas da internet, se for de seu domínio e desejar que sejam retiradas favor entrar em contato pelo email:jbaduc@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

EDUCAÇÃO E TOLERÂNCIA SOBRE A PERSPECTIVA DO SAGRADO




 Jorcemar B. Albuquerque*


         O sagrado estar presente na vida do ser humano. Uma das formas de se conviver entre as diversas experiências é através do conhecimento. Conhecendo as diversas experiências pode-se construir uma boa convivência social.
         A educação para a tolerância e o respeito pelo semelhante pode ser construído já na escola onde o espaço de convivência com as diversidades de expressões religiosas é muito forte, contribui para o contato mutuo e também para o estudo aprofundado das religiões. Desde os primórdios o homem sempre buscou respostas para sua existência e desde lá já se sentia atraído por algo sobrenatural. A religião e a noção de religiosidade estão entre nós desde sempre.
         Através dos estudos sobre a diversidade podemos ver a importância de conhecer, aprender e respeitar todas as formas de expressões culturais religiosas. Valorizar estas manifestações possibilita compreender os diferentes modos de viver e conviver, e de como é possível viver no mundo uma cultura de paz.
         O desafio durante muitos anos foi o de ampliar o olhar para que haja uma real mudança nas concepções, à escola pode ser um espaço do saber religioso levando os alunos ao conhecimento, que evoca a capacidade de interagir com as diversas expressões religiosas. Ensinar o saber sobre as diversas religiões nas escolas é um desafio. Uma valorização das diversas manifestações a partir do respeito e de um olhar sobre nós mesmos e nossas pré-concepções e consequente falta de conhecimento, ajudará e muito nas transformações dos pensamentos sobre a religiosidade do outro.

___________________________________________________________________
*Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB
 

RELATÓRIO ANALÍTICO DO TEXTO “O PROCESSO DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATICO” COM O FILME “O CARTEIRO E O POETA”




Thalisson Pinto Trindade De Lacerda*


 O ato educativo apresenta um processo dinâmico e interativo, e tem como objetivo situa o aprendiz a sua realidade social, e esse contexto possui um, desenvolvimento no qual o professor x aluno vão “alcançando e fazendo presente a ele, a realidade social histórica, concreta e localizada dos sujeitos envolvidos na ação pedagógica, se pretende realizar”, (TARGINO, p.1), tal situação, no entanto abre o espaço para um desenvolvimento critico e social dos fatos e situações do real vivido pelo sujeito, entretanto é necessária que haja o interesse de aprender, e o incentivo social da família e da escola, essa narrativa propõem mostra outra realidade vivenciada  no filme “ o carteiro e o poeta”, tal contexto, possibilita trazer para discussão as implicações do  processo de ensino aprendizagem em outra dimensão sociocultural,  ou seja, fora da escola, e dos padrões exigidos pelo  sistema de ensino, no qual “contemplas dimensões socio-políticos, humanas e técnicas, que extrapolam o seu próprio âmbito, uma vez que, não se limita apenas, aquele momento exclusivamente ocorrido na sala de aula, entre professor e aluno”, ( TARGINO, p.1), entende-se nesse momento que o carteiro apesar de  ter um amadurecimento biológico, ele  tem a iniciativa inicial  ao receber a carta, ter a curiosidade de entender qual o conteúdo? “pode se questionar” (TARGINO, p.1), diante os estímulos para iniciar uma prática que é estabelecida pelo ato educativo. O carteiro passa por essa reflexão do real, fatos e situações, sua cognição começa a latejar para posteriormente ter o interesse de procurar o poeta Neruda, e iniciar uma relação de amizade, que primeiramente Neruda não entendeu, mas ao passar dos dias, essa relação foi se constituindo e o interesse do carteiro em aprender poesia, surgi, entretanto abre a problematização no momento em que o carteiro se depara com sua realidade e começa a ter “consciência dos problemas existentes” (TARGINO, p 1), ele apaixona-se por uma mulher e seu interesse em aprender poesia cresce ainda mais, interessante! Que ao conhecer a bela mulher ele de imediato pede a Neruda para escrever uma poesia, nesse momento, Neruda compreender o interesse, surgindo o processo de instrumentalização, Neruda começa a usar métodos e técnicas da sua experiência para ensinar ao carteiro, de forma prática o carteiro começa a usar metáforas, e durante alguns dias em casa ao cair à noite ele vai à janela e começa questionar-se, com seu caderninho ele desenha uma bola, como elaborar uma poesia? Daí surge questionamentos. Certo dia ele vai à praia e encontra com a bela mulher de imediato ele começa a declamar o que escreveu sozinho, nesse momento trata-se da catarse, “é a culminância do ato educativo”, (TARGINO, p. 2), quando se apropria do conhecimento, usando as técnicas e métodos passados pelo seu professor Neruda.

Depois de vários meses o carteiro casa-se com a bela mulher, Neruda recebe um premio Nobel e posteriormente viaja para o Chile após seu exílio, O carteiro sozinho escreve várias poesias e vai sozinho construindo de forma autônoma sem ajuda de seu mestre. Essa prática refere-se a final dos conteúdos no qual os resultados são frutos das ações adquiridas durante todo o processo com a conquista do ato educativo, em que, sobretudo ele pode transformar sua realidade como produto do meio podendo interferir, foi isso que ele tentou fazer em manifesto comunista, entretanto não foi possível Mario morreu!

Destarte, todo o processo de aprendizagem dentro desse contexto social, possibilitou compreender, qualquer momento é a hora de aprender, basta reproduzir o que o carteiro Mario fez, foi buscar o conhecimento, sem dúvidas ele quebrou paradigmas!
 _______________________________________________________
 Texto apresentado na disciplina de didática no curso de Licenciatura em Ciências das Religiões

*Acadêmico em Ciências das Religiões-UFPB



Referências:
TARGINO, Regina Rodriguez Bottô, Processo de Ensino – Aprendizagem e suas implicações com o ato educativo. P. 1-2.

Aas funções pedagógicas desempenhadas pelos vitrais e esculturas dentro das catedrais góticas





 Jorcemar B. ALbuquerque*






A pedagogia é a arte de ensinar, a mesma serve para ajudar a pessoa a interagir e a se relacionar com o meio em que vive, a mesma utiliza de diversos meios ou instrumentos  para transmitir o que se pretende, sendo assim podemos dizer que a arte utilizada na idade média serviu para transmitir o sagrado. Através dos vitrais e esculturas se podia ter uma visão do que seria o reino de Deus segundo o pensamento da época. A arte dos vitrais tinha sua função de fazer com que as pessoas tivessem a impressão de que a radiação das luzes que transpassavam o mesmo, fosse algo divino. Pretendia-se transmitir através desta arte toda uma literatura religiosa vigente na época, pois as esculturas e estes vitrais serviam como que um livro, especialmente para os iletrados, pois ao observar os vitrais e esculturas era repassada para eles toda a história religiosa e também mostrava uma gama do poder tanto religioso quanto temporal. O estilo gótico também tem a dimensão de transmitir o ensinamento de que não é algo pesado de mais ou algo obscuro, mas também é uma forma de transmitir leveza e de levar a pessoa a um contanto com o mundo espiritual. É uma particularidade singular a arte gótica que eleva o sujeito no aspecto de poder alcançar os “céus”, vemos isto nas grandes torres, ao termino deste texto quero destacar uma passagem que  de Rodim que nos diz : 


"Eu gostaria de contribuir para que se amasse essa arte grandiosa, de concorrer para salvar o que ainda resta intacto, de reservar para nossos filhos a grande lição desse passado que o presente desconhece. Com esse desejo, tento despertar os espíritos e os corações para a compreensão e para o amor. Mas não posso dizer tudo. Vocês têm de ir ver"
 (RODIN, 2002, p. 5).
  ________________________________________________________________
Este texto é fruto de um trabalho para a disciplina de arte sacra
*Acadêmico de Ciências das Religiões-UFPB


Referências
RODIN, Auguste. Grandes Catedrais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.